República Oligárquica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
República do Café - I.
Advertisements

BRASIL - REPÚBLICA A REPÚBLICA VELHA.
A revolta da vacina.
CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROFº: DEJALMA CREMONESE
REPÚBLICA VELHA República dos Estados Unidos do Brasil Prof
A REPÚBLICA VELHA OU REPÚBLICA DO (CAFÉ COM LEITE)
República Velha.
ALUNOS=THIAGO,JOÃO,FERNANDO,CLEITON
ESCOLA ESTADUAL BRAZ SINIGÁGLIA
A República Velha Brasileira ( )
REPÚBLICA VELHA ( ).
BRASIL REPÚBLICA (1889 – ) REPÚBLICA VELHA (1889 – 1930) 3 - República Oligárquica (1894 – 1930): OLIGARQUIA = Governo de poucos. Período em que o Brasil.
PRIMEIRA REPÚBLICA.
BRASIL: REPÚBLICA VELHA (1889 à 1930). REPÚBLICA VELHA A República velha é dividida em duas fases: República das Espadas República Oligárquica.
BRASIL: REPÚBLICA VELHA (1889 à 1930). REPÚBLICA VELHA A República velha é dividida em duas fases: República das Espadas República Oligárquica.
MÓDULO 10 – REPÚBLICA VELHA(I)
A República Velha: República da Espada + República das Oligarquias (1889 – 1930) *A República da Espada teve seu início quando os militares lideraram o.
SOCIEDADE AGRARIA BRASILEIRA “TRADICIONAL” CONFLITOS SOCIAIS NO CAMPO
Café: principal produto (agroexportação). Funding Loan (1898):
REPÚBLICA VELHA REPÚBLICA DAS OLIGARQUIAS
REPÚBLICA DE FAZENDEIROS
Primeira República.
Revoltas na República Velha
Trabalho de historia da Politica café com leite 9ano `b`
PRUDENTE DE MORAIS – 1894 a 1898 Foi um governo cauteloso e de apoio à oligarquia cafeeira. Era do Partido Republicano Federal. Incentivou a industrialização.
Revisão República!.
QUEM GOVERNAVA NA PRIMEIRA REPÚBLICA?
3 - República Oligárquica (1894 – 1930):
Nome:Amanda de Souza;Camila Ribeiro; Núbia Karoline;Victor Hugo
REPÚBLICA OLIGÁRQUICA OligArquiA A palavra oligarquia indica, em primeiro lugar, uma forma de governo. O termo vem do grego e significa o governo de poucos.
Movimentos Sociais na Primeira República
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
REVOLTAS E MOVIMENTOS SOCIAIS
BRASIL REPÚBLICA A Queda da Monarquia Fatores: A Questão Religiosa
PROCLAMDA A REPÚBLICA EM XV DE NOVEMBRO DE 1889
Professor Bruno Barreira
MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA
Aula Multimídia.
O governo compraria todo a produção cafeeira para gerar estoques reguladores. Convênio de Taubaté (1906). Solução para a queda na demanda internacional.
Professor Bruno Barreira
TEXTO 1: A história da formação do pensamento sociológico brasileiro
3 - República Oligárquica (1894 – 1930):
História do Brasil República da Espada
IMPERIALISMO. IMPERIALISMO -Dever Moral de levar a civilização e o Desenvolvimento aos povos atrasados.
República :Revoltas Populares
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
República Velha 1889 – 1930.
Revisão P2 República Velha História Professor Bruno Barreira.
REPÚBLICA VELHA.
Guerra de Canudos Duração 4 anos.
Revisão P3 História Revisão P3 História Professor Bruno Barreira.
República da Espada e República Oligárquica
Revoltas rurais na República Velha
O BRASIL ANTES DA SEMANA DE ARTE MODERNA.
. REPÚBLICA DO CAFÉ COM LEITE.
15 de Novembro de 1889 Mal. Deodoro da Fonseca: Ocupação do Quartel-General do Rio de Janeiro Deposição do Gabinete Imperial (Ministros: Ouro Preto – chefe.
BRASIL REPÚBLICA VELHA
O Domínio Oligárquico na República Velha
O Fim do Segundo Reinado
CAUSAS DA CRISE DO IMPÉRIO 3/1/
Retratos do Brasil Republicano
LITERATURA. PRÉ-MODERNISMO 1902 – 1922 BRASIL CONTEXTO HISTÓRICO FINAL DO SÉC. XIX INÍCIO DO SÉC. XX.
REPÚBLICA VELHA ( ).
A PRIMEIRA REPÚBLICA (PARTE II)
REPÚBLICA OLIGÁRQUICA REPÚBLICA OLIGÁRQUICA: café, indústria e movimento operário.
História do Brasil No tempo dos Coronéis
REVOLTAS RURAIS E URBANAS
A República das Oligarquias
República Populista ( ) 1. O Conceito de Populismo O populismo é um regime político e também pode ser visto como uma ideologia que caracterizou.
Transcrição da apresentação:

