Mesa 4: Pesquisa Estratégica na Área de Saneamento e Saúde Ambiental Marcos von Sperling Universidade Federal de Minas Gerais BRASIL SEMINÁRIO NACIONAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O CNPq E A COOPERAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA AMÉRICA DO SUL XL Reunião da RECyT 22 de outubro de 2008.
Advertisements

Superintendência Estadual de Mato Grosso Serviço de Saúde Ambiental
Programa SEBRAE-SP Gestão Ambiental
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Sistema de Esgotamento Sanitário e Pluvial
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Uso não agrícola do lodo das ETEs
Fontes de Inovação na Empresa
Instituto de Tecnologia para o SEMINÁRIO: “Pesquisa Tecnológica”
Financiadora de Estudos e Projetos
Fundo Setorial CTPETRO
ORGANIZAÇÃO DE FÓRUNS ESTADUAIS. MOTIVADORES A relevância que vem sendo dada ao microcrédito nos últimos anos; A necessidade de nivelar e aprofundar conhecimentos,
Saneamento Ambiental em Áreas de Recreação
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Ministério da Cultura.
Educação Permanente em Saúde :
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
SEMINÁRIO SUSTENTABILIDADE DO DESENVOLVIMENTO – GPIDECA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CIDADES SUSTENTÁVEIS VITÓRIA MAIO 2012.
II Seminário Internacional
ESTUDOS, PESQUISA E CAPACITAÇÃO
Política Nacional de Resíduos
RENOVAÇÃO DAS OUTORGAS DO SISTEMA CANTAREIRA ASPECTOS DE QUALIDADE
COBRANÇA DO USO DA ÁGUA ASPECTOS DE QUALIDADE
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Aula 2 Inovação Tecnológica, Sistemas Nacionais de Inovação, Estímulos Governamentais à Inovação Fernando Paiva.
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
SECRETARIA DE SANEAMENTO E ENERGIA 60ª Reunião Ordinária Consórcio Intermunicipal da Bacia do PCJ Itatiba, 27 de novembro de 2008 PROGRAMA ESTADUAL DE.
O Desenvolvimento de SIG’s na Eletrobrás – Situação Atual e Tendências Apresentado por: Renato de Siqueira Macedo Centrais Elétricas Brasileiras S.A. -
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
44ª Assembleia Nacional da Assemae
pH Alcalinidade Acidez
Seminário conjunto UE- Ceará 07 de Abril 2014 Julie Dumont Adida ciêntifica Wallonie-Bruxelles International (WBI)
Compras Públicas Sustentáveis Seminário Produção e Consumo Sustentáveis Salvador, 18 de setembro de 2014 Ariel Pares Diretor de Produção e Consumo Sustentável.
“Contribuições à Política Nacional de Resíduos Sólidos” Seminário CONAMA 18 e 19 de Agosto de 2004 Brasília - DF Seminário CONAMA 18 e 19 de Agosto de.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
TECNOLOGIAS PARA TRATAMENTO DE ESGOTOS
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
O GRUPO Portal Solution Network é um grupo de empresas baseadas em uma plataforma de negócios, voltados para atender as necessidades.
Mesa 3: A Necessidade de Formação de Recursos Humanos em Saneamento e Saúde Ambiental Marcos von Sperling Universidade Federal de Minas Gerais BRASIL SEMINÁRIO.
Fontes de Financiamento `a Pesquisa Paulo R.S. Gomes Inst. de Física da UFF I Seminário: Desenvolvendo o pesquisador da UFF PROPPi – 16 de setembro de.
INI - NANO VIII REUNIÃO ORDINÁRIA CONSELHO DELIBERATIVO INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO: NANOTECNOLOGIA Diretoria de Inovação 12/09/2006.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Políticas Públicas Profª MSc. Catharina Teixeira MARÇO 2014
Esgotos Planeta Água: poluição
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
PAC/FUNASA Programa de Aceleração do Crescimento Brasília – DF FEV/2009 PROGRAMA DE PESQUISA EM SAÚDE E SANEAMENTO DA FUNASA AVALIAÇÃO.
A Experiência de Repositórios Institucionais de Recursos Educacionais Abertos Autores: Ana Paula Bernardo Mendonça (ENSP/Fiocruz); Ana Cristina da Matta.
Curso sobre Pós-tratamento de Efluentes Anaeróbios
Estratégias para a Amazônia
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
I Curso de Nivelamento em Manejo de Sementes Florestais Encontro da Rede de Sementes da Amazônia.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
FÓRUM NACIONAL CONSELHO NACIONAL DAS FUNDAÇÕES ESTADUAIS DE AMPARO À PESQUISA - CONFAP PROTOCOLO COOPERAÇÃO CAPES/CONFAP Arlindo Philippi Jr CAPES Brasília,
Jorge Mario Campagnolo, D.Sc. Secretário Substituto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Programa Nacional.
Fórum de EA Estratégias das Instituições Públicas e Papel das ONGs Junho de 2011 Educação Ambiental SECADI / MEC.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
REDES HORIZONTAIS DE PMEs Conceito Método de aplicação Objetivos,competitividade.
twitter.com/funasa.
Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento 1 SEMINÁRIO CNI - ITB COMO ELIMINAR OS GARGALOS E UNIVERSALIZAR OS SERVIÇOS DE SANEAMENTO Apresentação:
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia Manaus - Am As dificuldades da Ciência e Tecnologia da Amazônia Audiência Pública da Comissão da Amazônia.
Subcomissão Especial da Universalização do Saneamento Básico e Uso Racional da Água Universalização do Saneamento Básico nos Municípios com até
Saneamento rural - Estratégias e gestão Fortaleza, Ceará ECOPSIS, Maio 2016 VIII SEMINÁRIO NACIONAL DE SANEAMENTO RURAL III ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE.
Wladimir António Ribeiro Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Sociedade de Advogados Brasília, 5 de novembro de Audiência Pública: Formas de.
1 Ciência e Tecnologia para a sociedade: um casamento difícil Simon Schwartzman Seminário Rio além do petróleo: conhecimento e desenvolvimento 12 de junho.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

