3Alsit Apresenta: Projeto Biogás

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Do petróleo ao plástico
Advertisements

Utilização de biodigestor: Viabilidade técnica e econômica
Limites de Emissão para Ônibus Diesel ônibus a etanol de 3ª geração Euro I NOx (g/kWh) Euro II Euro III Euro V Euro IV 2,0.
AQUECEDORES DE ÁGUA POR ENERGIA SOLAR
Escola Básica Secundária de Santa Maria Ilha de Santa Maria - Açores Formosa 6 12º ano de química Maria Cristina Coelho.
Compromisso com a perspectiva participativa, envolvendo:
Energia que move o Mundo.
Energias Químicas no Cotidiano
Energia Limpa . Nome: Anne Carmim ..
Escola EBI/JI Padre Joaquim Flores
Emissões NOx (g/km) HC CO CONAMA 315/02 0,3 0,25 2,0 1ª Geração PRIUS
BIOMASSA Energia alternativa.
Estimativa do Potencial Energético
V Oficina de PIR na USP Alex Leão Genovese Análise da biomassa
Lixo Orgânico Componentes: Catarina Lima Daniel Lima
Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Introdução à Engenharia Ambiental
ENERGIA E MEIO AMBIENTE
BIOCOMBUSTIVEL.
Clica com o Rato sobre os pontos de interesse
QUÍMICA ORGÂNICA E SEUS DERIVADOS
Grupo 4- Energia de Biomassa
Biomassa.
Biomassa.
FÍSICA 3 ENEM 2007.
O USO DOS BIODIGESTORES ANAERÓBIOS EM ÁREAS RURAIS
Energia limpa.
Empresas de biomassa.
AVALIAÇÃO DA PRÉ-HIDRÓLISE QUÍMICA E ENZIMÁTICA NO TRATAMENTO DA BIOMASSA RESIDUAL DA SUINOCULTURA VISANDO A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE GERAÇÃO DE ENERGIA.
Antonio José de Figueiredo
2005 Gás Boliviano: Mm³/d Gás Argentino: Mm³/d Produção Nacional: Mm³/d Gás Natural Liquefeito: Mm³/d TOTAL: Mm³/d Consumo.
BIOMASSA.
Química Orgânica e os derivados do petróleo
CARACTERIZAÇÃO DOS RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS continuação...
I Conferência sobre Planejamento Integrado de Recursos Energéticos – Região Oeste Paulista Novos Instrumentos de Planejamento Energético Regional visando.
Química Orgânica 2014 – prof Marcelove
Fontes de Energia Renováveis Biomassa Escola Básica e Secundaria de Salvaterra de Magos 27 de Maio 2011 Física e Química A Prof.: Regina Almeida.
BIOMASSA Letícia e Gabriela 2M2.
Renato de Oliveira Santos RA: Keila Cristina Costa Ramos RA: B005EA-9 Ana Eliza M. Bastos RA: Luiz Cláudio Gonçalves RA: Paulo.
FONTES DE ENERGIA.
Fontes de Energia.
Professores: Aline De Bona e Humberto Oliveira
PETRÓLEO.
Profª Karoliny D. Lecheski Química
TI VERDE: SUSTENTABILIDADE NA ÁREA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
BIODIESEL ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ – USP
CAPACIDADE DE REALIZAR TRABALHO
Lixo, para onde vai esse resíduo?
Materiais x Equipamentos
Novos Instrumentos de Planejamento Energético Regional Visando o Desenvolvimento Sustentável Resultados da Caracterização do Potencial Regional Oficina.
PROJETO BIODIGESTOR E BIODECOMPOSITOR DOMÉSTICO:
Células de combustível
Biodigestores Disciplina: Atividade Agrícola e Meio Ambiente
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
Semana do Meio Ambiente
Meio Ambiente e Relações Internacionais 4°RI Bruno Juliana S. Maila Natalia A. Víktor Wilson.
3 Analisar perturbações ambientais Habilidades
Para nós, a conscientização, a economia verde, a erradicação da pobreza e o acesso ao alimento, são fundamentais para alcançar o verdadeiro desenvolvimento.
Química Ambiental Água Professor: Francisco Frederico P. Arantes.
Conclusão Material e Método Fundamentação teórica Introdução Referências Bibliográficas Resultados e Discussões. Utilização da biodigestão anaeróbia da.
Energia das Biomassas.
Carvão Mineral Uso em siderúrgicas e termoelétricas
Conecte - Capítulo 9. Modelo de desenvolvimento vigente:  Baseado em recursos poluentes e não-renováveis. Desafio da sociedade atual:  Rever padrões.
Água – fundamental para vida.
FACENS – FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA
QUÍMICA – APOSTILA 1 POR QUE ESTUDAR A QUÍMICA?. ONDE ESTÁ A QUÍMICA? Os conhecimentos químicos são fundamentais para a obtenção de muitos produtos presentes.
ENERGIAS RENOVÁVEIS Prof. Jean Galdino.
Uso da energia Proveniente da Biomassa
Geração e distribuição de energia elétrica
Distribuição de energia Aula 19. Distribuindo energia É um índice que serve de comparação entre os países, com o objetivo de medir o grau de desenvolvimento.
Transcrição da apresentação:

3Alsit Apresenta: Projeto Biogás Gás de cozinha produzido da biomassa urbana Aproveitamento do lixo orgânico doméstico Produção de adubo orgânico

Nessa mistura o gás metano é o combustível. O que é BIOGÀS Gás produzido pela fermentação de dejetos animais e vegetais, constituído principalmente de gás metano (40 a 80%) e gás carbônico (20 a 60%). Nessa mistura o gás metano é o combustível.

