Projeto Serviços WAP: Princípios, Tecnologia e Desafios UFMG/DCC www.todowap.com.br
Computação móvel Acesso em qualquer lugar e a qualquer momento Capacidade de comunicação com rede fixa por dispositivos móveis Acesso a serviços independente de localização e da mobilidade Objetivo: oferecer serviços semelhantes aos existentes na rede fixa permitindo a mobilidade Comunicação sem fio redes fixas e redes móveis suporte para a computação móvel
Computação móvel (cont.) Sistemas de comunicação sem fio comunicação via rádio alocação de freqüências Áreas de pesquisa envolvidas redes de computadores sistemas operacionais otimização sistemas de informação banco de dados etc...
Computação móvel (cont.) Principais problemas a serem estudados: infra-estrutura projeto de hardware e software para computação móvel problemas relacionados com o computador móvel Protocolos de suporte a computação móvel arquitetura TCP/IP inadequada camada de enlace: largura de banda menor, baixa confiabilidade, alta taxa de erro roteamento: mobilidade impede uso de roteamento IP convencional camada de transporte: problema de desempenho
Computação móvel (cont.) Solução completa de protocolos de suporte a computação móvel WAP (Wireless Application Protocol) WapForum Baseada em princípios da pilha TCP/IP padrões da Intenet (XML, URLs, scripting e formatos de conteúdo) padrões de redes de transmissão dados digitais
WAP Internet sem fio Motivação
WAP: Operadoras
WAP: Fabricantes
WAP: Empresas de Software
WAP - Arquitetura Modelo Web
WAP - Arquitetura (cont.) Modelo WAP
WAP - Arquitetura (cont.) Elementos de uma rede WAP
WAP - Arquitetura (cont.) A pilha WAP x TCP/IP
WAP - Arquitetura (cont.) Wireless Application Environment (WAE) Wireless Markup Language (WML) WMLScript Wireless Telephony Application (WTA) Formato de conteúdos
WAP - Arquitetura (cont.) HTML x WML (comparação) <HTML> <HEAD> <TITLE>NNN Interactive</TITLE> <META HTTP-EQUIV="Refresh" CONTENT="1800, URL=/index.html"> </HEAD> <BODY BGCOLOR="#FFFFFF" BACKGROUND="/images/9607/bgbar5.gif" LINK="#0A3990" ALINK="#FF0000" VLINK="#FF0000" TEXT="000000" ONLOAD="if(parent.frames.length!=0)top.location='http://nnn.com';"> <A NAME="#top"></A> <TABLE WIDTH=599 BORDER="0"> <META HTTP-EQUIV="Refresh" CONTENT="180 Internet HTTP/HTML Wireless network <WML> <CARD> <DO TYPE="ACCEPT"> <GO URL="/submit?Name=$N"/> </DO> Enter name: <INPUT TYPE="TEXT" KEY="N"/> </CARD> </WML> 010011010011110110010011011011011101010010011010 Content encoding WAP
WAP - Arquitetura (cont.) Wireless Session Protocol (WSP/B) dois tipos de serviços: orientado a conexão e não orientado a conexão apropriado para a navegação funcionalidade e semântica do HTTP gerenciamento de sessões negociação de recursos
WAP - Arquitetura (cont.) Wireless Transaction Protocol (WTP) permite transações confiáveis e não confiáveis triggers para confirmar cada mensagem recebida permite transações assíncronas Wireless Transport Layer Security (WTLS) integridade dos dados privacidade autenticação proteção contra denial-of-service
WAP - Arquitetura (cont.) Wireless Datagram Protocol (WDP) datagramas serviço de transporte independente da tecnologia de rede empregada Bearers SMS CSD CDPD GSM CDMA etc...
