História Prof. Carlos GEO Grupo SEB

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 5 Fenícios e Hebreus.
Advertisements

Surgimento do planeta A Terra surgiu há 4 bilhões e 600 milhões de anos, era uma enorme bola de fogo. Após um bilhão de anos houve o resfriamento e surgiram.
REVISÃO.
ANTIGUIDADE ORIENTAL: EGITO e MESOPOTÂMIA
A Antiguidade Oriental
PRÉ-HISTÓRIA Período compreendido entre o aparecimento dos primeiros ancestrais humanos (hominídeos) até o surgimento da escrita.
A MESOPOTÂMIA “ TERRA ENTRE RIOS ”.
Nas vias do tempo, a trajetória humana
Aula de História EGITO ANTIGO Profº Sérgio Augusto.
Paleolitico. O Paleolítico (pedra antiga), também conhecido como Idade da Pedra Lascada, refere-se ao período pré- histórico que vai de cerca de 2,5.
Oriente Médio Arábia Saudita, Bahrein, Chipre, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Israel, Irã, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Palestina, Omã, Qatar,
Origem das cidades. Éfeso – Turquia..
PRÉ-HISTÓRIA Professor Sebastião Abiceu 6º ano
CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA
ANTIGUIDADE ORIENTAL Profº Paulo Henrique.
Civilização do crescente fértil- MESOPOTAMIA essa região recebeu o nome de Crescente Fértil, porque a área que vai do Rio Nilo até o Golfo Pérsico, passando.
Pois é o homem quem faz a história e não a história que faz o homem.
Prof.ª Vanessa David Domingos Doutorado em Agricultura
História:Conceito A historia estuda o passado e o presente, buscando compreender o papel que os homens e mulheres tiveram e têm na sociedade. Como toda.
Período Paleolítico Nome: João Vitor Goularte.
AS GRANDE CIVILIZAÇÕES ANTIGAS
Página 28 do livro: História das cavernas ao terceiro milênio.
IDADE DOS METAIS Mais ou menos 6000 a. C. Desenvolvimento de cidades
ARQUEOLOGIA.
O Neolítico A idade da pedra polida
O SURGIMENTO DAS CIDADES
Mesopotâmia.
TEMA DA AULA.
História
Descrever as características de cada período da pré-história.
Egito.
Aula 1: Pré-História e Antiguidade Oriental
Recursos Hídricos Organizadores das Sociedades
MESOPOTÂMIA.
Pré-História Geral.
Mesopotâmia Pertence a qual país atual? Iraque e Kuwait
Professora Taiane História
“Semear para os frutos colher…”
Os povos da Mesopotâmia
Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas.
Mesopotâmia PROFESSOR Mário nadaf.
Núbia, berço da Civilização na África.
AS PRIMEIRAS SOCIEDADES
Precedentes Históricos: Da Revolução Urbana à Revolução Industrial
Revisão dos conteúdos do 6º Ano / História
MESOPOTÂMIA.
QUESTÕES VESTIBULAR MESOPOTÂMIA.
Pré-história Período do aparecimento do homem (hominídeos) ao uso da escrita por volta de 4000 a.C.
Um olhar sobre nós (?) mesmos!
Mesopotâmia.
Correção de lição de casa Tá ligado? P. 102 e 103 Prof. Fábio Mesquita 6º. Ano.
Fenícios.
As Primeiras Sociedades Humanas
O NEOLÍTICO E A REVOLUÇÃO AGRÍCOLA
As primeiras civilizações da Antiguidade.
A Mesopotâmia: terra entre rios
Primeiras Comunidades.
Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito;
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
O Campo e a Cidade.
Pré-História PERIODIZAÇÃO:
Um olhar sobre no passado Edson Roberto – Adaptado por Sibele
Mesopotâmia.
CIVILIZAÇÕES DA MESOPOTÂMIA
MESOPOTÂMIA Região situada entre o Rio Tigre e Eufrates ( Vale do Crescente Fértil) Berço da Civilização Sumérios, Babilônicos , Assírios e Acádios.
Mesopotâmia.
ANTIGO EGITO. Localização A civilização egípcia desenvolveu-se a partir de a.C. e durou cerca de anos. Inicialmente o Egito era constituído.
Pré-História Prof. Alan. A Pré-História faz parte da História? Sim. Porém, se entende como Pré- História o período em que não havia escrita. A escrita.
Antiguidade Oriental: Egito e Mesopotâmia Prof. Alan.
A Invenção da Escrita – Idade Antiga:
Transcrição da apresentação:

História Prof. Carlos GEO Grupo SEB

Plantando Comida, Colhendo Cidades Objetivos Conceituar nomadismo e sedentarismo Caracterizar a Revolução Agrícola Caracterizar o processo de formação das primeiras cidades Descrever aspectos da chamada região do Crescente Fértil

https://www.youtube.com/watch?v=J7DGLJPul1g

1. O começo Até o período Paleolítico, o homem dependia da caça e coleta de vegetais; nômade. No Neolítico, alguns grupos desenvolveram a agricultura e o pastoreio, fixando-se à alguma região por mais tempo; armazenavam alimentos. Essa transformação social ficou conhecida por “Revolução Agrícola” Primeiros sinais da agricultura: Oriente Médio (também na Índia e na China), há 10 mil anos. Principais cultivos: trigo, cevada, arroz e milho.

Surgimentos de populações mais numerosas Fixaram-se às margens dos rios. São chamadas de sociedades fluviais, hidráulicas ou agrícolas (por terem a agricultura como atividade principal) Ao longo dos séculos, desenvolveram a fabricação de cerâmica, a tecelagem, a carpintaria. Essa transformação dinâmica se chamou “Revolução Urbana”

- Estavam associadas a cultos religiosos 2. Múltiplas funções As cidades e vilas: - Serviam para abrigar artesãos e facilitar a troca de produtos - Estavam associadas a cultos religiosos - Facilitou a prática do comércio e o desenvolvimento de novas técnicas, como a olaria e a metalurgia - Gerou um aumento populacional - Promoveu a diversificação do trabalho - Ao longo de milhares de anos, levaria à organização do Estado, da escrita e do intercâmbio comercial.

3. As Pioneiras Hamoukar, Síria(6 mil anos) - Pequena área cercada por uma muralha. - Havia hierarquia social, burocracia e governo centralizado. - Foram encontrados jarros, vasos de pedra, pilões

Çatal Hüyük, Turquia (12-7 mil anos) - Cerca de 5 mil habitantes - envolta em um muro contínuo, sem abertura. - As casas eram de tijolos, uma ao lado da outra, sem espaço para locomoção (ruas). O acesso era pelo telhado e as pessoas andavam sobre elas. - Agricultura e comércio de pedra vítrea de vulcão

- Çatal Hüyük

Ur e Uruk (5-6 mil anos) - Construídas pelos sumérios - Sociedades ricas - Ur: cerca de 40 mil habitantes e intenso comércio à longa distância, através da escrita

4. O crescente Fértil Todas as cidades citadas foram construídas no Oriente Médio, num local conhecido como “Crescente Fértil” Faixa de terra junto ao mar Mediterrâneo e ao nordeste da África. Mesopotâmia, Rio Tigre e Eufrates. Presença de rios e solos férteis favoreceu a formação de diversas sociedades, a citar as do Egito Antigo e Suméria. Estes desenvolveram técnicas de aproveitamento dos recursos naturais, como sistemas de irrigação Crescente Fértil hoje: Egito, Israel, Líbano, Jordânia, Síria, Turquia, Kwait e Iraque. Muitas áreas férteis viraram desertos devido a exploração dos recursos naturais.