Etapas : Algoritmo é uma sequência lógica de instruções que podem ser executadas. É importante destacar que qualquer tarefa que siga um certo padrão.

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Transcrição da apresentação:

Etapas : Algoritmo é uma sequência lógica de instruções que podem ser executadas. É importante destacar que qualquer tarefa que siga um certo padrão pode ser representada por um algoritmo; entretanto, para montá-lo é necessário dividir a tarefa em três fases fundamentais.

Etapas de um algoritmo ? Entrada: São as informações que iniciam o algoritmo. Processamento: São os passos necessários para atingir a meta. Saída: São os resultados do processamento. de ser julgada.”

Exemplo de Algoritmo? Problema: Calcular a média final dos alunos da 8ª Série. Os alunos realizarão quatro provas: P1, P2, P3 e P4.

Construção de um Algoritmo Para montar o algoritmo proposto, fazem-se três perguntas: 1) Quais são os dados de entrada? Resp.: P1, P2, P3 e P4. 2) Qual será o processamento a ser utilizado? Resp.: Somar todos os dados de entrada e dividi-los por 4 3) Qual será o dado de saída? Resp.: A média final

Algoritmo: Recebe a nota da prova P1 Recebe a nota de prova P2 Some todas as notas e divida o resultado por 4 Mostre o resultado da divisão 5 5

Verificação do Algoritmo: Ao desenvolver um algoritmo, em seguida ele deverá sempre ser testado para verificar o seu bom funcionamento. Esta verificação chama-se: Teste de Mesa, onde é simulada a execução das instruções do algoritmo para provar se os passos utilizados levarão ao resultado esperado ou não. 6

Do exemplo anterior: Nota da Prova P1 Nota da Prova P2 Dá-se valores à tabela abaixo: 7 7

O que é um diagrama de bloco? Uma forma eficiente de representar os passos lógicos de uma determinada tarefa é a utilização de um diagrama de blocos porque ele segue um padrão, fazendo com que o seu entendimento ( mesmo não estando a par do problema em questão) torne-se bastante facilitado. 8

Diagrama de Blocos Através do uso do diagrama pode-se definir uma sequência de símbolos, com significado bem definido, assim a sua principal função é a de facilitar a visualização dos passos de execução de uma tarefa. 9

Simbologia Padrão Em um diagrama de blocos existem diferentes símbolos e no quadro a seguir, são mostrados alguns dos principais símbolos utilizados: No interior do símbolo é escrito uma expressão matemática ou lógica, uma ação, um índice e etc., o que for relevante mostrar, pois somente os símbolos vazios não significarão nada. Veja o exemplo na Tabela. 10 10

Simbologia ? Cada uma destas formas se aplica a uma determinada ação como está indicado. Existem outras formas que podem ser aplicadas. 11

Simbologia: 12

Exemplo de Diagrama de Blocos Percebe-se que no primeiro exemplo (da bala) uma sequência lógica foi seguida, utilizando somente as informações diretas, porém no segundo exemplo (da média) foi utilizado um cálculo e a seguir, foi exibido o seu resultado final. 13

14

SÍNTESE 15 Há diversas formas de representação de algoritmos que diferem entre si pela quantidade de detalhes de implementação que fornecem ou, inversamente, pelo grau de abstração que possibilitam com relação à implementação do algoritmo em termos de uma linguagem de programação específica. Dentre as principais formas de representação de algoritmos destacam-se: a descrição narrativa, o fluxograma convencional e o pseudocódigo (ou linguagem estruturada). 15

ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM 1) Construa um diagrama de blocos que: • Leia a cotação do dólar • Leia um valor em dólares • Converta esse valor para Real • Mostre o resultado 2) Desenvolva um diagrama que: • Leia 4 (quatro) números • Calcule o quadrado para cada um • Somem todos e • Mostre o resultado 16

ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM 3) Construa um algoritmo para pagamento de comissão de vendedores de peças, levando-se em consideração que sua comissão será de 5% do total da venda e que você tem os seguintes dados: • Identificação do vendedor • Código da peça • Preço unitário da peça • Quantidade vendida A seguir, construa o diagrama de blocos do algoritmo desenvolvido, e ao final, faça um teste de mesa. 17

ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM 4) Identifique os dados de entrada, processamento e saída no algoritmo abaixo: • Receba código da peça • Receba valor da peça • Receba Quantidade de peças • Calcule o valor total da peça (Quantidade * Valor da peça) Mostre o código da peça e seu valor total 18