Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOVA ORTOGRAFIA Fique de.
Advertisements

REFORMA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
MUDANÇAS NO PORTUGUÊS DO BRASIL COMO ERA... COMO FICOU.
A Reforma Ortográfica - uma bagunça organizada!
A REFORMA ORTOGRÁFICA DA LÍNGUA PORTUGUESA
CORDO DA NOVA RTOGRAFIA
REFORMA ORTOGRÁFICA.
objetiva a unificação da escrita na comunidade dos países lusófonos.
Em janeiro de 2009 entra em vigor o novo acordo ortográfico
ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Reforma Ortográfica Alunas: Fabiane Gomes Suzane Bittencourt
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
NOVA ORTOGRAFIA Orientações sobre o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e a Nova Ortografia.
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
REFORMA ORTOGRÁFICA.
Uso do hífen de acordo com a reforma ortográfica.
Simplificando as diretrizes do novo acordo ortográfico da língua portuguesa José Geraldo Pereira Baião (Mestre em linguística pela UnB)
Nova ortografia da língua portuguesa
Hífen II Nome.
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO
Sistema de Informação – Português Instrumental
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
Ao utilizar o material, favor manter as informações autorais
Regras gerais da nova ortografia
Reforma Ortográfica.
REFORMA ORTOGRÁFICA PROFESSORA CARLA MANO
Acentuação Gráfica.
ACENTUAÇÃO – O QUE MUDOU
Reforma Ortográfica Emprego do hífen. "Nem tudo o que é novo é positivo, nem tudo o que é tradicional é melhor. Ou ainda acenderíamos fogo esfregando.
ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Cursinho Vitoriano Aulas de Gramática – tarde Profª Beatriz
Professora: Zenilda Gonçalves Martins
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO
MINICURSO Noções da nova gramática Profª. Msc. Rejane Marques.
Reforma Ortográfica.
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Reforma Ortográfica Desde o dia 1ª de janeiro de 2009 entraram em vigor no Brasil as novas regras ortográficas da língua portuguesa. Resultado de acordo.
ACORDO ORTOGRÁFICO Prof. Gilson Donato.
Reforma Ortográfica GUIA PRÁTICO Por Juceli e Araci.
A Reforma Ortográfica - uma bagunça organizada!. A partir de 2008 deverá entrar em vigor a reforma ortográfica que torna a língua portuguesa um idioma.
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa PROF- OLAVO MARTINS ARI DE SÁ.
Novo Acordo Ortográfico Assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990.
NOVA ORTOGRAFIA – USO DO HÍFEN MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS
Prof. Danielle Guglieri Lima O uso ou não do hífen é importante e foi determinado concomitantemente com a lei que determinou a mudança de ortografia.
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
SUBMÓDULO V PORTUGUÊS BÁSICO.
Regras especiais: Os ditongos de pronúncia aberta "ei", "oi", que antes eram acentuados, perderam o acento de acordo com a nova regra. Antes Agora assembléia.
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO
DE ACORDO COM O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Novo Acordo Ortográfico
Christiane M. Nunes de Souza (CNPq/UFSC)
REFORMA ORTOGRÁFICA Elaborado por Andréia Armesto Serpa
Ortografia.
E.E.JOSÉ MARIA HUGO RODRIGUES PROFº.: EDUARDO LINGUA PORTUGUESA.
Acentuação gráfica e o novo Acordo Ortográfico.. O Acordo Ortográfico Foi assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, por Portugal, Brasil, Angola,
Acordo ortográfico da língua portuguesa. Pasquale Cipro Neto MEIA-SOLA ORTOGRÁFICA "Sou contra o acordo. Sei que isso é um tiro no próprio pé, pois, se.
Dito e Feito, 6.º ano Norma ortográfica da língua portuguesa Porto Editora.
DESPINDO O PORTUGUÊS Ana Paula Charão Schardosim Ferreira e Anelise Meyer Greemland Ms. Teoria da Literatura - PUCRS.
A NOVA REFORMA ORTOGRÁFICA (DECRETO LEGISLATIVO Nº. 54)
Acordo Ortográfico. A partir de 2008 deverá entrar em vigor o acordo ortográfico que torna a língua portuguesa um idioma único em todo o mundo. Elas afetam.
A Reforma Ortográfica. Quantos e quais países falam português? A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é composta por oito países: Brasil,
A Reforma Ortográfica - uma bagunça organizada! Vá clicando...
ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA. OBJETIVOS DO ACORDO 1)Fixar e delimitar as diferenças entre os falantes da língua; 2)Criar uma comunidade com.
DITONGOS ABERTOS (ÉI, ÓI) NÃO SÃO MAIS ACENTUADOS EM PAROXÍTONAS.ANTESDEPOIS AssembléiaAssembleia PlatéiaPlateia ParanóiaParanoia IdéiaIdeia.
NOVOACORDOORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA. Antes era assim Agora... k, w e y não eram consideradas letras do alfabeto. Foram acrescentados ao idioma.
1ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Novo Acordo Ortográfico. “O acordo ortográfico é o reencontro do Brasil com suas raízes mais profundas. Como avançar sem fortalecer a língua, como produzir.
Transcrição da apresentação:

Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa Mudanças na grafia das palavras Por: Sonia Cristina Zavodini Carlotto.

Acordo ortográfico da Língua Portuguesa Falar sobre o novo acordo ortográfico implica saber que em termos históricos já se fizeram várias tentativas de unificação da ortografia da língua portuguesa, sendo que a primeira data de 1911, que culminou em Portugal na primeira grande reforma. Depois existiram várias tentativas, sendo a mais importante a de 1990 que é a que está por trás de todo o celeuma levantado atualmente sobre esta questão.

Acordo ortográfico da Língua Portuguesa O acordo ortográfico é “o produto do trabalho de especialistas dos vários países lusófonos e tem por objetivo unificar a ortografia em todos os países de Língua Portuguesa” Fonte: Documentos oficiais.

Acordo ortográfico da Língua Portuguesa       O Português é a língua oficial de 8 países:       República Popular de Angola.       República Federativa do Brasil.       República de Cabo Verde.       República da Guiné-Bissau.       República de Moçambique.       República Portuguesa.       República Democrática de São Tomé e Príncipe. República de Timor Leste.

Acordo ortográfico da Língua Portuguesa Para esses países, a unificação facilitará a circulação de materiais, como documentos oficiais e livros, sem que seja necessário fazer “tradução” do material.

Acordo ortográfico da Língua Portuguesa

Acordo ortográfico da Língua Portuguesa

Acordo ortográfico da Língua Portuguesa O que muda, afinal? O alfabeto português passará de 23 para 26 letras, com a inclusão em definitivo do “K” (capa ou cá), do “W” (dáblio, dâblio ou duplo vê), “Y” (ípsilon ou i grego).

Acordo ortográfico da Língua Portuguesa Aproximadamente 0,5% das palavras sofrerão modificações. Estas alterações incidem, nomeadamente, na eliminação dos acentos dos ditongos abertos em “éi” e “ói” e do penúltimo “o” do hiato -ôo.

Acordo ortográfico da Língua Portuguesa Outra regra consiste na completa eliminação da diérese (mais conhecida por trema) em palavras formadas por “qü” e “gü” em que o u é pronunciado.

Acordo ortográfico da Língua Portuguesa Norma atual Acordo ortográfico Lingüiça linguiça Pingüim pinguim Freqüência frequência Qüinqüênio quinquênio Assembléia assembleia Idéia ideia Heróico heroico Jibóia jiboia Enjôo enjoo Vôo voo

Acordo ortográfico da Língua Portuguesa As formas verbais que contêm “eem” não são mais assinaladas com acento circunflexo.

Acordo ortográfico da Língua Portuguesa Norma atual Acordo ortográfico Crêem creem Dêem deem Lêem leem Vêem veem Descrêem descreem Relêem releem Revêem reveem

Acordo ortográfico da Língua Portuguesa Alteram-se as regras do hifen.

Acordo ortográfico da Língua Portuguesa Nova Regra: O hífen não é mais utilizado em palavras formadas de prefixos (ou falsos prefixos) terminados em vogal + palavras iniciadas por “R” ou “S”, sendo que essas devem ser dobradas.

Acordo ortográfico da Língua Portuguesa Norma atual Acordo ortográfico Ante-sala antessala Anti-social antissocial Anti-rugas antirrugas Auto-regulamentação autorregulamentação Contra-senha contrassenha Supra-renal suprarrenal Supra-sensível suprassensível

Acordo ortográfico da Língua Portuguesa obs: em prefixos terminados por “R”, permanece o hífen se a palavra seguinte for iniciada pela mesma letra: hiper-realista, hiper-requintado, hiper-requisitado, inter-racial, inter-regional, inter-relação, super-racional, super-realista, super-resistente etc.

