Autor: Francisco Airton Professor: André Didier

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Transcrição da apresentação:

Autor: Francisco Airton Professor: André Didier Programação I Aula 01 Autor: Francisco Airton Professor: André Didier

Objetivos Apresentar a disciplina Apresentar o conceito de “Algoritmo“ Fazer com que o aluno conheça a importância dos algoritmos Apresentar os tipos de algoritmos existentes

Apresentação

Apresentação Professor: Andre Luís Ribeiro Didier Doutorando em Ciência da Computação pela UFPE Mestre em Ciência da Computação pela UFPE (2012) Graduado em Sistemas de Informação pelo UFPE (2006) Experiência de 9 anos como engenheiro de sistemas Mais informações: http://cin.ufpe.br/~alrd

Apresentação Foco da disciplina Ensino dos conceitos básicos de algoritmos estruturados envolvendo tipos de dados e formas de representação de algoritmos; Fundamentos e técnicas estruturadas de programação para o desenvolvimento de software;

Avaliação Avaliação Listas Três provas escritas (0 a 10 pontos) Papel e caneta Listas Lista Prática Uma lista de questões para fazer no computador Valerá 2 pontos na última prova Mini-listas Resolver questões extra-sala e entregues manuscritos Pontuação adicional acrescida na última prova para quem resolvê-las

Informações https://sites.google.com/site/prog1atuariais https://cin.ufpe.br/~faps Calendário...

Para ter sucesso na disciplina: – Fique ligado Procure estar presente em todas as aulas – Se faltou, visite o site da disciplina pra verificar o material da aula; – Dúvidas técnicas? Envie email para monitoria monit-if968@googlegroups.com

Motivação para o curso...

O que tenho que fazer pra aprender a programar? http://olimpiada.ic.unicamp.br/info_geral/programacao/programacao_nivel1/dicas

Aprender a resolver problemas...

Praticar...

Afinal o que é um algoritmo?

Pera aí... O que é um computador? Para que serve?

Pera aí... O que é um computador? Para que serve? “Um computador é uma coleção de componentes que realizam operações lógicas e aritméticas sobre um grande volume de dados.” (Miyazawa, 2001)” Computador é ferramenta de trabalho (ex. editores de textos, planilhas, sistemas de informação, etc). Computador é mídia: serve como canal na comunicação humana (ex. Web, apresentação multimídia, etc).

Afinal o que é um algoritmo? Sequência finita de instruções, ordenadas de forma lógica para a resolução de uma determinada tarefa ou problema; Não envolve apenas aspectos computacionais; –Exemplos Uma receita de bolo; Manual de instruções;

Como funciona um computador?

Como programar algo que o computador entenda? Tarefa 1 Tarefa 2 Tarefa 3 . “O tal do Algoritmo” Compilador “O Transformador” @#$%&¨& ¨$%¨&*$%¨&¨%$ ¨#$%¨&¨%$# &¨%$%$¨& “Isso o computador entende”

Compilador: tradutor de programas escritos em uma linguagem de programação para programas em linguagem de máquina (ex. GCC).

Etapas para execução de um programa compilado (Miyazawa, 2001:3)

Existe o “primo” do Compilador O Interpretador

Voltando ao algoritmo....

Afinal o que é um algoritmo? Exemplo: Sequência para fritar um ovo: 1)Retirar o ovo da geladeira; 2) Colocar a frigideira no fogo; 3) Colocar óleo; 4) Esperar até o óleo ficar quente; 5) Quebrar o ovo separando a casca; 6) Colocar o conteúdo do ovo na frigideira; 7) Esperar um minuto; 8) Retirar o ovo da frigideira; 9) Apagar o fogo;

Afinal o que é um algoritmo? Tal sequência é um algoritmo? Vejamos... – A sequência anterior possui instruções finitas e ordenadas? • SIM, 9 instruções ordenadas; SIM. 9 instruções ordenadas; • O início de uma instrução depende da conclusão de uma instrução anterior; – O objetivo da sequência foi atingido? • SIM. O ovo foi frito; Logo,a sequência anterior é um algoritmo

Afinal o que é um algoritmo? Exercício Ordene e estruture uma sequência para a realização de uma ligação telefônica em um orelhão.

