Conhecimentos básicos sobre a Grécia e causas da atual crise

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEMAS PARA DISCUSSÃO. TEMAS PARA DISCUSSÃO TEMAS PARA DISCUSSÃO A crise mundial ameaça o crescimento dos países pobres e semi-coloniais, dito “emergentes”
Advertisements

© 2006 Pearson Education Macroeconomia, 4/e Olivier Blanchard
Ensino Médio 3ª Série. Geografia..
Abismo fiscal nos EUA e os Riscos para 2013
O Cenário Econômico Atual
Evolução da Dívida Pública Brasileira e seu Custo
1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Crise europeia e crescimento econômico no Brasil.
1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Juros no Brasil e no Mundo.
8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
SISTEMA FINANCEIRO E EMPRÉSTIMOS INTERNACIONAIS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO PARANÁ - FESP
Conjuntura macroeconômica
Atualidades Prof. Jorge.
Após a recuperação económica do final da década de 70 proporcionada pela aplicação do primeiro acordo com o FMI (Fundo Monetário Internacional), Portugal.
Os diferentes níveis de desenvolvimento
Crise do Euro União monetária faz dez anos na Europa
Atualidades de Geografia Professor : Célio Júnior
Em time que está ganhando se mexe...
CRISE ECONÔMICA ORIGEM: EUA – MERCADO IMOBILIÁRIO
TENDÊNCIAS Consultoria Integrada
Zona Euro Espaço monetário homogéneo constituído por todos os países (membros da EU), que decidiram adaptar o Euro como unidade monetária em 2002 e cumpriram.
SEBRAE – ANEFAC - EPN Economia Brasileira: Desafios.
Economia Brasileira: Desafios
A DÉCADA PERDIDA PROBLEMAS NO COMÉRCIO EXTERIOR
Instituto de Economia – UFRJ
O berço do conhecimento
CENÁRIOS MACROECONÔMICOS Caio Duarte | Economista Chefe.
Europa União Européia:
Curso de Pós-graduação em Gestão Inovadora da Empresa Gráfica Barbara Ribeiro Paula Marcos Yamamoto Martins Vale a pena salvar o Euro? Por Alexandre Schwartsman.
Rodrigo Ávila UnB – 7 de fevereiro de 2013 Conjuntura Nacional.
Situação Económica Mundial Abel M. Mateus Instituto Superior Naval, Março 2003.
1. 2 Economia Brasileira O Desafio da Estabilidade e do Crescimento Sustentado.
IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DA LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: Alguns elementos para discussão CESAR CALLEGARI* * Presidente da Câmara de Educação Básica.
América Platina.
Situação Económica Mundial Abel M. Mateus Instituto Superior Naval, Março 2002.
ECONOMIA PÓS - GUERRA 1ª Guerra Mundial: Houve um crescimento na indústria de aço e motores de combustão interna, eletricidade e petróleo. 1929: Queda.
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
SEMINÁRIO: A PREVIDÊNCIA E A DESONERAÇÃO EM DEBATE Araraquara, 7 de junho de 2013 A Dívida Pública passada a limpo.
1 Assessoria Econômica da FEDERASUL A Inserção Comercial Brasileira.
EPN – ESCOLA PAULISTA DE NEGÓCIOS CENÁRIO ECONÔMICO – O MOMENTO DA ECONOMIA MUNDIAL E SEUS REFLEXOS NO BRASIL.
Slide 1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Análise de Conjuntura Econômica.
X Congresso Ordinário do Sindicato dos Trabalhadores do poder Judiciário Federal no Estado de Minas Gerais – SITRAEMG 25 de abril de 2015 O Servidor Público.
A população européia A Europa não é um continente muito grande, mas apresenta grande variedade étnica, linguística e cultural.
ÍNDIA.
REGIME DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Governador Valadares, 13 de setembro de 2013 Dívida Pública Brasileira – Impacto no seu salário e na sua aposentadoria.
Os diferentes níveis de desenvolvimento
Pouso Alegre, 17 de maio de 2013 O Orçamento Geral da União e o salário dos servidores públicos.
CRISE ECONÔMICA DA ARGENTINA
Ajuste Fiscal e Dívida Pública
Trabalho Elaborado Por: Beatriz Gateira João Piteira.
Déficit Público e Dívida Pública
Qual é a relevância deste tema hoje?
Países Membros Brasil Argentina Uruguai Paraguai Venezuela.
O BRASIL PASSA POR UMA CRISE QUE AFETA QUASE TODOS OS SETORES DA ECONOMIA
Crise global, fragilidades competitivas da Industria Brasileira e a ameaça Chinesa.
A EUROPA DOS 28. HISTÓRICO 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
UNIÃO EUROPEIA BLOCOS ECONÔMICOS – diferentes níveis de integração
A Corrupção e o Sistema da Dívida Pública
A crise está no Mundo inteiro, mas os países mais afectados da Europa são Portugal e Grécia.
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
 O termo BRIC foi criado em 2001 pelo economista inglês Jim O'Neill para fazer referência a quatro países Brasil, Rússia, Índia e China. Em abril de.
Crise Europeia Causas da crise: -Impacto da crise de Salvar bancos e empresas com dinheiro público -Dívidas públicas dos países europeus – gastos.
Dívida Externa. O que é dívida externa  Soma de todos os seus débitos externos - Empréstimos e financiamentos obtidos no mercado internacional pro empresas.
O Estado na Economia Globalizada
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE.
A Grécia, oficialmente República Helênica, é um país europeu localizado na parte meridional dos Bálcãs e confina a norte com a República da Macedônia,
Transcrição da apresentação:

