MÓDULOS COMPLEMENTARES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ROTEIRO PARA ORGANIZAR O PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
PROJETO DE PESQUISA Alexandre Godoy Dotta
Redação Científica Conteúdo do módulo:
Prof° Christian Valério
ESTRUTURA DE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
Autor: Orientador Instituição Local e data
TCC: Monografia e/ou Artigo
CONCEITOS ELEMENTARES
Metodologia Científica
Técnicas da Comunicação Científica
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
O Projeto de Pesquisa (dissertação ou tese)
MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado.
Metodologia Da Pesquisa
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Prof Ivany Avila Prof Dóris Almeida Tutora Márcia Caetano
Metodologia de Pesquisa

Aula IV PESQUISA BIBLIOGRÁFICA: PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO
Projeto de Pesquisa.
Disciplina: Metodologia da Pesquisa e Tecnologia
Metodologia e Expressão Técnico-Científica
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
19ª Mostra de Pôster – FATEC 2014
ESCREVENDO A MONOGRAFIA
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
Projeto de Pesquisa: Estrutura, elementos e recomendações gerais
18ª Mostra de Pôster – FATEC 2014
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Forma Canônica e Definições
Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos
ESTRUTURA DO PROJETO DE PESUISA
PROJETO DE PESQUISA.
PROJETO DE PESQUISA.
Parte 4 Elaboração e comunicação da pesquisa
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
- O projeto é a promessa, a planta da pesquisa
Projeto de Graduação II
PRINCÍPIOS DA METODOLOGIA CIENTÍFICA
ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
INTRODUÇÃO Na introdução devem constar: problema, delimitação do assunto, justificativa, hipóteses, além de outros elementos necessários para situar o.
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
SUMÁRIO O sumário é parte obrigatória em um trabalho, pois esquematiza as principais partes, seções ou capítulos que aparecem neste trabalho, indicando.
Tema, Problema e Hipóteses
Estrutura e Apresentação de
TRABALHOS CIENTÍFICOS
Metodologia da Pesquisa
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA
Como elaborar um projeto de pesquisa?
MONOGRAFIA ORIENTAÇÕES BÁSICAS.
Orientações para escrever um Artigo Científico
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Abril/2014
DISCIPLINA PROJETO INTEGRADO – OUTSOURCING
Projeto de Pesquisa 5o. ADM
ENTENDENDO O PROJETO DE PESQUISA
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
Título Nome do Autor: Nome Orientador: Mês/Ano. Dicas preliminares: Texto no formato justificado; Cuidado com o excesso de informações por ppt; Cuidado.
ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
Trabalho de Conclusão de Curso
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
FASES DA PESQUISA CIENTÍFICA
1/19 Professora: Silvia Pereira de Castro Casa Nova Monitora: Suilise Berwanger Wille Estrutura de trabalhos e projetos científicos Metodologia da Pesquisa.
Metodologia de Pesquisa Prof. Wolley W. Silva. Agenda Metodologia e Método científico Classificação do Método científico – Indutivo – Dedutivo Técnica.
O PROJETO DE PESQUISA Uma pesquisa é um todo integrado e suas partes devem estar intrinsecamente correlacionadas formando uma unidade em que cada uma delas.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais Trabalho de Curso I Orientações Gerais.
Transcrição da apresentação:

MÓDULOS COMPLEMENTARES - Metodologia da Pesquisa Científica - Profa. Msc. Cinthya Nunes V. da Silva

Aula 2 - Definição do tema e elaboração do projeto de pesquisa Etapas para o desenvolvimento do projeto de pesquisa 1. A escolha do tema: Esse primeiro passo é, em grande parte, o determinante maior da pesquisa. Como escolher o tema?

Projeto de pesquisa Tema: Sobre o que você gosta No que você acredita Que seja viável Cujo material lhe seja acessível O que você tenha facilidade O que tenha relevância – Obs. Dica – consulte periódicos recentes e vá eliminado o que não gosta, o que não sabe, etc..

Componentes 1. CAPA A) nome da IES e do Curso B) identificação da pesquisa – monografia, dissertação, tese; C) Título da pesquisa D) nome do autor E) nome do orientador, com titulação F) local e ano

Componentes 2. SUMÁRIO - não é item obrigatório, apenas recomendável para projetos mais extensos 3. IDENTIFICAÇÃO Título provisório, autor, orientador e co-orientador, área de concentração, linha de pesquisa, duração (início e término) da pesquisa, IE de fomento – bolsas, IE conveniadas.

Componentes 4. TEMA O tema não deve ser muito amplo, muito abrangente, sob pena de tornar a pesquisa mais difícil. 5. DELIMITAÇÃO DO TEMA – dentro do tema geral, escolhido, RECORTAR um aspecto, um ponto a ser objeto da pesquisa.

