2.Parece haver uma possível contradição, ou choque teológico entre Paulo e Tiago (Epístolas de Romanos e Tiago), a ponto de Lutero chamar a epístola de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses
Advertisements

“Não há justo, nem sequer um” Um retrato do ser humano
“Cristo morreu pelos ímpios”
Tiago / Pedro / João Judas Os benefícios da vida cristã
As Epístolas Gerais Tg/Pe/Jo/Jd Estudo 5 Cuidados necessários
Batismo no Espírito Santo (parteIV)
Ministério da Fidelidade.
A MORTE DE CRISTO E A LEI Lição 6 10 de maio de 2014.
Alcançando As Promessas
A festa que a Igreja celebra no dia dois de fevereiro, tem os nomes de Nossa Senhora das Candeias e Apresentação de Jesus Cristo no templo. É hoje o.
Quem é aceito por Deus? Qual é a função da Lei de Moisés ?
Leis no tempo de Cristo. Leis no tempo de Cristo.
FÉ QUE OPERA Lição 6 8 de novembro de 2014.
Cristianismo Prático Tiago 2:14:26.
Escrito pouco mais de uma década após a ressurreição de Cristo, o livro de Tiago nos oferece o primeiro vislumbre da igreja cristã primitiva. Além disso,
Efésios Salvos pela graça, vivos para a Glória! Juntos! © João Paulo Thomaz de Aquino, 2013.
O estudo das Doutrinas Bíblicas
O estudo das Doutrinas Bíblicas
Descobrir as características que ajudam a compreender a sua Epístola. Identificar ensinos desta análise de Tiago e da sua Epístola em.
Romanos Capitulo 4,5,6 Introdução - Nos capítulos seguintes o Apóstolo Paulo trata sobre o principal tema de Romanos - A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ.
1 Chegamos a Roma!. 1 Chegamos a Roma! Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer melhor a carta aos Romanos, incluindo a cidade,
Um Breve Estudo na Carta aos Romanos
DOUTRINAS E DISTINTIVAS DA NOVA IGREJA BATISTA
As Epístolas Católicas
ISRAEL e o Plano de Salvação
16 O ministério de Paulo. 16 O ministério de Paulo.
MATÉRIA:DOUTRINAS E DISTINTIVAS DA NOVA IGREJA BATISTA AULA: 1;2;3
O tema fundamental que a liturgia nos convida a refletir, neste domingo, é o tema da oração. Ao colocar diante dos nossos olhos os exemplos de Abraão.
#FÉqueMUDA. Como é que o nosso antepassado Abraão foi aceito por Deus? Foi pelo que fez quando ofereceu o seu filho Isaque sobre o altar.
Priorizando os Valores Eternos na Oração
Magnificat.
UNIÃO UNIVERSAL DOS CRENTES PERSEVERANÇA DOS SANTOS
Romanos Capitulo 4,5,6 Introdução - Nos capítulos seguintes o Apóstolo Paulo trata sobre o principal tema de Romanos - A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ.
As Epístolas Católicas
FRAGMENTO DE MURATORI 140~155 Dc.
Panorama histórico e divisão esquemática
O caminho da justificação
MATÉRIA:DOUTRINAS E DISTINTIVAS DA NOVA IGREJA BATISTA AULA: 1;2;3
O BATISMO DO ESPÍRITO SANTO E O DOM DE LÍNGUAS.
Livros Apócrifos.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
FÉ E OBRAS Tiago 2:14-26.
LIÇÕES TAREFAS: 9hs -10hs: Lição 4 10hs -11hs: Tarefas 11hs -12hs:
Você tem o privilégio de ler agora um lindo texto bíblico:
Seção 11 (capítulos 46-49) “O amor é a chave do coração da criança, mas o amor que leva os pais a transigirem com os filhos nos desejos ilegais.
PEDRO E OS GENTIOS Lição 9 29 de agosto de 2015.
NOSSA MISSÃO. NOSSA MISSÃO Conduzir (atrair) pessoas a uma vida contagiante centrada em Jesus.
O juízo final ESTUDO 6. O juízo final ESTUDO 6.
Missão como ação do Espírito Fundamentos bíblicos da missão.
O QUE VEM DEPOIS DA CONVERSÃO?
Certa vez um cristão visitou um fazendeiro com o propósito de falar de Cristo.
Gálatas Autor: Data: Propósito: Paulo 49 – 56 d.C. Esclarecer sua posição como apóstolo Cuidar para que a igreja implantada seja desviada do verdadeiro.
Escatologia Prof. Márcio Ruben. A imortalidade da alma  Duas teorias:  Materialista: reconhece o corpo e desconhece a alma.  Espiritualista: reconhece.
A NECESSIDADE ESPIRITUAL DOS JUDEUS
Romanos Abraão, justo pela fé.
Introdução à Carta SUA APRESENTAÇÃO PESSOAL Primeira credencial: “Servo de Jesus Cristo”. (1.1). Servo, do grego “doulos” significa escravo. Pertencer.
A VITÓRIA QUE DEUS NOS DÁ SOBRE TUDO.
Objetivos gerais 1- Explicar os aspectos centrais da Teologia do livro de Romanos. 2- Aplicar os aspectos teológicos à vida cotidiana da igreja, a fim.
A Doutrina da Justificação (3.21 – 5.21). Ao estudarmos a Doutrina do Pecado descobrimos que ninguém pode ser justificado pela justiça humana. Na doutrina.
Os Benefícios da Justificação Professor: Erberson R. Pinheiro dos Santos Lição 4.
O Evangelho de Mateus. Senhor de judeus e gentios 07.
DEUS CHAMA: A Igreja. Atos Presb. Josimar Santos Rosa.
A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39).
A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39).
Capítulo 7 - Introdução Ao elaborar sua defesa contra a acusação de que estava desvalorizando a lei, Paulo demonstra três atitudes que o ser humano tem.
Lição 7 Marcos. Lição 7 Marcos Alvo da lição Saber Distinguir as principais características do Evangelho de Marcos e seus ensinamentos sobre Jesus.
“Jesus respondeu: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus”. (João 9- 3)
A Europa Moderna Reformas Religiosas..
O APARENTE CONFLITO SOBRE JUSTIFICAÇÃO ENTRE PAULO E TIAGO
Transcrição da apresentação:

