Avaliar(assess) origina-se do vocábulo latino assidere, que significa “sentar-se junto”. Quando solicitamos a uma criança que nos diga, à sua maneira,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação do Portfólio de Unidade Penny Archer
Advertisements

Como criar avisos de revista científica e pesquisa
APRENDENDO A PLANEJAR Para qualquer atividade que se pretenda desenvolver, é importante realizar um planejamento para se ter clareza de onde se quer chegar,
Como obter decisões para Jesus e levar pessoas ao batismo? Unicamente os métodos de Cristo trarão verdadeiro êxito no aproximar-se do povo. O Salvador.
Etapas de uma Sequência Didática
Leitura.
Os Sete Princípios de Leonardo da Vinci
CONVIDE O AMOR PARA INVADIR SUA CASA.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Professor Marcelo Rocha Contin
Gerenciamento do Tempo.
NATUREZA E SOCIEDADE INTRODUÇÃO O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual.
Programa aluno pesquisador
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Portfólio “Através do portfólio me desconstruo e reconstruo. E a cada reconstrução me faço melhor do que era.”
DIVERSIDADE E VALORES:
Memória de Produção   Sequência Didática –Construção de Sonetos    Objetivos: Conscientizar sobre a importância que a escola exerce na vida de todos os.
Ajude – me!!.
Um velho pedreiro que construia casas
1. Seja o Produto dos Produtos Crie o seu testemunho em 48hrs Comprar o Pacote dos Produtos Activar a sua Encomenda Mensal 2. Faça uma Lista de Contatos.
Capítulo 4 Métodos para determinação de propriedades semânticas de fórmulas da Lógica Proposicional
LABMAT Mat. p Conj Blocos Lógicos sugestões
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
Este PPS não tem senha de segurança, para que você possa estudar
CONVIDE O AMOR PARA INVADIR SUA CASA.
8 bons presentes que não custam nada
A moda….
CLASSES DE PALAVRAS: VERBOS.
O que é ensinar história?
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
ACADÊMICA: SABRINA KELLER ORIENTADORA: CLARA MARIA FURTADO
CONCEITOS, BENEFÍCIOS E TIPOS DE ATIVIDADES LÚDICAS
THATHIANA DE MORAIS FERRARI- PEDAGOGA
ESPECIFICIDADES DA LINGUAGEM NA 1ª E 2ª INFÂNCIAS
Metodologia do Ensino de Arte
Profª Adriana Ribeiro de Freitas
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Produzindo o Ensaio Teórico
Compromisso de leitura
TBA 2011 Especialidades.
Confira aqui algumas dicas quentes que vão turbinar ainda mais as suas vendas. Confira aqui algumas dicas quentes que vão turbinar ainda mais as suas.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
a)Se constrói numa relação entre um eu e um tu;
A Importância do Entusiasmo.
Resolução de problemas: concepções
Ferramentas/Recursos do TelEduc. Os recursos do ambiente são distribuídos da seguinte forma: Estrutura do Ambiente: contém as informações sobre o funcionamento.
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Da avaliação ao acompanhamento
Backlog Lílian.
TELEDUC. Estrutura do Ambiente Contém informações sobre o funcionamento do ambiente TelEduc. Dinâmica do Curso Contém informações sobre a metodologia.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
ENTREVISTA COMPORTAMENTAL
Tem por objetivo acompanhar a aprendizagem e o desenvolvimento dos educandos, suas inteligências, habilidades e competências.
“Líder é aquele que tem princípios e valores que inspiram as pessoas”
Equipe responsável pela produção
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
fornecem cópias de arquivos localizados em recursos compartilhados instante. existiram no passado  As cópias de sombra de pastas.
By Búzios Slides NINGUÉM CRUZA SUA VIDA POR ACASO Automático.
Você é uma RAZÃO... uma ESTAÇÃO... ou uma VIDA INTEIRA?Você é uma RAZÃO... uma ESTAÇÃO... ou uma VIDA INTEIRA?
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
O PAPEL DO ESTUDANTE É O DE CONSTRUIR SEU CONHECIMENTO O PAPEL DO PROFESSOR NÃO É MAIS DO ESPECIALISTA, MAS DE FACILITADOR DA APRENDIZAGEM APRENDER A APRENDER.
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
Como e por que fazer um ESTUDO COMPARATIVO? 1.
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

Avaliar(assess) origina-se do vocábulo latino assidere, que significa “sentar-se junto”. Quando solicitamos a uma criança que nos diga, à sua maneira, o que ela sabe e o que mais gostaria de saber, na verdade sentamo-nos junto a ela, facilitando, mais do que prescrevendo, o que ela pode aprender.

Uma das formas mais coerentes de avaliação-que se aproxima do conceito de “estar junto” - e que nos auxilia a identificação das impropriedades, sejam de ordem semântica, fonológica, morfológica, etc.., é a observação das verbalizações e modos de expressão das crianças..

Por exemplo: uma pergunta formulada em situação informal, ou seja, de não avaliação, nos aponta a dimensão da aprendizagem conceitual. Desta forma, à medida que as crianças vão nos dando suas respostas podemos registra-las para que sirvam de parâmetro para nossas reflexões e para o preparo das lições seguintes.

Podemos convidar uma criança a demonstrar o conhecimento perguntando, por exemplo: --como você pode mostrar o que aprendeu hoje? À medida que avaliamos a forma como uma criança constrói o conhecimento, o compartilhamento dessa construção conjunta passa a ser algo desejável.

Outras formas de observar e adquirir o conhecimento é através de registros permanentes no diário de classe, ou por meio de desenhos, ou de uma história ou dança que acabam por apresentar resultado, tanto quanto a expressão verbal. --

Uma pasta de trabalho ou portfólio incluirá a representação dessa criança ou uma descrição da mesma. “O que mais você diria sobre...?” É uma pergunta que fornece mais dados sobre o quanto a criança já construiu.