AS REGIÕES NATURAIS DO IBGE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IDH Muito se fala sobre Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos países, entretanto, várias pessoas não conhecem os critérios utilizados para a realização.
Advertisements

Atlas de Desenvolvimento Humano do Brasil
Desigualdade e exclusão Cap. 14
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
lançado em setembro de 2008, é resultado de uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação que tem o objetivo de reforçar a prevenção à saúde.
Geografia As principais formas de regionalizar o Brasil
Projeto: Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco
Goiânia, 16 de dezembro de 2009.
Políticas e Serviços da Primeira Infância no Brasil UNESCO
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
Municípios goianos 2006 Seplan/Sepin Goiânia, 16 de dezembro de 2008.
IDH medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de "desenvolvimento humano" classificando os países como desenvolvidos (desenvolvimento.
O MUNDO ATUAL PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS DIVISÃO POLÍTICA DO MUNDO ATUAL
Divisão Internacional do Trabalho
Indicadores sociais e educacionais
PRP 7 ano geografia José Victor.
Aula sobre o Brasil e suas regiões
REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL
As divisões regionais oficiais
IDH: você conhece essa sigla?
GASTOS TRIBUTÁRIOS QUANTIFICAÇÃO E ANÁLISE
Trabalho De geografia Nome = dayane Rodrygues dos Santos
EDUCAÇÃO Base do Desenvolvimento Sustentável 1. Por que investir em educação? 2.
O Projeto da Nova Regionalização para o Brasil
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
Regionalização do território brasileiro
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Estimativa dos Gastos Tributários no Brasil
Carlos Freire 2013 Responsabilidade Socioambiental na Propaganda RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL.
O Mundo em Perspetiva Economia C 12.º Ano
Indíce de Desenvolvimento Humano IDH 2010
SEMINáRIO SANTA CATARINA 2015
Carlos Freire 2013 Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade.
POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU
Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito Básicos
Brasil: país subdesenvolvido porém, industrializado
Deficiência Mental Leve
EAD na formação de Gestores da Inovação em Fitomedicamentos
Regiões geoeconômicas: Divisão do Brasil por critérios econômicos
MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)
Desenvolvimento e Saúde
Indicadores socioeconômicos do Brasil.
TAXA DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Desigualdade Social e Violência
E.E. 20 DE AGOSTO 2º BIMESTRE – GEOGRAFIA Prof. Ronaldo – 7º ano
Profa. Renata Medici Frayne Cuba
Prof. MSc. Giovane Mota Faculdade de Geografia e Cartografia Universidade Federal do Pará V SECSAL SEMANA CIENTÍFICA DE SALVATERRA.
2. Compreender o grau de desenvolvimento dos países com base no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e em outros Indicadores Compostos 2.1. Caraterizar.
Programa Bolsa Família
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Aula 4.  Nesta aula a discussão será o debate em torno das questões fundamentais do crescimento e do desenvolvimento econômicos.  Assim, nossa preocupação.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
IDH – ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO
Espírito Santo Histórico.
Relatório de Desenvolvimento Humano 2014 Mensagens Chave As vulnerabilidades devem ser tratadas para que o desenvolvimento humano seja assegurado e para.
{ PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário Paulo Vicente dos Reis Comissão de Elaboração e Acompanhamento.
A REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Centro Interamericano de Administrações Tributárias – CIAT 44 a Assembleia Geral Montevidéu – Uruguai Instrumentos e Técnicas para Medição e Análise dos.
O papel pedagógico do órgão gestor
  Dimensionar o subdesenvolvimento é importante para que possamos entendê-lo e, assim, planejar ações que o combatam.
Indicadores Socioeconômicos Professora Edir Antunes Carvalho.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU
Transcrição da apresentação:

AS REGIÕES NATURAIS DO IBGE

TRAJETÓRIA DE FABIO DE MACEDO SOARES GUIMARÃES GEÓGRAFO E PROFESSOR CARIOCA, RESPONSÁVEL PELO ESTABELECIMENTO DA PRIMEIRA DIVISÃO REGIONAL OFICIAL DO BRASIL, NO ÍNICIO DA DÉCADA DE 1940.

