Tesauro, Taxonomia e Ontologia: uma evolução?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Dra Maria Luiza de Almeida Campos
Advertisements

AS INSTITUIÇÕES TOTAIS
Engenharia de Software
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM REPOSITÓRIOS DIGITAIS
Resumo 1.1) Introdução 1.2) Abordagem Convencional de Arquivos
Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Contrato como promessa Charles Fried
Grupo de Pesquisa Ontologia e Taxonomia
Escola de Ciência da Informação (ECI)
Ontologias para Melhorar Precisão e Cobertura de Buscas na Web
Introdução a Teoria da Classificação
Felipe Dias Maria Fernanda
Análise Estruturada O mais amplamente usado dos métodos de modelagem de requisitos Modelos que retratam fluxo e o conteúdo da informação (dados e controle)
Introdução à Modelagem Conceitual 1. Conceitos Básicos
Alunos: Benedito Jr, Douglas Bertol, Robson Costa
University of Minho, Portugal
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO QUE SERVEM PARA DESCREVER AS ESTRUTURAS DAS INFORMAÇÕES CONTIDAS EM UM BD. Modelos de Dados.
Administração de Sistemas de Informação Banco de Dados
Organização da Informação
CTTO: Semelhanças e Diferenças
Tesauros José Antonio M. Nascimento.
Aula 1 Minicurso: Astah Ministrantes: André Martins; Camila Brondani;
Modelagem de dados e representação da informação
Sistemas Inteligentes Ontologia e Protegé
Classificação/Clusterização
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Sistemas de Organização do Conhecimento
Taxonomia Profa. Lillian Alvares,
Tipos de Sistemas de Organização do Conhecimento
Paulo Santos & Pedro Valente : MEI Portais Semânticos MEI / ERSS Lara Santos [ Paulo Santos [
Construindo tesauros Prof. José Antonio M. Nascimento.
TEORIA DO CONCEITO A Teoria do Conceito possibilitou bases mais sólidas para o entendimento do que consideramos conceito para fins de representação/recuperação.
Classificação Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília.
Ontologias Profa. Lillian Alvares
Análise e Projeto de Sistemas
Programação Orientada a Objetos - Java
Prof. Silvestri – todos os direitos reservados SISTEMAS DISTRIBUIDOS Aula 5 Eduardo Silvestri
Linguagens Documentárias
SISTEMAS DISTRIBUIDOS Aula 4
A abordagem de banco de dados para gerenciamento de dados
Com certeza, os seus pertences pessoais estão guardados em um guarda-roupa. No entanto, se estão organizados ou não, dependerá de cada pessoa. Mesmo estando.
Normas Internacionais: Metadados (ISO/IEC 11179)
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Introdução a Tecnologia de BD
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
INTRODUÇÃO À WEB SEMÂNTICA E À ANÁLISE DE REDES SOCIAIS
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
Os teóricos da Sociologia e suas obras
Teoria Estruturalista Flávio Oliveira
1 24/4/ :29 FMU – 1. Semestre – Tecnologia – Analise e Desenvolvimento de Sistemas Professor: Eduardo Silvestri Aluno:Clóvis de Oliveira- RA
UML e a Ferramenta Astah
Os Formalismos de Representação do Conhecimento Primeiros estudos: Ontologia e Terminologia.
Utilização de Ontologias para Integração de Heterogeneidade Semântica
Organização – conceitos introdutórios
Learning Design, uma especificação mais abrangente para Objetos de Aprendizagem Renato Luís de Souza Dutra Liane Tarouco Mary Lucia Pedroso Konrath.
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
Projeto de Banco de Dados
Ontologias Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília.
Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação Departamento de Ciência da Informação Gestão da Informação Recomendações para o desenvolvimento.
1 Database Systems, 8 th Edition Sistemas de Banco de Dados: Projeto, Implementação e gestão Oitava Edição Capítulo 2 Modelo de Dados.
1 Database Systems, 8 th Edition Sistemas de Banco de Dados: Projeto, Implementação e gestão Oitava Edição Capítulo 2 Modelo de Dados.
Gestão da Informação e do Conhecimento  MODELO PROCESSUAL DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO – CHOO (2006) 1-NECESSIDADES DE INFORMAÇÃO 3-ORGANIZAÇÃO E ARMAZENAMENTO.
Aula: Arquiteturas de redes: modelo de referência OSI 04/12/2010.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO
Tratamento Temático da Informação
Recuperação da Informação Peter Ingwersen.  Universidade de Copenhagen (Dinamarca)  Peter Ingwersen tornou-se professor de pesquisa em 2001 e Professor.
Informação documentária Profa. Giovana Deliberali Maimone.
Ontologias Aula 26/05/2015 PPGCI Prolegômenos ORGANIZAÇÃO E RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO CONCEITO FUNDAMENTAL - REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO - COMO.
Aula Origens da Linguagem Documentária Documentação (déc. 50 a 70) crescimento do conhecimento científico e tecnológico Dificuldades para armazenar.
COMPILAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÕES TÉCNICO-CIENTÍFICAS E INDUÇÃO AO CONHECIMENTO DE FORMA ÁGIL NA REDE AGROHIDRO MARIA FERNANDA MOURA 1 ;
Indexação: o uso do Vocabulário de Controle Externo do TCU (VCE) ISC/CEDOC Serviço de Gestão do Conhecimento Junho/2016 Beatriz Pinheiro de Melo Gomes.
Transcrição da apresentação:

Tesauro, Taxonomia e Ontologia: uma evolução? Marisa Bräscher 2009 Ciclo de Conferências sobre Organização da Informação Legislativa e Jurídica

-Individualização de um pacote informacional OC/RC OI/RI -Características -Conceito -Classificação -Relacionamento -Conceito individual -Individualização de um pacote informacional Pacotes informacionais Organização da informação Organização do conhecimento Textos e imagens Representação da informação Representação do conhecimento SOC Autor:SILVA J. Título:O que é representação do conhecimento? Local:Brasília Editor:ABC Data:2008 móvel É um É feita de cadeira madeira Serve para sentar

OI x OC No contexto da OI e da RI – objetos informacionais Mundo dos objetos físicos, dos registros de informação.   No contexto da OC e da RC – conceitos Mundo da cognição, ou das idéias.

