C U L T U R A D I G I T A L nos Pontos de Cultura ? SECRETARIA DE CULTURA DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA Assessoria de Cultura Digital Superintendência.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Portal do Professor SEED/MEC
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Curso Informática Básica
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
Bacharelado em Sistemas de Informação. Sistemas de Informação Tecnologias da computação, comunicação e informação, em conjunto com recursos da administração,
MULTIMÍDIA Mídia, Multimídia e Sistema Multimídia (Slide - 2)
Apresentação do Projeto
Guilhermina Oliveira Consultora em Tecnologia Educacional
Ministério da Cultura.
Tecnologia e TICs Mas. o que são mídias. O que é tecnologia
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Curso: Tecnologias na Educação: Mídias em Ação.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Pastoral da Comunicação
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Plano Básico de Comunicação para CVTs e telecentros Coordenação: Cristina Assis Implantação: Paulo Bicalho Joseane Silva.
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
A EDUCAÇÃO DIGITAL.
4º Seminário Nacional ABED Como os meios de comunicação impactam a aprendizagem Abril 2006 Mariana Raposo
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Cibercultura e a Nova Sociedade
Profa. Reane Franco Goulart
SISTEMA BRASILEIRO DE TELEVISÃO DIGITAL SBTVD
Bailux movimento de reapropriação tecnológica para transformação social no Arraial D’ Ajuda - BA MetaReciclagem.
Jornal como Recurso Didático
REDES E RUAS EDITAL DE FOMENTO INCLUSÃO, CIDADANIA E CULTURA DIGITAL.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
II SEMINARIO DE PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA
Arronches /2012 Agrupamento de Escolas de Arronches.
Retrato da cultura tecnológica pelos cursos EM EF2 Autoria Instrumentação EF1 Alfabetização Digital.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2012
SOCIEDADE E TECNOLOGIA. CONCEITOS Tecnologia é o conhecimento utilizado na criação ou aperfeiçoamento de produtos e serviços e envolve toda as atividades.
Prof. Claudio Benossi Aula 02. Em que momento vivemos da mídia e da tecnologia?
Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Disciplina: INFORMÁTICA E SOCIEDADE – Docente: YURI BASTOS WANDERLEY Trabalho coletivo sobre organizações.
ECONOMIA CRIATIVA Uma nova imagem internacional do Brasil.
TALLER CVSP Mexico Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) Constitui-se numa rede de pessoas e instituições que compartilham o propósito de facilitar.
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Sistemas Multimídia Fabricio de Sousa.
Botar o bloco na rua Projetos culturais. Editais e Leis de Incentivo Editais: trabalham com patrocínio direto através de Fundos federais, estaduais, municipais.
Projeto Integrador Prof. Adriana Vieira
FORMAÇÃO LINGUAGEM DIGITAL
A Divulgação do Conhecimento Através das Redes Virtuais: Publicações Eletrônicas Prof. Dra. Silvia Helena Cardoso Unicamp/Instituto Edumed.
Novas e Velhas Mídias Equipe: Adriele Mayara Caroline de Jesus
Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Disciplina: INFORMÁTICA E SOCIEDADE – Docente: YURI BASTOS WANDERLEY Trabalho coletivo sobre organizações.
Web 2.0 e ensino médico Bernardo e Ekaterini. Artigos utilizados - introdução.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
CURSO - LIVRO DIGITAL.
& PROJETO CDI COMUNIDADE GOODHART PARCERIA GOODHART FOUNDATION.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROINFO INTEGRADO – Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional ODAIR DOS SANTOS.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
(por Cláudio Manoel Duarte)
Conteúdos e Cronograma do curso
Componentes do Jornalismo Online
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Cultura digital e cibercultura Cultura digital + Cibercultura + Outras manifestações - cultura oral, impressa, midiática... = Cultura contemporânea.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
Transcrição da apresentação:

C U L T U R A D I G I T A L nos Pontos de Cultura ? SECRETARIA DE CULTURA DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA Assessoria de Cultura Digital Superintendência de Cultura Programa de Inclusão Sociodigital (Secti)

CULTURA Toda produção material e simbólica (imaterial) do ser humano.

INDÚSTRIA CULTURAL O surgimento dos meios de comunicação de massa Os media e a cultura, como produto de consumo A cultura regida pelo mercado

CULTURA DIGITAL A Cultura Digital, então, está inserida na Cultura, na medida em que é a própria Cultura Contemporânea ao utilizar de suportes digitais na tríade produção/circulação/consumo de produtos materiais e simbólicos.