ATUANDO NO SERVIÇO DE ESTATÍSTICAS TERRITORIAIS DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, TRANSFERIU-SE PARA O INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA E INTEGROU UM GRUPO PIONEIRO FORMADO POR ESPECIALISTAS ENCARREGADOS DE UNIFICAR O SERVIÇO ESTATÍSTICO FEDERAL E CENTRALIZÁ-LO EM UM ÚNICO ÓRGÃO, O INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA – INE, CRIADO EM 1934 E INSTALADO EM 1936. ESPECIALIZADO

EM PLANEJAMENTO REGIONAL, FOI UM DOS FUNDADORES DO CONSELHO NACIONAL DE GEOGRAFIA EM 1937, ÓRGÃO PERTENCENTE AO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. EXERCENDO FUNÇÕES DE CHEFIA, COORDENOU AS EQUIPES QUE FIZERAM O LEVANTAMENTO DE DADOS E A ANÁLISE DE PROPOSTAS DE UNIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO REGIONAL DO PAÍS.

PARA FÁBIO GUIMARÃES E OS GEÓGRAFOS DE SUA ÉPOCA, A FORMAÇÃO DE REGIÕES COM BASE NAS CARACTERÍSTICAS NATURAIS DO TERRITÓRIO BRASILEIRO SERIA O PROCEDIMENTO MAIS ADEQUADO, UMA VEZ QUE A DIVISÃO TERIA O CARÁTER MAIS DURADOURO SE COMPARADA COM OS ELEMENTOS SOCIAIS E ECONOMICOS.

RIO GRANDE DO SUL

SEU ATUAL TERRITÓRIO É RESULTADO DO PROCESSO DESENCADEADO A PARTIR DA DESTRUIÇÃO DAS MISSÕES JESUÍTICAS POR TROPAS PORTUGUESAS E O TENSO CONTATO COM AS COMUNIDADES INDÍGENAS E A AMÉRICA ESPANHOLA EM SEUS ARREDORES.

AGRUPAMENTO REGIONAL DAS UNIDADES FEDERADAS - IDH Fonte: www.revistadigital.com.br

OS IDEALIZADORES DO IDH [ INDÍCE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO], FORAM O ECONOMISTA PAQUISTANES MAHBUB UL HAQ [1934-1998] E O ECONOMISTA INDIANO AMARTYA KUMAR SEM [1933-], DESENVOLVERAM O ÍNDICE A FIM DE COMPARAR OS PAÍSES NÃO APENAS CONSIDERANDO A DIMENSÃO ECONOMICA, COM BASE NO PRODUTO INTERNO BRUTO [PIB], COMO ERA MUITO COMUM ATÉ 1998. ELES PARTIRAM DA IDEIA DE QUE ERA PRECISO TAMBÉM CONSIDERAR OUTROS ASPECTOS SOCIAIS E CULTURAIS PARA AFERIR O DESENVOLVIMENTO HUMANO.

PARA ISTO, ALÉM DE COMPUTAREM O PIB , PER CAPITA DE CADA PAÍS, CORRELACIONARAM SUA EXPECTATIVA DE VIDA E SEU NÍVEL EDUCACIONAL EM 2010, QUANDO O RELATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO COMPLETOU 20 ANOS, NOVAS METODOLOGIAS PASSARAM A SER INCORPORADAS NO CÁLCULO DO IDH. ATUALMENTE, OS TRES PILARES QUE O CONSTITUEM SÃO MENSURADOS DA SEGUINTE FORMA;

SAÚDE – POR MEIO DA EXPECTATIVA DE VIDA EDUCAÇÃO – POR MEIO DA MÉDIA DE ESCOLARIDADE [EM ANOS] DOS ADULTOS E DA EXPECTATIVA DE ESCOLARIDADE [EM ANOS] PARA CRIANÇAS EM IDADE DE INICIAR A VIDA ESCOLAR; RENDA- POR MEIO DA RENDA NACIONAL BRUTA [ RNB] PER CAPITA.

COMBINANDO INDICADORES REFERENTES A ESSAS TRES DIMENSÕES, O IDH APRESENTA UMA ESCALA 0 A 1. QUANTO MAIS PRÓXIMO DE 1, MELHOR É A SITUAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO DE DETERMINADA UNIDADE GEOGRÁFICA.

ESSA METODOLOGIA DIFUNDIU-SE POR TODO O MUNDO E É UTILIZADA EM ESTUDOS DAS DISPARIDADES INTERNAS EM AMIS DE CEM PAÍSES. É IMPORTANTE RESSALTAR QUE HÁ DIFERENÇAS ENTRE IDH E O IDHM [INDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO MUNICIPAL], APESAR DE SER INSPIRADO E SEGUIR AS TRES PRINCIPAIS DIMENSÕES DE DESENVOLVIMENTO HUMANO, O IDHM USA OUTROS INDICADORES EM SUA COMPOSIÇÃO, PORTANTO, NÃO PODE SER COMPARADO COM O IDH DOS PAÍSES.