Projeto TodoWAP O que é? O que é o Projeto SIAM? Parte do Projeto SIAM que trata do WAP O que é o Projeto SIAM? Sistemas de Informação em Ambientes Móveis http://www.todowap.com.br http://www.dcc.ufmg.br/siam
Projeto TodoWAP (cont.) Objetivos: Estudar a tecnologia WAP Determinar pontos de pesquisa dentro desta tecnologia e propor soluções para alguns problemas Desenvolver ferramentas de acordo com o estudo realizado O projeto contém um site para sua experimentação e divulgação
Site TodoWAP O site possui duas versões: Versão HTML possui: HTML WML Breve descrição do projeto Descrição das linhas de pesquisa Links úteis Link para um simulador
Site TodoWAP (cont.) Versão WML Serviços Cinemas Horóscopo Tempo E-mail
Site TodoWAP (cont.) Estrutura do Site TodoWAP Cinemas Horóscopo Tempo E-mail Filmes Info Cin Horários Cinemas + próximos Título Info Filme Signo Descrição Capital Previsão Envio de Email
Linhas de Pesquisa Técnicas de Adaptação Automática de Conteúdo para Dispositivos WAP Recuperação de Informação em Sistemas Baseados em Navegação Sistemas Baseados na Localização do Usuário em um Ambiente Móvel Adaptação Inteligente de Conteúdo da Web para o Ambiente WAP
Linhas de Pesquisa Técnicas de Adaptação Automática de Conteúdo para Dispositivos WAP Recuperação de Informação em Sistemas Baseados em Navegação Sistemas Baseados na Localização do Usuário em um Ambiente Móvel Adaptação Inteligente de Conteúdo da Web para o Ambiente WAP
Técnicas de Adaptação Automática de Conteúdo para Dispositivos WAP Mesmo código WML
Técnicas de Adaptação Automática de Conteúdo para Dispositivos WAP (cont.) Objetivos Estudo de interfaces móveis Entrada de usuário Saída para o usuário Adaptação automática do conteúdo WML Arquitetura Página WML grupo 1 grupo 2 grupo 3 grupo 4 grupo 5 grupo 6 grupo 7 grupo 8 grupo 9 Outros módulos Transformação genérica Núcleo Página WML Adaptada ou Transformação de acordo com o dispositivo User_Agent Bib. Imagens
Protótipo WIA WIA + =
Linhas de Pesquisa Técnicas de Adaptação Automática de Conteúdo para Dispositivos WAP Recuperação de Informação em Sistemas Baseados em Navegação Sistemas Baseados na Localização do Usuário em um Ambiente Móvel Adaptação Inteligente de Conteúdo da Web para o Ambiente WAP
Recuperação de Informação em Sistemas Baseados em Navegação Sistemas baseados em navegação utilizam estruturas de diretórios Esses sistemas apresentam uma estrutura estática. Usuário percorre sempre o mesmo caminho até chegar à informação Objetivo Adaptar um sistema de diretório para agilizar o acesso à informação
Abordagem do problema Menus divididos em duas partes: A primeira parte com os itens mais acessados pelo usuário A segunda parte é “fixa” com os itens ordenados pela popularidade global Mudança de nível na hierarquia Controlada por uma política de distribuição de itens baseada em LRU
Menus divididos em duas partes
Linhas de Pesquisa Técnicas de Adaptação Automática de Conteúdo para Dispositivos WAP Recuperação de Informação em Sistemas Baseados em Navegação Sistemas Baseados na Localização do Usuário em um Ambiente Móvel Adaptação Inteligente de Conteúdo da Web para o Ambiente WAP
Sistemas Baseados na Localização do Usuário em um Ambiente Móvel Um dos principais problemas encontrados na área de computação móvel: a mobilidade A mobilidade requer adaptabilidade Objetivo do trabalho: desenvolver uma arquitetura que ofereça suporte adaptativo a serviços baseados na localização para a arquitetura WAP
A arquitetura é composta por três módulos principais: Sistemas Baseados na Localização do Usuário em um Ambiente Móvel (cont.) A arquitetura é composta por três módulos principais: Localização do usuário Localização do serviço (utilizando uma base de dados georeferenciada) Módulo de processamento de consultas e adaptação
A Arquitetura Adaptativa WML WML, WBMP Adaptação Cálculo e análise de informações de localização Processamento de consultas Localização do usuário Localização do serviço Internet
Linhas de Pesquisa Técnicas de Adaptação Automática de Conteúdo para Dispositivos WAP Recuperação de Informação em Sistemas Baseados em Navegação Sistemas Baseados na Localização do Usuário em um Ambiente Móvel Adaptação Inteligente de Conteúdo da Web para o Ambiente WAP
Adaptação Inteligente de Conteúdo da Web para o Ambiente WAP Base de dados HTML e WML Acessos ocasionais
Adaptador de textos Documento em HTML Deck em WML Adaptador
Adaptador Personalizado Deck WML Adaptador Personalização Título Texto Imagem
Conclusões Há um grande interesse na utilização do WAP Problemas identificados estão relacionados entre si Resultados prometem ser interessantes
Projeto Serviços WAP: Princípios, Tecnologia e Desafios UFMG/DCC www.todowap.com.br