TRAUMATOLOGIA FORENSE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DOCENTES DO NRE ITINERANTE – ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA ANO 2010
Advertisements

Violência contra a pessoa idosa
Trata-se de uma apresentação feita por Sandra Teixeira no dia 17 de Agosto de 2006, no II Seminário de Desenvolvimento Gerencial e Organizacional da Secretaria.
Políticas Públicas e Álcool
Perícias e Direito de Família
O Diagnóstico e Entrevista Diagnóstica
A instituição escolar e a violência
Álcool Ano Lectivo 2006\2007 Escola Básica E B 2,3 de São Gonçalo
Medicina Pericial Especialidade Una Luiz Frederico Hoppe
Rede Nacional de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde
DOCENTES DO NRE ITINERANTE – ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA ANO 2010
Parte II VIOLÊNCIA na FAMÍLIA.
Higiene e problemas sociais
Violência.
ADOLESCÊNCIA HOJE Leila Cury Tardivo.
VIGILÂNCIA DA VIOLÊNCIA
Classificação.
Um programa estratégico Estima-se que 70% das mortes prematuras estejam relacionadas a comportamentos adquiridos na adolescência (OMS) Saúde.
Violência contra idosos
ESTUDO DE CASO.
CRIANÇA E O ADOLESCENTE
Liga Pernambucana de Emergências Projeto de Extensão
TRAUMA DE ABDOMEM Cavidade do corpo humano que contém diversos tipos de estruturas, órgãos e vasos sanguíneos calibrosos: ORGÃOS SÓLIDOS: -Fígado, baço,
Alcoolismo.
VIOLÊNCIA E MAUS TRATOS
Geriatria e Gerontologia
PREVENINDO A VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE.
Violência em Meio Escolar
Prevenção da osteoporose
Child Abuse Rockwood, 6ed.
Wordney Carvalho Camarço Médico Psiquiatra Clínico e Forense
CARACTERÍSTICAS COMUNS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES MALTRATADOS
ODM e Deficiência ODM 1. Erradicar a pobreza extrema e a fome. A quinta parte dos pobres do mundo tem uma deficiência. A efetividade dos programas de redução.
Edinilsa Ramos de Souza
CASO CLÍNICO: CRIANÇA VIRTUAL MOODLE 2012/ 1º e 2º SEMESTRES.
Desenvolvimento: Luiz Carlos
Promoção da Saúde João M Lucas Coimbra FEV2013.
TRAUMATOLOGIA FORENSE
Violação dos direitos da criança
Escola Secundária da Ramada
ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA E MAUS TRATOS CONTRA A PESSOA IDOSA
DOMINIO CURSOS ONLINE CAPACITAÇAO A DISTÂNCIA. Quais são os principais transtornos afetivos?  Na tríade família, escola e sociedade, o ser em desenvolvimento.
Concepção uma nova vida
Sexualidade na velhice
Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC O CUIDADO EM SAÚDE.
Saúde Individual e Comunitária
→ O PAPEL DAS RELAÇÕES PRECOCES NO TORNAR-SE HUMANO
TRAUMATOLOGIA FORENSE
Psicologia Aplicada ao Direito Prof.ª Carla Bittencourt Lorusso
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Medidas de Saúde Coletiva
Guarda, Adoção, Abuso Sexual
VIOLÊNCIA CONTRA OS IDOSOS
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
Depois de apresentar cinco anos consecutivos de queda, a mortalidade materna no Paraná apresenta um forte aumento e interrompe a tendência de redução.
TRANSTORNO DISSOCIATIVO
VIOLÊNCIA.
LAUDOS DE EXAMES PERICIAIS
Criança e adolescente na contemporaneidade
VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO
SOCIEDADE, CULTURA E VIOLÊNCIA VIVIAN DA VEIGA SILVA CIENTISTA SOCIAL E COORDENADORA DE ATIVIDADES DO PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS/PREAE/UFMS.
PREFEITURA DO RECIFE Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã Construção do Plano Operativo Local PAIR DIAGNÓSTICO RAPIDO PARTICIPATIVO Recife,
ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA Silvia Jeni Luiz Pereira de Brito Assistente Social/ Mestre em Serviço Social/PUC-SP Campinas, 15 de junho.
Claudionor Rocha, consultor legislativo
Transcrição da apresentação:

TRAUMATOLOGIA FORENSE ASPECTOS MÉDICO-LEGAIS DAS LESÕES CORPORAIS E DOS MAUS TRATOS A MENORES E A ADULTOS Norma Bonaccorso, M.Sc.

MAUS-TRATOS À CRIANÇA Síndrome da CRIANÇA ESPANCADA = MALTRATADA = CAFFEY-KEMPE (1946 – 1962) = (battered child syndrome) As lesões são geralmente praticadas pelos pais Principais características da síndrome: Atinge prefere crianças de 0 a 4 anos Lesões múltiplas, variadas e podem comprometer várias áreas do corpo Coexistência de lesões produzidas em diferentes épocas

MAUS-TRATOS À CRIANÇA Principais fatores de risco de ocorrência: Situação de stress Pobreza Ignorância Deficiência mental ou física da criança Alterações psicológicas, dependência química e baixa idade dos pais Alteração psicoemocional grave dos pais ou responsáveis pela criança

MAUS-TRATOS À CRIANÇA Principais formas de maus-tratos: Abuso físico (normalmente mal explicados pelos responsáveis) equimoses escoriações fraturas queimaduras traumatismos recentes associados a outros mais antigos (espectro equimótico é importante para o diagnóstico) lesões com assinaturas (cintos, chicotes, fios, varas, palmatória etc)

MAUS-TRATOS À CRIANÇA Principais formas de maus-tratos: Privação de alimentos Subnutrição decorrente de má administração dos alimentos por Falta de recurso para compra do alimento Dolo Negligência Privação de cuidados de higiene Surgimento de doenças dermatológicas ou infestações, muitas delas associadas ao quadro de desnutrição Impetigo Pediculose Escabiose

MAUS-TRATOS À CRIANÇA Principais formas de maus-tratos: Negligência de assistência médica O adulto deixa, por dolo ou negligência, de seguir tratamento médico recomendado para a criança Não administra remédios prescrito ou se recusa a fazer tratamentos ou internações Negligência de segurança Crianças pequenas são deixadas sozinhas, sem supervisão Está presente em qualquer nível social Abuso emocional Ameaças, ofensas, broncas, ralhos, fortes repreensões A criança maltratada, no futuro, como adulta, tenderá a causar sofrimento a outra criança

MAUS-TRATOS À CRIANÇA Principais formas de maus-tratos: Administração Intencional de DROGAS e VENENOS Administração de calmantes, soníferos e outras drogas psicotrópicas lícitas ou ilícitas Administração de veneno (para agredir ou atrair a atenção do outro cônjuge = Medéia) Abuso sexual Na maioria das vezes ocorre na intimidade dos lares, praticado por pessoas próximas à criança Vítimas de ambos os sexos, com predominância do abuso de meninas

MAUS-TRATOS À CRIANÇA Diagnóstico médico-legal: Lesões de idades diversas em diversos segmentos do corpo – lesões com assinatura (marca característica deixada pelo objeto usado na agressão) Lesões de localização delimitada (dorso, glúteos) O estudo radiológico pode apurar fraturas múltiplas, calcificações ósseas em diversas fases e alargamentos episfisários provocados por agressões repetidas (síndrome de Sylverman) hemorragias retinianas e subdurais decorrentes de sacudidelas ou puxões violentos (síndrome do bebê sacudido)

MAUS-TRATOS AO IDOSO Principais formas de maus-tratos: ABANDONO AGRESSÕES FÍSICAS AGRESSÕES PSÍQUICAS (admoestações verbais, ameaças, desprezo) Violência praticada pela própria família ou em hospitais ou asilos em decorrência da condição física do idoso

QUESTÃO Diante de um caso suspeito de maus-tratos à criança em idade pré-escolar, o Perito legista deverá investigar alterações compatíveis com a Síndrome de Sylverman, que consiste no achado de: hemorragias retinianas e subdurais decorrentes de sacudidelas ou puxões violentos; (síndrome do bebê sacudido = Caffey, 1974) rupturas de fígado ou baço, ascite quilosa e pseudocisto de pâncreas, decorrentes dos traumatismos abdominais fechados; fraturas incomuns de costelas, da porção externa da clavícula, da escápula e do esterno resultantes de ação mecânica indireta; fraturas múltiplas, calcificações ósseas em diversas fases e alargamentos episfisários provocados por agressões repetidas; lesões “com assinatura” e queimaduras por líquidos ou sólidos, distribuídas em regiões delimitadas do corpo e em diferentes estágios de evolução.

PRINCIPAIS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SOBRE ESTE TEMA HYGINO DE CARVALHO HERCULES. Medicina legal – texto e atlas. São Paulo: Ed. Atheneu, 2005. EDUARDO DEL-CAMPO. Medicina legal. São Paulo: Ed. Saraiva, 2007.