Afinal o que é um algoritmo? Uma possível solução: 1)Tirar o telefone do gancho; 2) Ouvir o sinal de linha; 3) Introduzir o cartão no orelhão; 4)Teclar o número desejado; 5) Conversar; 6) Desligar; 7)Tirar o cartão;

Afinal o que é um algoritmo? A solução anterior... mais robusta: 1) Tirar o telefone do gancho; 2) Ouvir o sinal de linha; 3) Introduzir o cartão no orelhão; 4) Teclar o número desejado; 5) Se chamar e alguém atender... 1)Conversar; 2) Desligar; 3)Retirar o cartão; 6) Senão... 1)Desligar; 2) Voltar para a instrução 1;

Desafio! Escreva um algoritmo que ajude o homem do barco a levar o lobo, a ovelha e a caixa de verduras para o outro lado do lago. Utilize a descrição narrativa para representar o algoritmo. Lembre‐se: Lobos comem ovelhas e ovelhas comem as verduras quando o homem está na outra margem!

Desafio 1. Pega a ovelha Pega a ovelha 2. Vai para a outra margem 3. Deixa a ovelha 4. Volta a margem inicial 5. Pega a caixa de verduras 6. Vai para a outra margem 7. Deixa a caixa de verduras e pega a ovelha 8. Volta a margem inicial 9. Deixa a ovelha e pega o lobo 10. Vai para a outra margem 11. Deixa o lobo Deixa o lobo 12. Volta a margem inicial 13. Pega a ovelha 14. Vai para a outra margem 15. Deixa a ovelha

O que podemos concluir sobre algoritmos?

O que podemos concluir sobre algoritmos? Algoritmo é uma espécie de passo a passo de ações (instruções); Algoritmos retornam uma saída (ex.: um ovo frito) a partir de uma determinada entrada através de uma sequência de passos; Os passos são executados um após o outro (de forma sequencial);

O que podemos concluir sobre algoritmos? Um algoritmo está correto quando sua sequência de instruções retorna uma saída esperada; Podem existir um ou mais algoritmos que retornam uma saída esperada; Mas podem existir algoritmos mais eficientes que outros Um algoritmo não é a solução do problema, mas o caminho que busca a solução do problema;

Por que criamos algoritmos?

Por que criamos algoritmos? A linguagem natural não pode ser interpretada por computadores; Computadores são projetados para executar tarefas bem definidas a partir de instruções; Para desenvolver software, utilizamos linguagens de programação... Logo, aprendendo a criar algoritmos, estamos aptos a programar em qualquer linguagem de programação;

Tipos de algoritmos

Tipos de algoritmos DescriçãoNarrativa; Fluxograma; Pseudocódigo, Português Estruturado ou Portugol;

Tipos de algoritmos Descrição Narrativa Utiliza‐se preferencialmente um verbo por frase; Formada por frases curtas e simples; É objetiva; Evita palavras com sentido dúbio;

Tipos de algoritmos Descrição Narrativa –Exemplo: Dobro de um número (dobro = número x 2) Digitar um número; Gravar em uma variável; Multiplicar o número digitado por 2; Gravar o resultado em outra variável; Mostrar o resultado da operação;

Tipos de algoritmos Descrevem o fluxo de ação de um determinado trabalho lógico; Usa símbolos convencionais, permitindo poucas variações; Representados por símbolos geométricos;

Tipos de algoritmos Fluxograma –Conjunto de Símbolos:

Tipos de algoritmos Exemplo: Faça um algoritmo que calcula e apresenta a multiplicação entre dois números.

Tipos de algoritmos Fluxograma –Exemplo:

Tipos de algoritmos Exemplo 2: Faça um algoritmo que calcula e apresenta a divisão entre dois números.

Tipos de algoritmos Fluxograma –Exemplo 2:

Tipos de algoritmos Exercício: Faça um algoritmo (fluxograma) que calcula a média de três notas de um determinado aluno e informa se o aluno está aprovado ou reprovado. – O aluno estará aprovado se sua média for maior ou igual a 7;

Tipos de algoritmos Fluxograma –Exercício:

Tipos de algoritmos Português Estruturado (Portugol) Linguagem mais restrita que o português em linguagem natural; Simplificação extrema do português; Significados bem definidos para todos os termos utilizados nas instruções; Possui um conjunto de palavras e regras específicas (sintaxe da linguagem);

Tipos de algoritmos Português Estruturado (Portugol) Normalmente as implementações são feitas em papel escritas a mão; papel, escritas a mão;

Tipos de algoritmos Forma básica de um algoritmo em portugol:

Tipos de algoritmos Exemplo: Faça um algoritmo que calcula e apresenta a multiplicação entre dois números.

Tipos de algoritmos

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