Organização do conhecimento Processo de modelagem do conhecimento que visa a construção de representações do conhecimento. Envolve a análise do conceito e de suas características para o estabelecimento da posição que cada conceito ocupa num determinado domínio, bem como das suas relações com os demais conceitos que compõem um sistema conceitual.

Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC) O termo knowledge organization systems (KOS) foi proposto em 1998 pelo Networked Knowledge Organization Systems Working Group para englobar sistemas de classificação, tesauros, cabeçalhos de assunto, arquivos de autoridade, taxonomias, redes semânticas e ontologias. Sistemas conceituais que representam determinado domínio por meio da sistematização dos conceitos e das relações que se estabelecem entre eles. 

Tesauro, Taxonomia, Ontologia Tesauro – Linguística – Lexicografia Taxonomia – Biologia – Classificação dos seres vivos Ontologia – Filosofia – em grego ontos e logoi, "conhecimento do ser") Ciência da Informação – SOC – organização e recuperação da informação

Conceito Construções mentais que servem para classificar os objetos individuais do mundo exterior ou interior através de um processo de abstração mais ou menos arbitrário. (Norma ISO 704 -1987)

Classificação - caráter arbitrário Uma classificação não é evidente em si mesma. A classificação é um processo arbitrário, um sistema de classificação seleciona os relacionamentos a serem apresentados.

Facetas Ao analisar um assunto, identificamos diferentes facetas e podemos agrupar os conceitos de diferentes maneiras. A característica de divisão é um atributo ou propriedade do conceito.

Espanha, Portugal, Brasil, Argentina papagaio, cachorro, canário, tigre Espanha Portugal Brasil Argentina papagaio cachorro canário tigre papagaio canário cachorro

Relações entre conceitos Uma relação é uma associação entre duas ou mais entidades ou classes de entidades. (considerando entidade como elemento básico da realidade.) Relação conceitual: entre os conceitos que representam essas entidades, no contexto de um SOC. Conceitos são os tijolos de uma estrutura conceitual, as relações entre eles são o cimento que os mantêm juntos. (Bean;Green;Myaeng, 2002)

Tesauro Instrumento de controle terminológico, utilizado em sistemas de informação para traduzir a linguagem dos documentos, dos indexadores e dos pesquisadores numa linguagem controlada, usada na indexação e na recuperação de informações.

Taxonomia Estrutura que possibilita classificar coisas – organismos vivos, produtos ou livros – em grupos de hierarquia para facilitar a sua identificação, estudo e localização. Compõe-se de duas partes: estrutura (categorias ou termos e suas relações) e aplicação (ferramenta de navegação para auxiliar a busca) (GRAEF, Jean)

Análise Comparativa

Análise Comparativa

Ontologias Definem conceitos e relações de alguma área do conhecimento, de forma compartilhada e consensual. Esta conceitualização deve ser representada de maneira formal, legível e utilizável por computadores. Compostas de taxonomia e regras de inferência

Taxonomia Define classes de objetos e relações entre eles. Banda é um grupo musical. Banda é composta por músicos. Rolling Stones é uma banda. Mick Jagger faz parte dos Rolling Stones.

Regras de inferência se uma banda é formada por músicos; se Rolling Stones é uma banda; se Rolling Stones tem Mick Jagger como membro; então, Mick Jagger é músico.

Evolução? Fundamentação teórica – Linguística, Terminologia, Teoria da Classificação Evolução tecnológica Formalismo das representações Tesauros – padrões - ISO Taxonomias – ‘ausência’ da padrões - informal Ontologias – padrões W3C

Evolução? Aplicações Tesauros: Organização e recuperação da informação, Sistemas de busca tradicionais, Indexação manual e automática. Taxonomias: Organização e recuperação da informação, Ambiente Web (portais, intranet, sites de busca), Indexação manual e automática. Ontologias: Múltiplas aplicações, Web Semântica, Compartilhamento de representações conceituais.

Ontologia Explicita o conhecimento de um domínio Promove a padronização e a reutilização de representações do conhecimento Compartilha um entendimento comum da estrutura da informação (pessoas e sistemas) Possibilita a criação de novo conhecimento a partir do existente.

O que possuem em comum (Pidcock, 2003 ) Diferentes abordagens para ajudar a estruturar, classificar, modelar e/ou representar conceitos e relações de uma área de interesse de uma comunidade. Há um conjunto de termos que a comunidade concorda em usar para referir-se a estes conceitos e relações, de uma mesma maneira.

O que possuem em comum O significado dos termos é especificado de alguma maneira e em algum nível. São noções não muito bem definidas e usadas de diferentes maneiras por diferentes indivíduos e comunidades.

Diferenças O quanto de significado é especificado para cada termo? Que notação ou linguagem é usada para especificar o significado? Uso: diferentes, mas que se sobrepõem em alguns casos.

Considerações Finais São noções não muito bem definidas e usadas de diferentes maneiras por diferentes indivíduos e comunidades. Podem utilizar bases teóricas e metodológicas comuns até determinado ponto. A decisão sobre um ou outro SOC depende da aplicação pretendida.

Obrigada! marisab@unb.br