Equivalência do biogás em relação a outros combustíveis Outro Combustível Biogás (m3) 1 Litro de Gasolina 1,63 1 Litro de Óleo Diesel 1,80 1 Litro de Querosene 1,73 1 Litro de Álcool Etanol (combustível) 1,26 1 kg de Gás Butano (GLP) 2,20 1 kg de lenha 0,65 1 kWh de Energia Elétrica 0,70 FONTE: http://www.tcc.sc.usp.br/tce/disponiveis/18/180500/tce-26042010-091847/ OLIVEIRA, Rafael Deléo e. Geração de energia elétrica a partir do biogás produzido pela fermentação anaeróbia de dejetos em abatedouro e as possibilidades no mercado de carbono. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo. Curso de Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas de Energia e Automação. São Carlos, 2009

Biofertilizante Resíduo resultante da biodegradação dos dejetos animais e vegetais, após a produção do biogás e que serve como adubo orgânico.

Representação de um biodigestor tipo Indiano H: altura do nível do substrato Di: diâmetro interno do biodigestor Dg: diâmetro do gasômetro Ds: diâmetro interno da parede superior H1: altura ociosa (reservatório do biogás) H2: altura útil do gasômetro A: altura da caixa de entrada E: altura de entrada do cano com o afluente. Representação de um biodigestor tipo Indiano FONTE: /http://www.tcc.sc.usp.br/tce/disponiveis/18/180500/tce-26042010-091847/ OLIVEIRA, Rafael Deléo e. Geração de energia elétrica a partir do biogás produzido pela fermentação anaeróbia de dejetos em abatedouro e as possibilidades no mercado de carbono. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo. Curso de Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas de Energia e Automação. São Carlos, 2009

Biodigestor de 300 m3 FONTE: http://www.tcc.sc.usp.br/tce/disponiveis/18/180500/tce-26042010-091847/ OLIVEIRA, Rafael Deléo e. Geração de energia elétrica a partir do biogás produzido pela fermentação anaeróbia de dejetos em abatedouro e as possibilidades no mercado de carbono. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo. Curso de Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas de Energia e Automação. São Carlos, 2009

Biodigestor de grande dimensão Fonte: http://www.milkpoint.com.br/anuncie/novidades-dos-parceiros/3-simposio-internacional-star-milk-carro-eletrico-biodigestor-usina-de-biodiesel-e-muito-mais-47876n.aspx

Números do Lixo No Brasil são produzidos 240 milhões de toneladas de lixo por dia Equivale a aproximadamente 1,25 kg/pessoa/dia O lixo orgânico corresponde a cerca de 35% desse total Implica em aproximadamente meio quilo por pessoa por dia Em São Luís são 500 toneladas de lixo orgânico por dia São Luís gasta R$ 155 milhões por ano com o lixo Representa um gasto de R$ 0,40 por quilo de lixo orgânico Detalhe: valor gasto para jogar o lixo fora

Projeto Biogás Objetivo: Aproveitar todo lixo orgânico produzido no ambiente doméstico, transformando-o em biogás e adubo, reduzindo os impactos ambientais do mesmo. Para isto foi desenvolvido um sistema chamado biodigestor celular onde todo resíduo orgânico doméstico será armazenado

Biodigestor Celular: Desenvolvido pelo Prof Veneraldo Costa, é um biodigestor formado pela interligação de vários recipientes nos quais são armazenados os resíduos domésticos. Dentro desses recipientes ocorre a fermentação e produção do biogás e do adubo. O gás produzido em todos os recipientes é conduzido a uma única saída que pode alimentar a chama em um fogão a gás.

Biodigestor Celular

Cada cozinha da cidade deverá armazenar seu lixo no recipiente, que constitui uma célula de um biodigestor. Cada célula pode conter até 10 kg de matéria orgânica.

As células serão conduzidas para local adequado onde serão interligadas para produzir o biogás que será conduzido por tubulação

Um sistema desses pode ser montado em escolas, sítios, chácaras e outros ambientes com espaço disponível. Neste caso será necessário armazenar e acompanhar a pressão do gás produzido

Sistema para armazenamento de biogás

Sistema para acompanhar o volume e a pressão do biogás

É possível a utilização do biogás em veículo, desde que seja feita a purificação do mesmo

Na SBPC 2012 UFMA

Na SBPC 2012 UFMA

Na SBPC 2012 UFMA

No Laboratório