Conhecimentos básicos sobre a Grécia e causas da atual crise CRISE ECONÔMICA GREGA Conhecimentos básicos sobre a Grécia e causas da atual crise

Localização Estado europeu mais ao sul da península dos Balcãs (Albânia, Macedônia e Búlgaria).

Localização Área de grande importância Geoestratégica devido a proximidade com a Ásia e África

Aspectos físicos Apresenta um relevo montanhoso Clima mediterrâneo Grande parte insular

Demografia - População de aproximadamente 11 milhões de habitantes; - Excelente indicadores sociais - Bom IDH (0,942)

Entendendo a crise Grega O governo grego realizou inúmeros gastos públicos na última década 2) Os gastos públicos foram gerados a partir de empréstimos internacionais Aumento dos gastos com funcionalismo público Aumento dos salários Investimento no estado de bem estar social Pouca arrecadação de impostos A economia grega ficou refém da crescente dívida externa

Entendendo a crise Grega 3) O déficit orçamentário grego em 2009 4) A dívida externa grega “Diferença entre o que o governo gasta e arrecada” Cerca de 13,6% do PIB grego 4 vezes acima do permitido pelas regras da Zona do euro Sua dívida está em torno de 300 bilhões de euros O equivalente a US$ 400 bilhões ou R$ 700 bilhões

Entendendo a crise Grega 5) A crise de créditos mundial 6) Falta de confiança dos investidores internacional Gerou uma incapacidade do governo grego de honrar seus compromissos A elevada dívida externa grega acaba gerando uma falta de confiança dos investidores internacionais Falta de empréstimos para o governo Elevação dos juros para futuros empréstimos “uma dívida para pagar outra dívida”

Entendendo a crise Grega 7) Porque a crise grega causa tanta preocupação ? Teme-se que os problemas da Grécia nos mercados financeiros internacionais provoquem um efeito dominó, derrubando outros membros da zona do euro cujas economias estão enfraquecidas, como Portugal, Irlanda, Itália e Espanha. Todos eles enfrentam desafios para reequilibrar suas contas.

Entendendo a crise Grega 8) O que a Grécia está realizando para combater a crise ? Planos para reduzir seu déficit para 8,7% em 2010, e para menos de 3% até 2012 Congelar salários públicos Aumentar impostos A idade para a aposentadoria Iniciando processo de privatizações (Primeiros setores: correios, águas e ferroviário)

Entendendo a crise Grega 9) Como essas medidas foram e estão sendo recebidas na Grécia ? De maneira nem um pouco positiva pela população grega Houve uma série de protestos no país, alguns violentos. Várias greves atingiram escolas e hospitais e praticamente paralisaram o transporte público.

Entendendo a crise Grega 10) E agora ? O que acontece ? Ajuda financeira à União Européia e ao Fundo Monetário Internacional para tirar o país de sua crise de débito. O país está pedindo até 45 bilhões de euros em empréstimos de emergência aos países da zona do euro e ao FMI neste ano

Entendendo a crise Grega 11) Como a situação da Grécia se compara aos outros países europeus. A Grécia não é o único país da zona do euro a violar a regra que afirma que o déficit orçamentário não deve ultrapassar 3% do PIB do país. Na Grã-Bretanha, que não está na zona do euro, esse deficit chega a 13% do PIB. Na Espanha ele chega a 11,2%, na Irlanda a 14,3% e na Itália a 5,3%.