República Oligárquica

Aspectos Iniciais No período que ficou conhecido como a “República Velha”, o Brasil passava pela transição da fase do trabalho escravo para o regime de trabalho assalariado. A aristocracia cafeeira dominou a vida política do país nesse período, conduzindo-a de modo a defender seus interesses econômicos. Os governadores, deputados e senadores, bem como a maioria dos presidentes da república, eram ligados à monocultura do café.

A república e também chamada do café-com-leite A república e também chamada do café-com-leite. São Paulo era o Estado mais rico do país por causa do café. Minas, com tradição pecuarista, era o grande produtor de leite. A Política dos Governadores – As oligarquias estaduais unidas determinavam a dominante em cada Estado, o presidente apoiava. Em troca esperava os votos e sua eleição. Havia um apoio mútuo entre o presidente e os governos estaduais.

Esquema da política dos governadores Presidente Governadores Políticos locais (coronéis) Eleitores CANDIDATO

Os coronéis e o voto de cabresto Em cada Estado, os governadores precisavam trocar favores com os coronéis. Os coronéis tinham força nas pequenas cidades, quase todo mundo votava nos candidatos por eles indicados. A força dos coronéis, estava no controle da vida das pessoas, nas trocas de favores e nas relações de dependências entre estes e as populações pobres da localidade.

Esquemas do coronelismo Posse de Terras Saúde Empregos Eleitores (curral eleitoral)

Tensões da República Velha Durante a República Velha entre 1889 e 1930, tivemos dois tipos de tensões: Rurais CANUDOS CONTESTADO CANGAÇO Urbanas REVOLTA DA VACINA REVOLTA DA CHIBATA MOVIMENTOS OPERÁRIOS MOVIMENTOS TENENTISTAS

Governo Prudente de Morais

Guerra de Canudos Conflito movido pelo misticismo e fugindo à miséria provocada pelas secas, milhares de sertanejos se reuniram em torno de Antônio Vicente Mendes Maciel, mais conhecido como Antonio Conselheiro, que se dizia enviado por Deus. A Guerra de Canudos, foi descrita magistralmente por Euclides da Cunha no livro – Os Sertões.

Governo de Campos Sales Recuperou a situação financeira do Brasil, abalada pelas revoltas e pelas crises econômicas ocorridas nos governos anteriores. Funding loan – Plano negociado com os banqueiros do exterior. O governo deixaria de pagar os juros durante um determinado período e faria um novo empréstimo. Garantias: rendas da alfândega, da central do Brasil e do abastecimento de água do RJ.

Governo Rodrigues Alves No governo de Rodrigues Alves, a cidade do Rio de Janeiro foi saneada graças ao cientista Oswaldo Cruz. A capital brasileira também foi modernizada pelos trabalhos realizados na administração do prefeito Pereira Passos. Fase de apogeu da cafeicultura em decorrência do Convênio de Taubaté.

Revolta da Vacina Conflito ocorrido entre o povo e os agentes do governo. O fator principal foi a obrigatoriedade da vacinação contra varíola, Vários argumentos destacam-se como pontos importantes para o movimento: Insatisfação do povo contra o bota-abaixo. Questões morais. Possibilidade de golpe dos militares. A possível ineficiência da vacina obrigatória.