2.Parece haver uma possível contradição, ou choque teológico entre Paulo e Tiago (Epístolas de Romanos e Tiago), a ponto de Lutero chamar a epístola de Tiago de epístola de palha. E, por outro lado, os católicos baseados no Concílio de Trento, dizem que devem analisar Paulo do ponto de vista de Tiago, para encontrarem apoio para a doutrina católica de justificação pelas Obras. INTRODUÇÃO: 1.Rom. 3:31

a) Os auditórios de Paulo e Tiago. (Escreveram suas epístolas preocupados com quem?) b) O que cada um escreve no contexto sobre fé. c) O que cada um escreve e analisa sobre obras. d) O contexto em que cada um fala da experiência de Abraão. Precisamos considerar:

1. Em primeiro lugar é bom ressaltar que Paulo e Tiago escrevem de costas um para o outro, tendo auditórios diferentes e preocupações diferentes ao escreverem. I– Os auditórios de Paulo e Tiago:

a) Paulo escreve preocupado com o problema dos judeus, os quais queriam se justificar por obras da lei e queriam ainda persuadir os gentios conversos a se justificarem pelas obras da lei, guardando todo o sistema de Leis Judaicas.

b) Tiago escreve uma epístola universal, tendo em vista entre outros sua preocupação com os gnósticos, que pregavam justificação pelo conhecimento, pela fé, sem necessidade de evidência ou fruto da fé, que é obediência.

1.Paulo usa “fé” para conversão, justificação do pecado. (Rom. 3:24; 3:28; 4:1-5). 2. Tiago usa “fé” como crença, doutrina, princípio de vida. (Tiago 2:14; 23 e 24). II – Em que aspecto Paulo e Tiago se referem a Fé

III –EM QUE ASPECTO PAULO E TIAGO SE REFEREM A OBRAS 1. Paulo usa “Obras” referindo-se a “Obras da Lei”, condenando quem as pratica visando a justificação, e não como resultado da justificação. 2. Tiago usa “Obras” como fruto do Espírito, aquilo que o crente mostra depois que aceita a Cristo, frutos da fé.

IV –Em que aspecto Paulo e Tiago se referem a experiência de Abraão 1. Paulo usa a experiência de Abraão antes da instituição da circuncisão, citando Gên. 15, quando Abraão creu na vinda de um herdeiro apesar da idade avançada para ter filho.

2. Tiago usa a experiência de Abraão depois da circuncisão, quando Deus pediu que sacrificasse seu filho (Gên. 22:1) e que depois o próprio Deus disse: “Agora sei que temes a Deus”. Gên. 22:12, reconhecendo isto através do ato, da obra de sacrificar seu filho.

Essa obra foi fruto do Espírito, fruto da fé, que Abraão demonstrou depois da justificação pela fé.

I Cor. 14:32 Portanto, Paulo e Tiago se harmonizam. Eles apenas escrevem, para auditórios diferentes e vendo problemas e circunstâncias diferentes. “Pois”, os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas”. I Cor. 14:32. CONCLUSÃO: