Mateus D. Minuzzo Ruan F. Waldera Vandersson Wurtzius

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Grandes Biomas Terrestres
Advertisements

Os climas no mundo (2ª parte)
Climas do Continente Americano
CLIMATOLOGIA NO BRASIL
Tipos de Climas Quentes (Temp. Méd. Anual Superior a 20ºC)
DIVERSIDADE DOS GRANDES BIOMAS DA TERRA: TUNDRA, TAIGA, FLORESTA TEMPERADA, GELEIRAS, DESERTOS E SAVANAS.
Alterações Climáticas
Adubação de pastagens Prática difícil e controvertida
Colégio Cor Jesu – 6º Ano Professor Rodrigo Salomão Aula 02
OS GRANDES CLIMAS DO PLANETA
ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DESENVOLVIDO
Domínios morfoclimáticos
Brassicas.
Formações Herbáceas Alunas: Carolina Sofia da Silva Larissa Barbieri da Silva Letícia Felile Sabrina Richartz 1M1.
CAPÍTULO II – CONTINENTES E PAISAGENS NATURAIS
Mandioca.
Identificar as principais paisagens naturais existentes no Globo
Os Biomas O que são os biomas?
Clima e suas características
Forragicultura Acadêmicos: Saulo Oliveira Sarmento 4º ano Tatiane Beloni 5º ano Tatiane Beloni 5º ano.
Projeto de paisagismo cobertura
Os principais climas e formações vegetais
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL
PLANTIO.
Revisão para prova de Geografia
Engª. Agrª. Bruna Obes Corrêa
Planaltos e serras do Atlântico- Leste-Sudeste: Terras acima de 500 metros de altura. Predomina em MG e RJ, estendendo-se até SP, ES, PR e SC. Origem:
Suplementação em pasto
BIOMAS Sistema de classificar as comunidades biológicas e ecossistemas com base em semelhanças de suas características vegetais.
Cultivo de cenoura Biodinâmica
GOMES SOBRINHO, T.R. Estudos Ambientais ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
ECOSSISTEMAS TERRESTRES
Estudo das Gramíneas.
Climas do Brasil conceitos básicos fatores elementos classificação.
Classificação Dicotiledôneas – possuem 2 cotilédones  armazenam substâncias de reserva para germinação. Tegumento = casca da semente.
Gênero Panicum Douglas Junior Bertoncelli Gabriela Guimarães de Nardin
GRÃO-DE-BICO Docente: Paulo Vília Discentes: Ana Rita Costa Nº 4264
CICLO DA MANDIOCA BROTAÇÃO: 8 – 15 DIAS
Estudo das Gramíneas.
Espécies Forrageiras Conhecer a espécie antes de usá-la e antes de divulgá-los Infinidade de gêneros dentro de cada espécie, ou muitas variedades Saber.
Cynodon Devair Rosin Gabrielli F. Dedordi Gener Augusto Penso
Climas do Brasil Prof. Filipe Santos.
Regiões ou zonas climáticas do planeta
GEOGRAFIA Climas e vegetação.
BAMBU.
Sistema Agrosilvipastoril Manejo
LEGUMINOSAS ANUAIS DE INVERNO
REVISÃO.
Classificação Climática
Pastagens e Plantas Forrgeiras Aula 13. Irrigação de Pastagens
Viagens GEOGRAFIA 7.º Ano continuar 1 Viagens GEOGRAFIA 7.º Ano P (mm) T (ºC)Tefe 3º 22’ S P (mm) T (ºC)
Os principais climas e formações vegetais
Ecossistemas Mundiais e Brasileiros
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR SO SERIDÓ- CAMPUS CAICÓ DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA CLIMA PIBIDIANOS:DANILOEDIJANEÉLLONJAÍNE.
2015/16 VEGETAÇÃO BRASILEIRA EMERSON MODESTO.
OFICINA DE CLIMATOLOGIA
Conservação de Forragens
TIPOS CLIMÁTICOS DO MUNDO
Matheus Henrique Schneider
TIPOS DE CLIMA.
Os principais climas.
Orientação: Professora Doutora Ana Luísa Fernando BALANÇO ENERGÉTICO DA UTILIZAÇÃO DE KENAF NA PRODUÇÃO DE ENERGIA E PAINÉS ISOLADORES EM PORTUGAL BALANÇO.
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
CLASSIFICAÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS
Clima no Brasil Professor Jeferson.
IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS FORRAGEIRAS
Cleiton Luiz Tabolka Mauricio Sartor Daniel Heck Jeisson Franke
Transcrição da apresentação:

Mateus D. Minuzzo Ruan F. Waldera Vandersson Wurtzius Pennisetum Mateus D. Minuzzo Ruan F. Waldera Vandersson Wurtzius

Introdução A alimentação de vacas em lactação responde por 40 a 60% do custo de produção do leite,

Classificação Científica Reino:Plantae Divisão:Magnoliophyta Classe:Liliopsida Ordem:Poales Família:Poaceae Género:Pennisetum

Características Gerais Nativa das regiões tropicais quentes e temperadas do mundo. Elas são gramíneas grandes e podem ser anuais ou perenes. crescem 1-4 m de altura são conhecidos coletivamente como o pennisetums.

