Fenômeno Bullying: a prevenção começa pelo conhecimento

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Transcrição da apresentação:

Fenômeno Bullying: a prevenção começa pelo conhecimento Prof. Mestre Daniel Henrique Gonçalves

A Escola “ Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima.

O diretor é gente, O coordenador é gente, o professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente. E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão.

Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’ Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’. Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém nada de ser como o tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só.

Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se ‘amarrar nela’! Ora , é lógico... numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz.“ Paulo Freire

Bullying Conjunto de comportamentos agressivos, intencionais e repetitivos, adotados por um ou mais alunos contra outro(s), sem motivação evidente, causando dor, angústia e sofrimento, executados em uma relação desigual de poder, o que possibilita a vitimização.

Bully = tirano, valentão, brigão Bullying = tiranizar, humilhar, apelidar, zoar, caçoar, perseguir, amedrontar, bater, chutar, espancar, desdenhar, chantagear, abusar, excluir, difamar, assediar, atacar...

Estudos da fenomenologia Bullying

Estudos no Brasil Estudos realizados entre 2000-2003, em 08 escolas, públicas e particulares da região de São José do Rio Preto –SP Nº de alunos participantes: 2.000 Resultado: 49% envolvidos em Bullying, desses: 22% vítimas 12% vítimas agressoras 15% agressores

Estudos realizados no ano de 2002, em 11 escolas do Município do Rio de Janeiro. Nº de alunos participantes: 5.875 Resultado: 40,5% envolvidos em Bullying, desses: 17% vítimas 11% vítimas agressoras 13% agressores

Manifestações Bullying Diversos são os tipos de maus-tratos Bullying: Físicos

Morais Verbais

Materiais

Sexuais Psicológicos

comunicação, móveis ou fixas, para praticar bullying. Virtuais Cyberbullying É a utilização de ferramentas da Internet e outras tecnologias de informação e comunicação, móveis ou fixas, para praticar bullying.

E-mails, torpedos, blogs, fotoblogs, Orkut, Celulares para fotografar, fazer montagens com piadinhas, gozações e comentários cruéis. Sites são montados para divulgar imagens e assediar.

Protagonistas do Fenômeno

Servem de “bodes expiatórios” para um indivíduo ou grupo. Vítimas típicas ou passivas Servem de “bodes expiatórios” para um indivíduo ou grupo.

São os bullies, aqueles que adotam comportamentos abusivos. Agressores São os bullies, aqueles que adotam comportamentos abusivos.

Assistem a tudo, calados, sofrendo Espectadores Assistem a tudo, calados, sofrendo as conseqüências.

Conseqüências do bullying Medo… Perturbações do sono Recusa em vir para a escola. Isolamento … Apatia… Perda de apetite… Queixas Psicossomáticas: dores de cabeça, dores de barriga, etc

Tentativa de suicídio

Conseqüências para os agressores - distanciamento dos objetivos escolares; - dificuldade de adaptação às regras escolares e sociais; - supervalorização da conduta violenta, como forma de obtenção de poder; - consolidação de condutas autoritárias e abusivas; - desenvolvimento de futuras condutas delituosas; - manifestação de condutas agressivas e violentas na vida adulta, como o assédio moral e a violência doméstica.

Conseqüências para os espectadores - ansiedade, insegurança, aflição, tensão, irritabilidade; - medo de se tornar a “próxima vítima”; - prejuízos no processo de aprendizagem e socialização; - desenvolvimento de atitudes de conivência, intolerância, desrespeito, individualismo e dificuldade de empatia.

Causas do bullying

Abandono Carência afetiva Omissão Negligência Permissividade e ausência de limites

Modo de afirmação dos pais Pais que adotam como “práticas educativas”, maus-tratos físicos e explosões emocionais violentas.

Exposição às inúmeras cenas de violência

Critérios de Identificação 1. Ações deliberadas e repetitivas, contra a mesma vítima, num período prolongado de tempo. 2. Desequilíbrio de poder, o que possibilita a intimidação da vítima. 3. Ausência de motivos que justifiquem os ataques. 4. Ocorrência de uma série de sentimentos prejudiciais à saúde, aprendizagem e socialização.

Viola o direito à integridade física e psicológica e à UNIVERSIDADE EMPRESA Bullying ESCOLA FAMÍLIA Viola o direito à integridade física e psicológica e à dignidade humana. Ameaça o direito à educação, ao desenvolvimento, à saúde e à sobrevivência.

Reflexão