Morte de Bin Laden estampa camisetas, canecas e calcinhas nos EUA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A era dos impérios
Advertisements

O Imperialismo e o colonialismo
O IMPERIALISMO.
A Segunda Revolução industrial
1914 – 1918.
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
Unidade 1 A ERA DO IMPERIALISMO.
ÁFRICA A ERA DO IMPERIALISMO.
Formação do mundo atual
Os EUA no século XIX: Aumento populacional:
1. Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia.
- CAPITALISMO INDUSTRIAL.
IMPERIALISMO.
IMPERIALISMO SÉCULO XIX OU NEOCOLONIALISMO
O IMPERIALISMO Prof. Ms. Wladmir coelho
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO OBJETIVOS ANALISAR.
A REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS.
O IMPERIALISMO NA ÁSIA E NA ÁFRICA
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO
‘’Trabalho de historia o imperialismo’’
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
Geografia Geral Prof. JORGE.
SÉCULO XIX – O SÉCULO DAS TRANSFORMAÇÕES
MUNDIALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO.
Imperialismo no Século XIX
IMPERIALISMO ( NEOCOLONIALISMO )
IMPERIALISMO DEFINIÇÃO: “ [...] dominação política e econômica, direta ou indireta, de uma nação mais rica e poderosa sobre outra mais pobre e fraca.
NEOCOLONIALISMO Prof. Anísio
A Segunda Revolução Industrial e o Imperialismo
Multimídia em aulas de História
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
Neocolonialismo e o caso africano. O que é neocolonialismo? Durante o século XIX, principalmente em sua segunda metade, desenvolveu-se um processo de.
IMPERIALISMO Professor Ricardo Professor Ricardo.
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
O Capitalismo e a construção do espaço geográfico
A Primeira Guerra Mundial
"A burguesia não pode existir sem constantemente revolucionar os instrumentos de produção e, portanto, as relações de produção e, com elas o total das.
A Primeira Guerra Mundial
ESTADOS UNIDOS.
O MUNDO ENTRE GUERRAS Capítulo 1 2° EM - Conecte.
Evandro Albuquerque de Andrade
Capítulo 16 – Processo de desenvolvimento do capitalismo
Imperialismo ( Neocolonialismo)
Revolução Industrial na Europa (Séc. XVIII e XIX)
Imperialismo – neocolonialismo do séc XIX
Evandro Albuquerque de Andrade
A distribuição territorial das atividades econômicas
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
DESENVOLVIMENTO E SUBDESENVOLVIMENTO Tópico 02 Módulo 15
Colonização Africana Colonização Africana.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
A ERA DOS IMPÉRIOS.
IDADE CONTEMPORÂNEA Profº João Luís Paiva IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas.
Glauco Martorano Vieira Filho. Condição atual do mundo, processo impulsionado pelo Capitalismo moderno. *Padronizações culturais. *Integração entre mercados.
Divisão Internacional do Trabalho
“O INÍCIO DO CAPITALISMO MODERNO”
IMPEIALISMO SEC. XIX 22/04/2017
O processo de desenvolvimento do capitalismo
GEOGRAFIA O processo de desenvolvimento do capitalismo Ensino Médio.
Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo
As guerras podem acontecer por várias razões. Mas com certeza, o motivo econômico foi decisivo para a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918). O interesse.
1° Guerra Mundial e Revolução Russa
Positivismo.
O CAPITALISMO MONOPOLISTA E FINANCEIRO
CAPITALISMO, COMUNISMO E SOCIALISMO
Século XIX ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
IMPERIALISMO e suas consequências
Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia (Neocolonialismo);
Transcrição da apresentação:

Morte de Bin Laden estampa camisetas, canecas e calcinhas nos EUA Do UOL Notícias, em São Paulo Menos de 48 horas após o anúncio da morte de Osama bin Laden, a indústria norte-americana já oferece uma coleção de produtos inspirados na operação militar norte-americana que levou ao assassinato do terrorista saudita. A lista do material "comemorativo" é oferecida principalmente no tradicional trio camiseta-boné-e-caneca, mas é possível encontrar até mesmo roupinha para cachorro estampada com "Justiça!" e o mundialmente famoso rosto do Bin Laden. (...) A coleção inclui ainda garrafas térmicas, blusas, aventais, tops femininos, sacolas, bonés, gorros e roupas para gestantes. www.uol.com.br acesso: 03/05/2011

Quais as origens históricas desta realidade? Qual o objetivo das demonstrações de força dos EUA e seus aliados? Por que das resistências armadas?

Uma possível resposta está na dinâmica de desenvolvimento do capitalismo (meados do século XIX), quando se formaram verdadeiros impérios econômicos em todo o mundo. Os países industrializados (EUA, Japão e potências da Europa) expandiram sua economia sobre áreas menos desenvolvidas, resultando no fortalecimento de muitos grupos econômicos, no aumento das desigualdades e no acirramento das contradições entre as nações.

Europa/ EUA/ Japão século XIX Segunda Revolução Industrial

O aumento da tecnologia favorece o desenvolvimento de muitas indústrias. Entretanto, quanto mais uma empresa detinha a tecnologia, mais ela poderia dominar o mercado, esmagando a concorrência. O capitalismo então vai se transformando, deixando o modelo liberal para entrar no modelo monopolista

Diversidade de preços e mercadorias Capitalismo Liberal Desenvolvimento Benefício para os consumidores e para os empresários mais competentes Livre Concorrência Diversidade de preços e mercadorias

Falência Capitalismo monopolista Domínio do mercado Investimento de uma empresa ou um grupo em tecnologia (Segunda Revolução Industrial) Produtos melhores e mais baratos Fim da livre concorrência Falência Domínio do mercado

Ou seja, a concorrência capitalista e o desenvolvimento da tecnologia levaram à formação de monopólios

No início do século XX os monopólios tinham crescido tanto, que os seus mercados já não bastavam para manter o ritmo de crescimento e obtenção de lucro. A saída estava na exportação de capitais, ou seja, na implantação de empresas multinacionais em regiões menos desenvolvidas do planeta

Grupos monopolistas

As áreas dominadas forneciam principalmente: Novos mercados consumidores; Mão-de-obra abundante e barata; Matéria-prima abundante e barata. As diversas potências em expansão fundaram colônias na África e Ásia. Daí o nome neocolonialismo. A América Latina, como já tinha países independentes reconhecidos ficou como área de influência.

Para justificar sua dominação, os países imperialistas criaram uma série de teorias sobre a superioridade da cultura ocidental (principalmente europeia - eurocentrismo). Dessa forma, o imperialismo seria visto como uma missão civilizatória, um bem feito para os países dominados, que tinham a oportunidade de sair da “selvageria” e ingressar no “mundo civilizado”.

Propaganda de empresa inglesa de sabonetes – séculos XIX/XX

Agora observe as imagens a seguir e reflita se é possível alguma comparação entre elas, apesar dos 100 anos que as separam na História.