Docente: Hermenegildo Guimarães

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DEFINIÇÃO IMAGEM - do latim imago, que significa figura, sombra, imitação. É uma representação figurada e relacionada com o objeto representado por sua.
Advertisements

LINGUAGEM: SIGNIFICAÇÃO E CONTEXTOS
REGRAS DE SEGURANÇA DOCENTE: Luís Leal
Antropologia : Como Ciência e Cultura.
Meios de Comunicação Social
SIGNO: o que é? Dicionário Aurélio século XXI: do lat. Signu. s.m.:
O PROBLEMA DA LINGUAGEM
Linguagem e Interação.
LINGUAGEM COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
Semiótica – Teoria dos Signos
Ensino de Português como L2
Expressão Plástica Luz / Cor.
O código no qual se estrutura determinada linguagem, ou seja, a sua forma, está ligada a certos traços da matéria de expressão.
Fotojornalismo.
GRAFISMO INDÍGENA.
Texto verbal, não verbal e sincrético
A Pré-História da Linguagem Escrita
Graffitis Graffitis….
Prof. Geordano Valente Raad
Educação Visual e Tecnológica
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
Comunicação Empresarial
Comunicação & Expressão
1º Ano do Ensino Médio Colégio Gonzaga Profa. Vívian
Ícone, índice e símbolo.
COMUNICAÇÃO VISUAL Origem e conceito de comunicação, o processo de comunicação visual. O Indício, o Ícone, Sinal e Símbolo como signos adotados na comunicação.
10 Competências do Professor Moderno
Educação Visual e Tecnológica
Tipos de Comunicação.
Comunicação Escola: Coopen Rio Verde – GO Aluno:Gabriel
O que é a linguagem? Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo e qualquer processo humano capaz de.
COMUNICAÇÃO Tudo o que nos envolve estabelece connosco um diálogo, transmite-nos uma informação. Recebemos mensagens através dos gestos, das expressões.
LINGUAGEM O que é linguagem ? A linguagem é própria do ser humano ?
LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
LINGUAGEM.
II Unidade Semiótica (Análise).
ANÁLISE TEXTUAL ANÁLISE TEXTUAL PROF. ROBERTO PAES AULA 1.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Planejamento Redes Sociais Província Di Salerno. Ampliar e fortalecer a presença da marca no ambiente digital Criar laços e maiores interações com o público.
Introdução à semiótica
LÍNGUAS DE SINAIS As línguas de sinais são línguas naturais, pois surgiram do convívio entre as pessoas. As línguas de sinais podem ser comparadas no que.
Técnicas de Compressão de Dados
II Unidade Semiótica.
Trabalho realizado por: Igor Silva Fot.14
Semiologia Tipos de Signo Curso: Técnico de Fotografia
A construção e preservação da imagem “A imagem do produto e da empresa (como instituição) formam seu patrimônio maior, que deve ser construído e preservado,
Semiologia Tipos de signos
Criações visuais/ história da arte e HQ's
Prevenção Rodoviária.
Tipos de Signos Bruno Pereira, nº: FT14.
Tipos de signos Catarina Ferreira º de Fotografia
Tipos de signo Trabalho realizado por: Cláudia Alves nº Fotografia14
Conceitos Introdutórios
CAP 23 – IDENTIDADE NARRATIVA
Maria de Lourdes Bacha Senai
Introdução: A imag A tradição a imagem Introdução: A imagem (lat. Imago) – Antiguidade Romana: máscara mortuária e espectro ou alma do morto No começo.
Criação da marca.
ESCOLA: COOPEN SÉRIE: 5°ANO A ALUNO: DIÔGO. E nossa comunicação como vai ?
CEJA/CECIERJ Módulo 1 – Unidade 1. É o conjunto de conhecimentos de um povo, transmitidos através de gerações. Estes conhecimentos congregam arte, folclore,
Pictogramas Fonogramas Ideogramas Abstrato.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Arte
Escola: COOPEN COC Série: 5º ano B Aluna: Maria Júlia Bueno Vieira
COMUNICAÇÃO VISUAL Origem e conceito de comunicação, o processo de comunicação visual. O Indício, o Ícone, Sinal e Símbolo como signos adotados na comunicação.
Linguagem e Língua Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo significado pode ser usado coletivamente.
Semiótica ou teoria dos signos
Meios de comunicação. Meios de comunicação Meios de comunicação Os meios de comunicação são tudo o que usamos para comunicarmos com os outros. Existem.
Comunicação e Expressão PROFA. BRUNA PANZARINI Aula 5.
COLÉGIO SÃO JOSÉ PRODUÇÃO DE TEXTO – 6º ANO
LÍNGUAS DE SINAIS As línguas de sinais são línguas naturais, pois surgiram do convívio entre as pessoas. As línguas de sinais podem ser comparadas no que.
Transcrição da apresentação:

Docente: Hermenegildo Guimarães Tipos de Signos Docente: Hermenegildo Guimarães Aluna: Telma Vieira nº99172 1ºFotografia

Introdução Neste trabalho vou apresentar os tipos de signos, o que significam e falarei deles por algumas imagens.

O que são signos? Os signos são instrumentos que servem para transmitir uma mensagem/informação ou alguém ou alguma coisa. A comunicação tem vindo a evoluir, através de sons, gestos, palavras, sinais e símbolos.

Índice/Indícios Facto imediatamente percetível que nos dá a conhecer qualquer coisa a propósito de um outro que não é imediatamente percetível. Algo que pode ter acontecido ou que irá acontecer e que acontece por fenómenos naturais.

Exemplos: Os rastos de fumo indiciam que passou aqui um avião. A imagem do sol indicia que está a anoitecer e mais um dia a acabar.

A gota de água indicia que estava a chover.

Sinais Facto produzido artificialmente para servir de índice. Transmitem uma informação que é percebida por todos da mesma maneira. São simples, de apreensão rápida e servem para informar e/ou identificar locais e serviços. É preciso que as pessoas conheçam antecipadamente o código sinal. É uma informação visual cujo sentido exige um conhecimento prévio do seu significado. Alguns sinais são universais.

Este sinal de trânsito indica aos automobilistas que é proibido virar na próxima rua à sua direita. Esta sinal esteja onde estiver explicita que naquele local é proibido fotografar. O sinal de trânsito STOP e o Semáforo vermelho transmitem aos automobilistas que devem parar obrigatoriamente.

Símbolo Sinal que marca uma relação analógica, constante de uma dada cultura, com o elemento que significa. Representa uma marca ou uma identidade Redes socias: Facebook, Twitter e Instagram Programa televisivo: Sic Modalidade: Zumba

Ícone Signo no qual existe uma semelhança topológica entre o significante e o significado. Uma pintura, uma fotografia são ícones na medida em que possuem uma semelhança com o objeto pintado ou fotografado. Caricatura de Ricardo Quaresma, jogador do Futebol Clube do Porto: O ‘’Mustang’’ Indomável