SITUAÇÃO DA MULHER NO TRABALHO (parte II) PASSOs, Elizete (2012)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O método Cartesiano Quatro etapas:
Advertisements

Os ideais éticos.
A criança e a cultura lúdica
Immanuel Kant O que é o Iluminismo.
TRABALHO : SENTIDO ONTOLÓGICO
Na espécie humana temos o ser masculino e o ser feminino
UNIP FEP Prof: Msc. Carolina Brum Agosto de 2010
A situação da Igualdade de Género em Portugal
A Formação Histórica das Esferas Pública e Privada
Pensamento Crítico, Prática 2
EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
O ser humano: Estudo apologético (FERREIRA&MYATT, págs )
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
Adam Smith e A Riqueza das Nações
HABERMAS Democracia e a Teoria do Agir Comunicativo
A Economia Política de Karl Marx
Linguagem Dissertativa II
A análise do capitalismo por Karl Marx
CIDADANIA.
Aconselhamento Psicológico numa visão fenomenológico-existencial
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
TRABALHO – SENTIDO ONTOLÓGICO
Segundo Émile Durkheim
A Natureza Definições... Conjunto dos seres e das coisas que constituem o universo, o mundo físico; tudo o que, no universo, não aparece como transformado.
“O MUNDO NÃO É, O MUNDO ESTÁ SENDO”
Curso Direito à Memória e à Verdade
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
GÊNERO.
Amor e Sexualidade.
O comportamento é uma manifestação do maneirismo e é inteiramente capturado pelos critérios incidentais da arena pública.
AULA 06 HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I.
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Immanuel Kant
1. Para viver em sociedade, todo indivíduo precisa internalizar determinados conjuntos de normas sociais e transformá-los em sua vida prática em comportamentos.
PSICOLOGIA DO TRABALHO
As possibilidades e os limites da razão
Março Lilás 2015 Março A participação igualitária de mulheres e homens não se resume a um número ou a uma percentagem (50% para homens e 50% para.
O QUE É FILOSOFIA ?.
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
- Homem como animal político
Aprendi Clique.
Que sociologia política é essa?
Os Estilos de Liderança
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
O ESTADO NÃO SOMENTE TEM PODER MAS ELE É UM PODER.
CAESP – Filosofia – 1A e B – 08/04/2015
Escola Básica Sebastião da Gama - Estremoz
SOCIOLOGIA MÍDIA E POLÍTICA
A liturgia do 15º Domingo do Tempo Comum Recorda-nos que Deus atua no mundo através dos homens e mulheres que Ele chama e envia como testemunhas do.
IDEOLOGIA.
O texto e suas propriedades 1ª parte
Modos de Produção Em Karl Marx.
CORREÇÃO Dever de Casa - Platão (Respostas no livro, Capítulo V, pag )
Conscientização -- antonio frutuoso -- Casa da Juventude do Paraná.
INTRODUÇÃO – Na sequência do estudo da Epístola de Paulo a Tito, analisaremos hoje a primeira parte do seu segundo capítulo. – A igreja local tem vários.
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
Aborto O argumento pró-escolha de Michael Tooley Pedro Galvão Departamento de Filosofia Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Ética.
A FUNDAMENTAÇÃO METAFÍSICA DOS COSTUMES. O Homem deve também acreditar no Homem Boa ideia…! Assim já posso ir de férias.
INOBJETIVIDADE DA EXISTÊNCIA
KARL JASPERS
CRITÉRIOS DE JUSTIÇA PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA DE POLÍTICAS PÚBLICAS: reconhecimento, redistribuição, representação e realização. José Henrique de Faria.
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
Curso: Sociologia do Trabalho Prof. Dr. José dos Reis Santos Filho Aula 03 A distinção entre Labor e Trabalho em H. Arendt.
Os exemplos das filhas de Eva. Muitas mulheres no mundo lutaram bravamente pela realização de seus sonhos. Muitas vezes limitadas pelo preconceito.
Atividade racional que transforma o meio natural
PRINCÍPIOS DO DIREITO PENAL
Immanuel Kant Köenigsberg (Alemanha). ( ).
Indivíduo e sociedade Capítulo 3. Karl Marx, os indivíduos e as classes sociais Devemos analisar os individuos de acordo com o contexto de suas condições.
A BASE ECONÔMICA DA SOCIEDADE
Transcrição da apresentação:

SITUAÇÃO DA MULHER NO TRABALHO (parte II) PASSOs, Elizete (2012)

