Gil Vicente Notas sobre a vida e obra.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O TEATRO Página Seguinte – 11º Ano.
Advertisements

AUTO DA BARCA DO INFERNO
Castelo de S. Jorge O castelo de S. Jorge foi declarado monumento nacional em 1910 e ergueu-se na colina mais alta de Lisboa. Foi a primeira fortificação.
GIL VICENTE.
Humanismo.
Literatura Prof. Henrique
Renascimento
O RITO DE PASSAGEM PARA O CLASSICISMO
GÊNEROS LITERÁRIOS: Conjuntos de elementos semânticos, estilísticos e formais utilizados pelos autores em suas obras, para caracteriza-las de acordo com.
AUTO DA BARCA DO INFERNO
Auto da barca do Inferno
Auto da Barca do Inferno
Gil Vicente – “Auto da Barca do Inferno”
Gil Vicente Vida e obra.
Gil Vicente.
Literatura Ariano Suassuna
Gil Vicente.
Gil Vicente Gil Vicente (1465? – 1536?) Formandas: Patrícia Pinto &
António Torrado 1.
Auto da Barca do Gil Vicente.
“Auto da Barca do Inferno”
Trabalho realizado por: Alice Almeida 9ºE Nº4
Auto da Barca do Inferno (Frade)
Humanismo ( ).
Humanismo (1418 – 1527).
Humanismo Prof. Júnior Oliveira.
Introdução aos gêneros literários
Humanismo Prof.ª Jéssica Gravino.
D.MARIA I Cognomes: a piedosa ou a pia/a louca.
Classicismo.
Origem do Teatro Português
Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente
O período humanista na Literatura
Humanismo ( ) Idade Média x Renascimento
 João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett  Nasceu a 4 de Fevereiro de 1799 no Porto, mas passou a sua infância em Vila Nova de Gaia: “Nasci no.
Trovadorismo e humanismo
OS GÊNEROS LITERÁRIOS A tradição fixou uma classificação básica em três gêneros, que englobam inúmeras categorias menores comumente chamadas subgêneros:
Auto da Barca do Inferno Gil Vicente
O teatro Popular em Portugal Gil Vicente (1465 – 1537)
ERA MEDIEVAL HUMANISMO ( 1434/ 1527).
Contextualização Histórica da Obra
Realismo - Naturalismo
Breve História do Teatro
Ruptura e Inovação Na Literatura
Fernando Pessoa.
Teatro no Brasil.
Humanismo e Humanismo Literário
Gêneros Teatrais.
→ elementos paratextuais
O TROVADORISMO MARCO INICIAL: A RIBEIRINHA, 1189/1198 Autor: Paio Soares de Taveirós Gênero: Cantigas (poesia) e novelas de cavalaria.
Aleijadinho Ronaldo Alves.
Humanismo em Portugal (1434 – 1527)
Humanismo Literatura – Aula 2.
HUMANISMO O Humanismo, segunda Escola Literária Medieval, corresponde ao período de transição da Idade Média para a Idade Clássica. Como o próprio nome.
Estilo de Época Moreninha Moreninha, Moreninha Tu és do campo a rainha
Profissões de Gil Vicente
Biografia de Gil Vicente
MANIFESTAÇÕES TEATRAIS ANTERIORES A GIL VICENTE
Literatura Medieval (séc. XII a XV)
Escola E.B.2,3 Professor Amaro Arantes
Dinastia de Avis no poder (D. João I)
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
BREVE HISTÓRIA DO TEATRO
Auto da Barca do Inferno Teatro de Gil Vicente Ilustração da edição original do Auto da Barca do Inferno
GGil Vicente foi o principal representante da literatura renascentista portuguesa, anterior a Camões, incorporando elementos populares na sua escrita.
Sophia de Mello Breyner Andresen.  Sophia de Mello Breyner nasce a 6 de novembro 1919 no Porto, onde passa a infância. Entre 1936 e 1939 estuda Filologia.
William Shakespeare.
Humanismo.
Vida e obra de Gil Vicente
Auto da barca do inferno. Componentes:  Heloise Gabrielle,Cristina carolaine,Julio cesar,Francisci barros,Thayson Ferreira, Evillin correia e Emilly.
Transcrição da apresentação:

Gil Vicente Notas sobre a vida e obra

Alguns documentos dão-no como, além de dramaturgo, ourives. Breve biografia De Gil Vicente (1465?-1537?) pouco se sabe em concreto. Desconhece-se o local e a data exactos do nascimento e morte. Alguns documentos dão-no como, além de dramaturgo, ourives. Custódia de Belém atribuída a Gil Vicente.

Diz-se que nasceu na província (Guimarães), tendo- se fixado ainda cedo em Lisboa. Na capital, a sua principal ocupação parece ter sido a de escrever e representar autos nas cortes do rei D. Manuel e do rei D. João III. De certo temos que no dia 8 de Junho de 1502 representou um monólogo à rainha D. Maria.

É justamente considerado o pai do teatro português. Produziu mais de quarenta peças de teatro, chegando a publicar em vida algumas delas. As suas peças são constituídas por: Autos e Mistérios (obras de devoção), Farsas, Comédias e Tragicomédias.

Colaborou no Cancioneiro Geral de Garcia de Resende com algumas composições poéticas. Em 1562, o seu filho, Luís Vicente, publicou toda a sua obra com o título Compilaçam de todalas obras de Gil Vicente, a qual se reparte em cinco livros.

Gil Vicente, o escritor Gil Vicente é considerado um poeta-dramaturgo. Dramaturgo por ser criador de teatro; e poeta porque toda a sua obra é escrita em verso. Nas suas obras critica a sociedade do seu tempo, pondo a descoberto muitos dos vícios e hábitos das várias classes sociais. Por isso se considera a sua obra um espelho, porque reflecte fielmente a sociedade do século XVI.

Uma das características das obras de Gil Vicente é o recurso a personagens-tipo. As suas personagens não são individuais, mas representam sempre um grupo, uma classe social, uma profissão, e são a síntese dos defeitos e virtudes desses grupos.

Gil Vicente satirizava a sociedade sem atacar directamente qualquer pessoa em particular. Na obra de Gil Vicente encontramos o princípio latino: “ ridendo castigat mores” (“é a rir que se castigam os costumes”). Assim, Gil Vicente, provocando o riso no público, denuncia os erros de cada classe social, procurando que o mesmo público reflicta sobre o seu riso.