Acordo ortográfico da Língua Portuguesa Hífen 2 : Nova Regra: O hífen não é mais utilizado em palavras formadas de prefixos (ou falsos prefixos) terminados em vogal + palavras iniciadas por outra vogal. Ex: autoafirmação, autoajuda, autoescola.

Acordo ortográfico da Língua Portuguesa Esta regra não se encaixa quando a palavra seguinte iniciar por “H”: Ex: anti-herói, anti-higiênico, extra-humano, semi-herbáceo etc.

Acordo ortográfico da Língua Portuguesa Hífen 3 : Agora utiliza-se hífen quando a palavra é formada por um prefixo (ou falso prefixo) terminado em vogal + palavra iniciada pela mesma vogal. Ex: anti-inflamatório, anti-inflacionário, micro-ondas, micro-ônibus.

Acordo ortográfico da Língua Portuguesa Hífen 4 : Não se usa mais hífen em compostos que, pelo uso, perdeu-se a noção de composição. Ex: mandachuva, paraquedas, paraquedista, paralama, parabrisa.

Acordo ortográfico da Língua Portuguesa Hífen, Observações Gerais : O uso do hífen permanece em: Palavras formadas por prefixos “ex”, “vice”, “soto”. Ex: ex-marido, vice-presidente, soto-mestre. Palavras formadas por prefixos “circum” e “pan” + palavras iniciadas em vogal, M ou N. Ex: pan-americano, circum-navegação.

Acordo ortográfico da Língua Portuguesa Palavras formadas com prefixos “pré”, “pró” e “pós” + palavras que tem significado próprio. Ex: pré-natal, pró-desarmamento, pós-graduação. Palavras formadas pelas palavras “além”, “aquém”, “recém”, “sem”. Ex: além-fronteiras, aquém-oceano, recém-nascidos.

Acordo ortográfico da Língua Portuguesa Não Existe mais hífen em: Locuções de qualquer tipo (substantivas, adjetivas, pronominais, verbais, adverbiais, prepositivas ou conjuncionais). Ex: cão de guarda, fim de semana, café com leite. Exceções : água-de-colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia, ao-deus-dará, à queima-roupa.

Acordo ortográfico da Língua Portuguesa Argumentos a favor: - aproximação da oralidade à escrita; - atualmente a Língua Portuguesa é a única que tem duas grafias oficiais; - simplicidade de ensino e aprendizagem; - unificação de todos os países de língua oficial portuguesa; - fortalecimento da cooperação educacional dos países da CPLP; - evolução da Língua Portuguesa; - pequena quantidade de vocábulos alterados (1,6% em Portugal e 0,45% no Brasil); - o português é o 5º idioma mais falado no mundo e o 3º no mundo Ocidental. A unificação das grafias permite aumentar, ou pelo menos manter, a força da Língua Portuguesa no panorama mundial.

Acordo ortográfico da Língua Portuguesa Argumentos contra: evolução não natural da língua; tentar resolver um “não-problema”, uma vez que as variantes escritas da língua são perfeitamente compreensíveis por todos os leitores de todos os países da CPLP; desrespeito pela etimologia das palavras; a não correspondência da escrita à oralidade. Por exemplo, existem consoantes cuja função é abrir vogais, mas que o novo acordo considera mudas;

Acordo ortográfico da Língua Portuguesa processo dispendioso (revisão e nova publicação de todas as obras escritas, os materiais didáticos e dicionários tornar-se-ão obsoletos, reaprendizagem por parte de um grande número de pessoas, inclusive crianças que agora estão dando os primeiros passos na escrita); o fato de não haver acordo, facilita o dinamismo da língua, permitindo cada país divergir e evoluir naturalmente, pelas próprias pressões evolutivas dos diferentes contextos geo-sócio-culturais como no caso do Inglês ou do Castelhano; afeto com a grafia atual; falta de consulta de lingüistas e estudo do impacto das alterações; Em termos legais e jurídicos também parece haver falta de consenso.

Acordo ortográfico da Língua Portuguesa Muito Obrigada! Êxito na utilização.