INTERPRETAÇÃO DE TEXTO MÓDULO 4

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contracepção hormonal e os medicamentos
Advertisements

Dificuldades da Língua Portuguesa
Dois modos de ler a Bíblia.
O objetivo e a Justificativa do estudo
Este texto, sobre a “Pílula do dia seguinte”, é uma coletânea de artigos que considerei plausíveis para o tema da aula de atualidades… Com o plenário da.
Prof. Richard Brunel Matias
Análise e Projeto de Sistemas I
DETECÇÃO E ANÁLISE DE FALHAS
03M1 E 03M2 Gloriosas!!! Prof.: Maria Anna
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
PROGRAMA DE PLANEJAMENTO FAMILIAR
DEFEITOS ARGUMENTATIVOS
IMPLÍCITOS.
Árvore de causas do erro humano
Valor Consultoria Empresarial
Adolescência e Sexualidade
SUBORDINADA ADVERBIAL
Métodos Anticoncepcionais
Contrato de Gestação.
Revisão 7º ano INÍCIO.
Para criação dos instrumentos de avaliação (questionários) é necessário seguir os seguintes procedimentos: Acessar o Portal SIGA com o perfil de Gerente.
Saúde sexual Habilidade de mulheres e homens para desfrutar e expressar sua sexualidade, sem riscos de doenças sexualmente transmissíveis, de gestações.
O que é adequação vocabular?
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O peso da redação no CV UFRGS
Professora Camile Baccin
Professora: Aíla Rodrigues
               QUANDO O TEU(TUA) FILHO(A) DISSER: PAI, MÃE NÃO SE METAM NA MINHA VIDA! Texto criado por um sacerdote! Ligue o som e clique pra avançar.
ADVÉRBIOS e locuções adverbiais
Engenharia Genética.
Verbo Língua Portuguesa.
Conotação de Denotação
Teses e Argumentos CASDVest 2014.
Coração e coragem clicar.
Tipos de predicado Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito.
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
REPRODUÇÃO HUMANA CRESCIMENTO.
CONTRACEPÇÃO Ficha de Verificação de Conhecimentos Avançar.
COLOCAÇÃO DOS PRONOMES ÁTONOS
O que é a linguagem? Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo e qualquer processo humano capaz de.
REVISÃO PROVA MENSAL (9º Ano)
Entrevista.
Perspectiva Benvenistiana
DROGAS LEGALIZAR OU NÃO
Teste de Hipótese Usada para se validar ou não uma hipótese, H 0, através de medidas realizadas com uma amostra. Exemplo: Uma empresa diz que um componente.
TIPICIDADE.
As intervenções verbais do terapeuta
Gravidez e Aborto. Gravidez Entende-se por gravidez o período de crescimento e desenvolvimento de um ou mais embriões dentro do organismo feminino que.
CLASSE GRAMATICAL: NUMERAL MÓDULO 8
LÍNGUA PORTUGUESA 2013 PROFESSORA: ANNILMA MORORÓ
Pesquisa de Satisfação Agentes de atendimento Fevereiro
O que é e como fazer uma contracepção de emergência?
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Fichamento Professor Douglas P. Silva Material colaboração professor
“COGNATES” ou COGNATOS
COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno.
Os 10 Mandamentos Para o Empreendedor.
Adequação Vocabular Carlos Drummond de Andrade em Procura da poesia: “cada uma (a palavra) tem mil faces sob a face neutra”. Isso quer dizer que por meio.
AULA SOBRE OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
REAÇÕES EMOCIONAIS DIANTE DO SOFRIMENTO / MORTE
Pílula do dia seguinte e interrupção voluntária da gravidez.
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
DS... O quê??? Essa História em Quadrinhos foi criada para falar, de uma forma dinâmica e leve, sobre coisas importantes como amizade, sexualidade, relacionamento,
PÍLULA DO DIA SEGUINTE!!!!!. QUANDO? Nas horas seguintes à relação sexual que se julga de "risco", ou seja, que se efectuou durante o período fértil (entre.
Transcrição da apresentação:

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO MÓDULO 4 RESPOSTAS GRAMÁTICA I – PROFA. MARIA LUIZA

1. (UNICAMP) No folheto intitulado "Saúde da mulher - orientações", distribuído em consultórios médicos, encontramos estas informações acerca de um produto que, aqui, chamaremos "P": A liberdade da mulher pode ficar comprometida quando surge em sua vida o risco de uma gravidez indesejada. Para estas situações, ela pode contar com P, um método de Contracepção de Emergência, ou pós-ato sexual, capaz de evitar a gestação com grande margem de segurança. O ginecologista poderá orientá-la sobre o uso correto desse método. [...] P é um método indolor, bastante prático e quase sem efeitos colaterais. Deve ser tomado num período de até 72 horas após o ato sexual desprotegido, sendo mais efetivo nas primeiras 48 horas. Age inibindo ou retardando a ovulação e torna o útero um ambiente impróprio para que o óvulo se implante. Dessa forma, não pode ser considerado um método abortivo, já que, quando atua, ainda não houve implantação do óvulo no útero. a) A posição assumida no texto se baseia em uma distinção entre (medicamento) contraceptivo e (medicamento) abortivo. Explique o que vem a ser aborto para os fabricantes de P. Para os fabricantes de P., “aborto é a eliminação do óvulo após sua implantação no útero”. b) A partir do trecho transcrito, pode-se dizer que o folheto toma posição numa polêmica que tem um aspecto ético-religioso e um aspecto científico. Qual é a questão ético-religiosa da polêmica? Qual é a questão científica? A questão ético-religiosa diz respeito ao direito (ou não) de suprimir a vida humana; a questão científica diz respeito à definição do momento a partir do qual há vida humana.

2. Alternativa D http://estaticog1.globo.com/2010/06/mack20102s/MACK226.pdf 3. Alternativa A 4. Alternativa E 5. Alternativa E 6. Alternativa B 7. Alternativa E 8. Alternativa A http://educacao.globo.com/provas/enem-2012/questoes/103.html 9. Alternativa B http://educacao.globo.com/provas/enem-2012/questoes/107.html 10. Alternativa B http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/etapa/2010/fuvest/01/q08.pdf

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO MÓDULO 5 RESPOSTAS

1. (UNICAMP) https://www.comvest.unicamp.br/vest_anteriores/2012/download/comentadas/portugues.pdf

2. Alternativa C http://www. insper. edu 2. Alternativa C http://www.insper.edu.br/vestibular/adm-eco/provas- anteriores/ 3. Alternativa A 4. Alternativa E 5. Alternativa C 6. Alternativa B 7. Alternativa E https://www.puc-campinas.edu.br/vestibular- puccampinas/provas-e-gabaritos/2013/ 8. Alternativa C 9. Alternativa C http://www.cops.uel.br/vestibular/2014/provas/1a_Fase/14 601_2_comentada.pdf 10. Alternativa C

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO MÓDULO 6 RESPOSTAS

transitivo direto e intransitivo 1. (FUVEST) http://www.cpv.com.br/vestibulares/FUVEST/2013/resolucoes/resolu cao_fuvest_portugues_2013_f2.pdf Obs.: VIVENCIAR verbo transitivo direto viver (uma dada situação), deixando-se afetar profundamente por ela Ex.: quem já vivenciou a perda de um parente conhece a dor que estou sentindo VIVER intransitivo 1 ter vida, estar com vida transitivo direto e intransitivo 2 aproveitar (a vida) no que ela tem de melhor Ex.: este é um homem que sabe v. (a vida) (...) (Dicionário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa 2009)

2. (UFPel-RS) Cada palavra tem sua forma própria, que envolve o uso correto de letras e sinais diacríticos (acento, trema, til etc...)Fonte comum de erro quanto a esse aspecto são as chamadas parônimas, palavras que têm formas semelhantes mas significados diferentes. Provavelmente por falha no processo de digitação, o texto abaixo, publicado em um jornal, apresenta um problema desse tipo. (03 escores) “A apresentação do projeto de lei que prevê a discriminação da maconha, isto é, a sua legalização, faz emergir na sociedade uma discussão necessária para que seja enfrentado com lucidez o problema da utilização de drogas no Brasil.” a) Que palavra foi empregada indevidamente? discriminação b) Que palavra deveria ter sido empregada? Descriminação (criminalização/descriminalização) c) Que passagem do texto nos leva a confirmar a inadequação? (...)a sua legalização

3. (UNICAMP) http://www. comvest. unicamp 3. (UNICAMP) http://www.comvest.unicamp.br/vest2004/F2/provas/ portbioresp.pdf a) “media training” – marca de uso de palavras em língua estrangeira; “Corra que a Imprensa vem aí” - marca de título. b) No filme, o sentido de “correr” se estabelece por sua relação com “polícia” e implica “ficar longe da mesma”, “sair de perto”, “não se relacionar”, “evitá- la”. Por seu lado, na cartilha, o sentido de “correr” se estabelece por sua relação com “imprensa” e implica “correr” das armadilhas, isto é, “evitar falar mais do que o preciso”, “evitar falar com palavras comprometedoras”, já que não há a possibilidade de se ficar longe dela.

4. (Unicamp) http://www. comvest. unicamp 4. (Unicamp) http://www.comvest.unicamp.br/vest2006/F2/provas/por tbioresp.pdf (Vunesp) http://www.mapadaprova.com.br/provas/vunesp/2011/fun dacao-casa 5. Alternativa B 6. Alternativa C 7. Alternativa B (ESPM) http://www.cpv.com.br/vestibulares/ESPM/2014/semestre1 /resolucoes/resolucao_com_exp_espm_2014_sem1.pdf 8. Alternativa E 9. Alternativa C 10. Alternativa B 11. Alternativa D