PROJETO DE PESQUISA
NORMAS DO TCC
PROJETO DE PESQUISA DEVE RESPONDER ÀS SEGUINTES PERGUNTAS O QUE PESQUISAR? (definição do problema, hipóteses, base teórica e conceitual) POR QUE PESQUISAR? ( justificativa da escolha do problema) PARA QUE PESQUISAR? ( propósitos do estudo, objetivos) COMO PESQUISAR? (Metodologia) QUANDO PESQUISAR? ( cronograma de execução) COM QUE RECURSOS PESQUISAR? ( orçamento) QUEM REALIZARÁ A PESQUISA? (equipe de trabalho, pesquisadores, coordenadores, orientadores)
ESTRUTURA DO PROJETO CAPA Dados de identificação da instituição, unidade de ensino, curso, disciplina, título do trabalho, aluno, data e local SUMÁRIO Enumeração dos principais capítulos e seções do trabalho
INTRODUÇÃO Apresentação do tema Identificação e justificativa do problema Fundamentação Objetivos
METODOLOGIA Delineamento da pesquisa População e amostra Plano de coleta de dados Análise de dados Variáveis
CRONOGRAMA Quadro com etapas da pesquisa e tempo previsto para a execução de cada uma ORÇAMENTO Quadro com a relação dos recursos necessários, sua quantidade e custo. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Lista de todas as obras mencionadas no decorrer do texto.
TRABALHOS Dança-educação: o corpo e o movimento no espaço do conhecimento Ida Mara Freire Dançar jogando para jogar dançando Fabiana Morroni Della Giustina (Dissertação) Dança: memórias nos corpos cênicos Julia Ziviani Vitiello (Tese) Diplomados em dança: um diagnóstico sobre este profissional e seu campo de atuação Lilian F. Vilela (Secretaria Do Estado De São Paulo)
TRABALHOS A dança das descobertas Um olhar para Klauss Vianna Maria De Fátima De A. Silveira, Dulce Maria Rosa Gualda, Vera Sobral, E Ademilda Mariade S. Garcia Um olhar para Klauss Vianna Neide Neves (Puc-Sp) A educação e a fábrica de corpos:a dança na escola Márcia Strazzacappa Aptidão física e saúde de praticantes de dança e de escolares Lia Geraldo Grego, Henrique Luiz Monteiro, Aguinaldo Gonçalves, Carlos Roberto Padovani
TRABALHOS Imagens da oralidade na dança um estudo coreográfico Silvia Maria Geraldi (Dissertação) A cena da dança enquanto ação socioeducativa: um foco no corpo do jovem em privação de liberdade. Maria Sofia Vilas-Boas Guimarães (Dissertação) A cinderela no mundo da dança Hilem Estefania Cosme De Oliveira (Monografia) A dança de São Gonçalo: pre-leitura coreológica e história Valéria Rachid Otávio
TRABALHOS Klauss Vianna e a preparação corporal do ator uma reinvenção da coreografia pelo teatro moderno brasileiro Joana Ribeiro Da Silva Tavares A dança e a ginástica como práticas pedagógicas na educação física Fernanda Gomes Teixeira Dança e deficiência: proposta de ensino Rosangela Bernabé (Dissertação)
TRABALHOS A realização de uma dança sensível como facilitadora do desenvolvimento da imagem corporal Lidia Costa Laranjeira (Monografia) Um olhar sobre a prática da dança de salão Cleuza Maria De Almeida Dança: uma interação entre o corpo e a alma dos idosos Mônica De Ávila Todaro (Monografia) Níveis de aptidão física e análise de tendências posturais em bailarinas clássicas Sérgio Roberto Adriano Prati, Alessandra Regina Carnelozzi Prati
ORIENTADORES Lia Geraldo Grego Muniz – dança educação física e saúde; Carolina – dança educação e arte; Mário Mateus Sugizaki – educação física, saúde;
REGULAMENTO TCC Os TCCs são realizados por dois alunos. Os TCCs deverão ser redigidos em formato de artigo científico. É obrigatório a apresentação oral e argüição do TCC mediante banca composta de três avaliadores, desde que o trabalho escrito atinja nota superior a 5,0. Caso a nota seja inferior a 5,0 o trabalho estará automaticamente reprovado. Todos os projetos deverão ser encaminhados para apreciação e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa.
Apresentação do trabalho escrito Entregar três cópias da monografia seguindo as normas do trabalho de conclusão de curso de Pós Graduação das Faculdades Integradas de Bauru. Os exemplares deverão ser entregues encadernados em espiral na data estipulada pela coordenação de curso.
Conteúdo do trabalho Capa (modelo 1) Página de rosto (modelo 2) Ficha catalográfica (modelo 3) Nomes dos examinadores (modelo 4) Dedicatória* Agradecimentos* Resumo Abstract Sumário Introdução Objetivo Metodologia Resultados Discussão Conclusão Referências Anexos* *itens não obrigatórios Trabalhos de revisão: não há necessidade de metodologia e resultados e discussão mas os capítulos abordados
Apresentação oral do trabalho Tempo de apresentação: 20 minutos Argüição: 10 minutos Banca da apresentação oral será a mesma do trabalho escrito