Mesa 4: Pesquisa Estratégica na Área de Saneamento e Saúde Ambiental Marcos von Sperling Universidade Federal de Minas Gerais BRASIL SEMINÁRIO NACIONAL SANEAMENTO É SAÚDE FIOCRUZ-ENSP, 26 e 27 de novembro de 2009

PRINCIPAIS INICIATIVAS DE PESQUISA NA ÁREA FINEP (1997): PROSAB – Programa de Pesquisa em Saneamento Básico FUNASA (2000): Programa de Pesquisa em Saúde e Saneamento Fundos setoriais: CT-Hidro CNPq: Editais induzidos e Edital Universal Fundações de Amparo à Pesquisa estaduais: Editais induzidos e Edital Universal

PROSAB Brilhante modelo de pesquisa em rede cooperativa Universidades, institutos de pesquisa, companhias de saneamento Busca por soluções simplificadas e escala apropriada (demonstração/real) Trabalho cooperativo, e não competitivo Padronização de aspectos metodológicos Formação de recursos humanos Produção de livros

EQUILÍBRIO NAS PESQUISAS E RECURSOS Desequilíbrio entre instituições / recursos / pesquisa / produção: Sul/Sudeste e Norte/Nordeste/Centro-Oeste Não há o desejo de se favorecer sistematicamente S/SE Editais: mecanismos de incentivo para N/NE/CO Necessidade de expansão na capacitação, principalmente para a região Norte

TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA Há realmente esta tão divulgada dificuldade de transferência dos resultados das pesquisas tecnológicas para o setor produtivo? Experiência com o PROSAB e outras pesquisas: foi criada uma cultura sobre a tecnologia apropriada para o Brasil (ex: reatores UASB) estabeleceram-se critérios e parâmetros de projeto e operação as firmas projetistas e companhias de saneamento usam os livros produzidos os fabricantes procuram as instituições

PRINCIPAIS CARÊNCIAS Material permanente? Material de consumo? Manutenção de equipamentos e sistemas? Transporte? Técnicos vinculados à instituição?

ESGOTAMENTO SANITÁRIO Não focar apenas no tratamento dos esgotos (maior concentração de pesquisas). Pesquisar também: Redução na geração de esgotos; Sistemas estáticos / soluções individuais (fossa absorvente, tanques sépticos e saneamento ecológico); Coleta e transporte em sistemas dinâmicos; Reúso (critérios de qualidade; gestão); Padrões de qualidade para efluentes e corpos d’água; Economia de energia e redução de gases do efeito estufa Micropoluentes orgânicos ….