É uma planta altamente usada por suas características de: É originário da África, e foi introduzido no Brasil em 1920, no Rio Grande do Sul. É uma planta altamente usada por suas características de: facilidade de multiplicação; resistência a doenças; Pragas; Seca e frio;

Boa palatibilidade; Bom valor nutritivo (quando novo).

Caracterização das cultivares São divididos em grupos que são: Grupo cameroon; Grupo Napier; Grupo Merker; Grupo Anão; Grupo dos Híbridos interespecíficos.

Características Gerais O gênero relacionadas Cenchrus é ocasionalmente incluídos na Pennisetum. O gênero inclui uma série de espécies cultivadas para fins ornamentais: Fountain Grass setaceum p. macrostachyum Pennisetum

como alimentos: Pearl Millet, P. glaucum,

E como pastagem: clandestinum Pennisetum Pennisetum purpureum pennisetum americanum pennisetum glaucum Pennisetum hybridum pennisetum purpureum napier Pennisetum purpureum Schum

Pennisetum Ciliare polystachyon Pennisetum divisum Pennisetum pedicellatum Pennisetum Tan. Pennisetum villosum (R. Br.) Fresen

Capim-elefante x milheto Pennisetum hybridum. Capim-elefante x milheto Este cruzamento combinou a qualidade do milheto com o potencial de alta produção de matéria seca do capim elefante.

Origem: EUA Reprodução: Sementes. Fertilidade do solo: Alta Forma de crescimento: Ereto, formando touceira. Utilização:Pastejo, ensilagem. Digestbilidade e palatabilidade: Excelente. Preciptação pluviométrica: Acima de 800 mm/anuais. Tolerancia á seca: Média ao frio: Alta.

Teor de proteína na matéria seca: 8% no inverno e 18% no verão. Consorciação: Soja perene. Solo: Drenado e de boa fertilidade. Época de plantio: Período chuvoso. Ciclo vegetativo: Perene. Produção de forragem: 30 ton. a 50 ton. MS/ha/ano. Altura de corte: 20 a 50 cm, melhores resultados (50 cm) Primeiro corte: Após 140 de germinado.

Pennisetum purpureum Schumach.

Pennisetum purpureum Schumach. Nomes comuns:Capim elefante, capim Napier, gigante (Costa Rica), mfufu (África). Descrição:Robusto, perene com sistema radicular vigoroso. Colmos geralmente 180-360 cm de altura, mais ramificada. Distribuição: Nativo da África subtropical (Zimbábue) e agora introduzido nos países tropicais e subtropicais. Estação de crescimento: Verão. Variação de altitude: Do nível do mar até 2 000 m. As exigências de precipitação: o capim elefante cresce melhor em áreas de alta pluviosidade (superior a 1 500 mm por ano), mas o seu sistema radicular profundo lhe permite sobreviver em tempos de seca.

Necessidades do solo: cresce melhor em solos profundos, férteis. Reprodução: Geralmente é plantado, como se espalha lentamente. Doenças: A doença mais comum é a ferrugem causada por Helminthosporium sacchari. A melhor prática é a utilização de uma variedade resistente. Pragas: Nenhuma principal praga registrada. Palatabilidade: É altamente palatável na fase de folhas.

Matéria seca Em média de 20 ton a 50 ton. MS/ha/ano. Vicente-Chandler, Figarella e Silva (1959) estabeleceu um recorde mundial de produção de 84 800 kg / ano de MS, quando foi adubada com 897 kg N / ha por ano e cortado a cada 90 dias, sob chuva natural de 2 000 mm por ano.

Pennisetum ciliare

Nome popular: Capim-búfalo. Os diferentes cultivares introduzidos tem origens Norte-americana e Africana. Planta anual, ereta, de 30-100 cm de altura, cespitosa. Reprodução: Sementes. Produz forragem com boa palatabilidade e digestibilidade. Possui bom valor nutritivo e é bem aceito pelos animais em qualquer estádio de crescimento.

Desenvolve em regiões com 375 – 750 mm de chuva por ano, com prolongada temporada de seca. Uma vez estabelecida, resiste ao pastejo intenso e se recupera rapidamente quando dispõe de fósforo. Temperatura: ótima para crescimento 30°C. Tolerância a insetos: não tolera a cigarrinha. Produção da matéria seca: 10 a 12 t MS/ha/ano.

Impactos ecológicos O agricultor/ pecuarista desmata a área nativa para substituir a vegetação original por esta gramínea. O capim-búfalo é conhecido por ser difícil o controle  pela característica de sobreviver longos períodos de seca e ainda fazer germinar gemas dormentes.

Pennisetum clandestinum Família: Poaceae Subfamília Panicoideae: Paniceae Nome comum: Quicuio Origem: Etiópia, Quénia, Ruanda, Tanzânia, Uganda.

Características Altura: 30 a 40 cm; Estação de crescimento: primavera, verão e outono; O capim se espalha através de rizomas e estolões; Precipitação: 1000 a 1600 mm/ano;

Características Altitude: do nivel do mar a 3500 m; Temperatura: 16 a 21 ° C; Não responde a fotoperiodo; Palatabilidade elevada; Produção de 30 t de MS/ha;

Utilizações Pastagem permanente; Cobertura de solo; Feno; Silagem;

Solo Produz bem em solos profundos; Boa fertilidade; Bem drenados;

Estabelecimento da forrageira Plantar na primavera; 2,4 kg de semente por ha; Adubação: responde bem a N e K, P não representa aumentos significativos na produção;

Cultivares Rongai; Molo; Kabete; Whittet; Breakwell;

Pontos fortes Produtiva sob pastejo intenso. Boa cobertura do solo.  Adequado para regiões subtropicais e tropicais de alta altitude.

Pontos fracos Requer solos férteis para a persistência e produção. Pode vir se tornar planta daninha.     

Pennisetum purpureum Nome comum: Capim elefante Família: Poaceae Nome comum: Capim elefante Origem: África subtropical (Zimbabwe.)

Características Planta perene. Altura: 1,8 a 3,6 metros. Estação de crescimento: verão. Precipitação: superior a 1500 mm/ano. Temperatura: cerca de 15 ° C.

Características Altitude: do nivel do mar a 2000 m. Planta de dias curtos. Palatabilidade elevada. Produção de 40 t de MS/ha ano. 15% de PB.

Utilizações Pastagem. Silagem. Quebra vento.

Solo Produz bem em solos profundos. Boa fertilidade.

Estabelecimento da forrageira Plantar no inicio da estação chuvosa. Utilizar estacas com 3 nós. Plantio em sulcos a uma profundidade de 15 cm.

Cultivares Var. merkeri (capim Merker). Capricórnio. Merkiron.Costa.

Pontos fortes  Alta produção de MS. Boa aptidão para silagem.

Pontos fracos Alto teor de fibras na maturidade. Não produz semente. Muito susceptibilidade a geadas.     

Pennisetum americanum Família: Poaceae Nome comum: Milheto Origem: região central da áfrica tropical.

Características Altura: 3 metros. Estação de crescimento: verão. Precipitação: 500 a 900 mm. Temperatura: 20 a 25° C.

Características Altitude: 800 a 1800 m. Existem variedades de dias neutros e de dias curtos. Palatabilidade elevada. Produção de 20 t de MS/ha. 14% de PB.

Utilizações Pastagem. Silagem.

Solo Produz bem tanto em solos arenosos quanto em profundos. Boa tolerância á solos acidos. Cresce melhor em solos bem drenados e com boa fertilidade.

Cultivares Tamworth. MX 001. Kawanda 4. Starr. Tiflate. Milex 22. Anand. Pennisetum americanum x híbridos P. purpureum.

Família: Poaceae Nome comum: Milheto Origem: Europa Pennisetum glaucum Família: Poaceae Nome comum: Milheto Origem: Europa

Características Altura: 1,5 a 1,8 m. Precipitação: acima de 600 mm anuais. Forma de crescimento: ereto Fertilidade: média

Características Boa palatabilidade e digestibilidadde. Ciclo: 150 a 160 dias. 10 a 15 t de MS/ha ano. 7 a 12 % de PB.

Utilizações Pastagem. Cobertura de solo. Silagem.

Solo Produz bem em solos profundos; Boa fertilidade; Bem drenados;

Obrigado pela Atenção!! wvvandersson@hotmail.com