Divisão entre o Público e o Privado Esta divisão carrega significações que para serem desveladas exigem a compreensão dos dois termos: Público é tudo aquilo que merece ser mostrado, que possui um valor independente da época ou da situação. É através deles que os indivíduos se eternizam e transcendem. Privado identifica-se com o que não deve ser iluminado, que precisa ser protegido, guardado. (Arendt, 1975)

Divisão entre o Público e o Privado Na Grécia antiga, o público identificava-se com a vida política, vivida por pessoas com poder argumentação e decisão, em oposição à vida privada, que acontecia naquela desenrolada cena do lar, por pessoas que não participavam da vida da pólis, como escravos e mulheres. Estabelece-se com isso a distinção entre as esferas da vida pública e da privada e o domínio da primeira sobre a segunda.

Divisão entre o Público e o Privado Também, para garantir a satisfação das necessidades dos indivíduos, estabelece-se que a mulher seja responsável pelo trabalho reprodutivo e o homem pelo produtivo. A distribuição desses papéis por sexo serve para naturalizar situações sociais, demarcar os limites da masculinidade e da feminilidade: Afirma Arendt(1975) era a necessidade que reinava sobre todas as atividades exercidas no lar, enquanto a esfera da pólis, ao contrário, era a esfera da liberdade e sua condição era a superação das necessidades da vida familiar.

Divisão entre o Público e o Privado Colocam-se, com isso, os limites e as possibilidades dos indivíduos a partir do seu sexo. Para homens, pertencentes ao mundo da pólis, do público, o limite é a liberdade; Ao contrário das mulheres, que vivem na luta contínua para ultrapassar a limitação que as necessidade impõem, afinal, elas são indicadas para o papel de guardiãs da comida e do teto.

Divisão entre o Público e o Privado Sua liberdade depende de tal superação, que parece fadada a não acontecer. Primeiro porque a espécie precisa ser reposta e as necessidades para garantir sua existência se sucedem. Em segundo lugar, porque, encerradas no privado, estarão impedidas de aprender outras regras que não sejam as da submissão, da doação, da sublimação de seus sonho e desejos.

Divisão entre o Público e o Privado Conforme Bourdieu (1995) colocadas do lado privado, portanto excluídas de tudo o que é da ordem do público, do oficial, elas não podem intervir enquanto sujeitos, na primeira pessoa, nos jogos onde a masculinidade se afirma e se realiza. A Não participação feminina na esfera pública traz embutida sua invisibilidade, uma vez que é ela que marca a presença do indivíduo no mundo e que garante a sua imortalidade.

Divisão entre o Público e o Privado A relação de poder que existe entre a vida pública e privada na sociedade ocidental, marcada pelo androcentrismo, tem colocado o privado à mercê do público, conquanto este precisa daquele para garantir sua presença. O mesmo ocorre com o sexo feminino, que se coloca na dependência do homem para aparecer, o que tem resultado em silenciamento da história feminina.

Divisão entre o Público e o Privado Para Arendt(1975) o ser humano que vive na esfera privada não se dá a conhecer, e, portanto é como se não existisse. O que quer que ela faça permanece sem importância ou consequência para os outros, e o que tem a importância para ele é desprovido de interesse para ele.

Divisão entre o Público e o Privado Dentro dessa lógica é que o trabalho realizado pelas mulheres no lar nunca é considerado como tal e sim como algo de menor importância, um simples labor que não precisa ser mostrado, porque não possui a dignidade, dos feitos que valem a pena serem lembrados. Subjaz ao desvalor concedido ao trabalho doméstico dois elementos importantes: 1 – o fato de ele não gerar, pelo menos explicitamente, valor de troca. II – a condição em que o mesmo se dá.

Divisão entre o Público e o Privado A idéia é que o homem produz bem e riquezas, enquanto a mulher limita-se a consumi-los, quando muito reproduzi-los. A verdade continua velada, pois sabemos que desprezo com que se trata o trabalho desenvolvido no espaço privado é, no mínimo, decorrente de má-fé, um problema moral grave.

Divisão entre o Público e o Privado Ao desqualificar o labor, colocando-o em posição inferior ao chamado trabalho produtivo, desqualifica-se, por extensão, quem o realiza e se o coloca numa posição de inferioridade. Dentre outras questões, porque as mulheres são consideradas seres de afetividade em mundo onde a razão é critério da verdade e condição para o exercício do poder.