COMPONETES 6. PROBLEMA - Qual o problema motivador da pesquisa? Pode ser indicado com uma pergunta, uma questão, devendo ser claro e preciso. O resultado buscado pela pesquisa é a resposta ao problema proposto. A pesquisa, em relação ao problema, pode ser de CAUSA ou de EFEITO ou ambos. Também se pode apontar problemas secundários

COMPONENTES 7. HIPÓTESES E TESE Possibilidades de resposta para o problema levantado. As hipóteses podem ser afirmativas ou negativas – não são definitivas Hipótese não é o problema!! Tese – doutorado – toda a pesquisa se desenvolve rumo à conclusão, para confirmar a tese, a partir das hipóteses traçadas.

COMPONENTES 8. VARIÁVEIS São fatores que podem interferir no andamento e na própria realização da pesquisa e que devem ser levados em consideração Ex. tempo, mudanças legislativas, jurisprudência.

COMPONENTES 9. OBJETIVOS A) geral – é a própria pesquisa, dentro do tema proposto. É a meta do trabalho. B) específicos – também não se confunde com o problema. É possível traçar-se um objetivo para cada seção primária do trabalho, por exemplo.

COMPONENTES 10. JUSTIFICATIVA São as razões da pesquisa, a sua importância, a sua pertinência, a sua utilidade. 11.REVISÃO BIBLIOGRÁFICA marco teórico – autor ou teoria de base

COMPONENTES “A revisão bibliográfica é apresentada sob a forma de um texto composto do desenvolvimento das idéias essenciais para a compreensão da sua pesquisa e que representam as contribuições que você optou por incluir como referencias para todo o seu trabalho” (MEZZABORA, Orides;MONTEIRO, Cláudia Servilha. Manunal de Metodologia da Pesquisa no Direito. 3. ed. rev.São Paulo: Saraiva, 2006, p.158)

COMPONENTES 12. METODOLOGIA Indicação do método de pesquisa utilizado (dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, dialético, sistêmico e métodos auxiliares, se for o caso) Indicação dos procedimentos instrumentais: material bibliográfico, jurisprudência, estatísticas, entrevistas, análise de caso, etc..

COMPONENTES 13. ESTRUTURA DO RESULTADO DA PESQUISA Ainda que de forma provisória, deve-se apresentar a introdução, as seções primárias (capítulos), a conclusão e as referências bibliográficas Seções primárias – título e sinopse Obs. Em média – 3 a 4 seções primárias

COMPONENTES 14. CRONOGRAMA Deve prever o tempo necessário para cada o desenvolvimento de cada etapa, como pesquisa, fichamentos, redação, revisão, correção, formatação. Pode ser apresentado sob a forma de um gráfico

COMPONENTES 15. ORÇAMENTO Apenas nos casos em que houver órgãos de fomento, como FUNADESP, FAPESP, CNPQ, etc... Pode ser elabora em forma de tabela, com receitas e despesas.

COMPONENTES 16. GLOSSÁRIO Usado para caso em que se utilize de termos dúbios. Se for necessário, deixe claro o sentido do termo, de acordo com os referencias adotados no trabalho

COMPONENTES 17. REFERÊNCIAS PRELIMINARES Ou provisórias ou principais – devem ser sobre as obras já pesquisadas. Pode-se ainda fazer uma outra lista de obras que ainda não se tenha consultado, mas que já se saiba importantes e relevantes para a pesquisa.

COMPONENTES 18. APÊNDICE E ANEXOS Não obrigatórios – podem ser apensados questionários, formulários ou anexados julgados, legislação, etc.

MÉTODOS DE PESQUISA 1. MÉTODO INDUTIVO - A partir do raciocínio indutivo, busca-se conclusões mais amplas do que o conteúdo estabelecido pelas premissas estabelecidas Ex. Se o prefeito de Bolinhas da Serra é corrupto, logo todos os demais também são!

MÉTODOS DE PESQUISA 2. MÉTODO DEDUTIVO Através desse método, parte-se de argumentos gerais para argumentos particulares. Fundamenta-se em um silogismo: Premissa maior- Os animais são irracionais Premissa menor - O gato é uma animal Conclusão - Logo, o gato é irracional.

MÉTODOS DE PESQUISA 3. MÉTODO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO É um método que abrange características dos dois anteriores Elaboradas hipóteses viáveis que serão sustentas durante a verificação científica, podendo ou não ser comprovadas. - verifica-se o problema, formula-se hipóteses de solução, realiza-se processo de falseamento de tais hipóteses, na tentativa de refutá-las. Se não o forem, estão comprovadas provisoriamente.

MÉTODOS DE PESQUISA 4. MÉTODO DIALÉTICO O pesquisador deve delimitar o objeto e identificá-los. O objeto deve ser analisado em todos seus aspectos e, por fim, deve-se fazer uma análise concreta dos aspectos essenciais do objeto: forma, conteúdo, fundamento, realidade, consituição, história e evolução.

MÉTODOS DE PESQUISA 5. MÉTODO SISTÊMICO Conjunto de elementos inter-relacionados, cuja interação é ordenada. MÉTODOS AUXILIARES – Experimental, estatístico, histórico e comparativo.