A Cultura Digital não é somente a digitalização de arquivos analógicos - é também -, mas é principalmente a produção da Cibercultura - uma cultura contemporânea gerada a partir da apropriação das tecnologias pelos cidadãos e grupos organizados.

A Cultura Digital não é somente a instalação de redes telemáticas - é também -, mas é principalmente a circulação das idéias nestas redes.

A Cultura Digital não é somente o curso de informática nem o acesso à internet - é também -, mas é principalmente a formação do cidadão no uso de tecnologias para elaboração de seus produtos/conteúdos.

interconectividade compartilhamento tecnológico generosidade intelectual trabalho colaborativo circulação livre do conhecimento produções artísticas e científicas em/através de suportes digitais, tecnologias para a educação, interatividade e a liberação do pólo de emissão. FOCOS DA CULTURA DIGITAL

A CULTURA LIVRE (cultura open source) resultado da cultura digital tecnologias libertadoras: pc, a internet, liberação da emissão, p2p... serviços livres: podcast (áudio), blog (texto e imagem), youtube (vídeo),...

CULTURA DIGITAL NOS PONTOS DE CULTURA? Ponto de Cultura: Pode-se pensar esse projeto como uma das grandes possibilidades de conexão com ações de cultura digital, pois os dois são transversais - dialogam com várias expressões e linguagens.

KIT MULTIMÍDIA 20 mil reais para a compra de equipamentos e uso de soft livre A intenção é instrumentalizar as comunidades para eleger essas tecnologias como ferramentas de produção artístico- cultural. Equipamentos - computadores, filmadoras, gravadores de áudio, material de consumo etc para facilitar o trabalho nos Pontos de Cultura. Soft livre - Diferente do soft proprietário (pago) o soft livre que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição para ajudar na produção nos Pontos de Cultura.

ARTICULAÇÃO >1a. etapa Num primeiro momento, é preciso: 1 - mapear a tendência/talento/campo de atuação de cada ponto de cultura com o propósito de configurar 2 - blocos de tendências e 3 - ter mapeamento de lideranças/professores replicadores

ARTICULAÇÃO >2a. etapa Num segundo momento, é preciso: 1 - eleger tecnologias em blocos para cada tendência (produção musical, documentação, radiodifusão…) e 2 – eleger softwares livres aplicáveis para as tendências 3 - implementar cursos de produção em conteúdos eletrônicos-digitais

AÇÕES REPLICADORAS >proposições workshops e seminários padrões; produção e distribuição de cd/dvd com softwares livres – a serem livremente copiados; criar redes de comunicação (lista de discussão e foruns) com a participação dos principais articuladores por Ponto de Cultura

cursos básicos por bloco de tendências, em 2 viés: 1 – uso do kit multimídia e básicos de informática; 2 – produção de conteúdos. AÇÕES >proposições

CURSOS >básicos 1 - Introdução ao uso do kit de multimídia (tecnologias) 2 - Cultura digital (cultura em rede, moodle, soft livre, e- governo, uso da internet) 3 - Ferramentas de escritório (texto, planilha e apresentação em slide)

CURSOS >produção de conteúdos 1 - Produção de áudio para podcast e documentação sonora 2 - Produção e tratamento de imagem estática 3 - Produção de vídeo 4 - Produção de Blog

CARGA HORÁRIA >por curso BÁSICOS Duração total do treinamento: 21 horas/aula. 1 - Introdução ao uso do kit de multimídia (tecnologias) 06 horas 2 - Cultura digital (cultura em rede, soft livre, e- governo, uso da internet) 06 horas 3 - Ferramentas de escritório (texto, planilha e apresentação em slide) 09 horas

CARGA HORÁRIA >por curso PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS Duração total do treinamento: 30 horas/aula 1 - Produção de áudio para podcast e documentação sonora 06 horas 2 - Produção e tratamento de imagem estática 06 horas 3 - Produção de vídeo12 horas 4 - Produção de Blog06 horas

20 A REDE MUNDIAL pensar a Internet e as novas mídias eletrônicas com instrumentos de: difusão de conteúdos (áudios, vídeos e textos) divulgação de eventos de interesse público articulação de redes sociais

33

PARCERIAS Assessoria de Cultura Digital (Secult) Superintendência de Cultura (Secult) Programa de Inclusão Sociodigital (Secti)

perguntas? CLÁUDIO MANOEL DUARTE Assessoria de Cultura Digital - Secult (Bahia) contato: