TCP/IP Fabiano Mayer Fernanda F. de Oliveira João Boechat Neto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I.P. INTERNET PROTOCOL EQUIPE: BRUNO GODARTH DANIELE COLETHO DE SOUZA
Advertisements

Redes de computadores I
Família tcp/ip Prof: Diovani Milhorim
Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
Redes I Os Protocolos Prof. Dr. Amine BERQIA
Modelo TCP/IP Versus Modelo OSI
CONCEITO BÁSICO DE REDE
Internet e Intranet A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite.
Oficina de Pesquisa na Rede
Arquitectura TCP/IP Camada de rede.
Visão Geral de Protocolos
Modelos de Referência.
Obtenção de IP TCP UDP.
Profº Charles de Sá Graduado em Computação Profº Charles de Sá Graduado em Computação.
História da Internet 1º A Internet foi idealizada na década de 60 nos Estados Unidos. O objectivo inicial, era o enorme potencial de partilha de informações.
CCNA 1 – Camadas de Transporte e de Aplicação do TCP/IP
REDES DE COMPUTADORES II
REDES COMPUTADORES. Permitem à aplicação enviar dados para todos os hosts de uma rede. É identificado pelo último endereço possível na rede.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Modelo de referência OSI
Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Curso Técnico de Informática
Redes Aula 7 Professor: Marcelo Maia.
IC II - Prof. Msc. Allan K. Luizi - UNEMAT
Aula 2 Arquitetura & Protocolos
O Modelo OSI Guilherme Guimarães.
CCNA 1 – Modelos OSI e TCP/IP
Redes de Comunicação – Módulo 3
Modelos de Referência OSITCP/IP29/06/06.  Camadas de Protocolos  Modelo de Referência OSI Funcionamento Camadas e Funcionalidades  Modelo de Referência.
Trabalho realizado por: Leandro, Ruslana e Nataliya.
Redes de Computadores Prof Rafael Silva.
REDES DE COMPUTADORES CONCEITOS E TÓPICOS RELACIONADOS A REDES DE COMPUTADORES ________________________________________________ Redes – Prof. Roni Márcio.
MODELO DE REFERÊNCIA TCP/IP
TCP/IP.
Arquitetura TCP/IP Redes de Computadores.
Modelo OSI Apresentação Sessão Transporte Rede Enlace Física Aplicação
Disciplina de: Comunicação de Dados Professor: Carlos Pereira Trabalho Realizado por: João Santos.
ICORI Instalação e configuração de computadores em redes locais e Internet Pedro Amaro –
Modelo OSI Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL nº11.
Arquitectura tcp. Camada tcp Ao contrário do protocolo UDP, o TCP representa um grande incremento de qualidade relativamente ao protocolo IP que lhe serve.
Arquitetura de Redes de Computadores – Luiz Paulo Maia Camada de Transporte1 Arquitetura de Redes de Computadores Luiz Paulo Maia Camada de Transporte.
Nesta Aula... Software de Rede Redes de Computadores
Arquitetura TCP/IP – Camada de Inter-redes
Tecnologia de Informação Aula 8
Administração e Projeto de Redes
(c)AB, WEB: filosofia e origens Grupo de utilizadores Internet Ambiente académico dominado por sistemas UNIX Conjunto de serviços básicos: correio.
INTERNET. Apresentado por: Rita Campante e Juliana Alves, 9º F Alguns aspetos gerais sobre redes de computadores e Internet.
INTERNET. Apresentado por: Rita Campante e Juliana Alves, 9º F Alguns aspetos gerais sobre redes de computadores e Internet.
Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IP e DHCP
Aula 01: Arquitetura TCP/IP
Redes de computadores: Camada de Transporte Prof. Dr. Amine BERQIA
Escola Secundaria Sebastião da gama Comunicação de dados Prof: Carlos Pereira Nome :André Santos Ano/Turma:12ºL Nº:2 IP Dinâmico, IP Fixo e DNS.
TCP/IP.
Arquitetura TCP/IP Aplicação Transporte Rede Enlace Física.
Alguns aspetos gerais sobre redes de computadores e Internet Internet Apresentado por Filipa Correia Nº2 e Cristiana Pinheiro Nº10.
Alguns aspetos gerais sobre redes de computadores e Internet Internet Apresentado por Filipa Correia Nº2 e Cristiana Pinheiro Nº10.
Modelo de Referência OSI/ISO Modelo OSI
Redes de Computadores e Internet Protocolos Professor: Waldemiro Arruda.
Trabalho elaborado por: -Daniel Nº26 -André Nº3. * A camada de rede do modelo OSI é responsável por controlar a operação da rede de um modo geral. As.
Redes Industriais Prof. Arthur Salgado.
Redes de Computadores e Internet Sistemas de comunicação de dados Professor: Waldemiro Arruda.
PROTOCOLOS DE REDE Endereço Real e Reservado
Informática Industrial N8INF
Redes de computadores e a Internet
PROTOCOLOS ALUNOS: HUDSON JOSÉ WASHINGTON VITÓRIA GABRIEL KURIYAMA THIAGO SANTOS CAROLINA LIMA Professor: Alcebíades Lôbo.
Modelo de referência TCP/IP Redes de comunicação de dados Professor Cristiano José Cecanho.
Rede de Computadores (REC) Prof. Jackson Mallmann
Informática Industrial IFDJ6 Prof. Dr. Cesar da Costa 3.a Aula: Rede Ethernet - Padrão TCP/IP.
Internet - Evolução Sofia Margarida Parreira Rodrigues HOME Última página Introdução Internet Service Providers Protocolos Software para Internet Génese.
Escola de Ciência e Tecnologia Arquitetura TCP/IP Arquitetura TCP/IP Interface entre o Nível Lógico e Físico Protocolo IP Etienne César R. de Oliveira.
Escola de Ciência e Tecnologia Arquitetura TCP/IP Arquitetura TCP/IP Interface entre o Nível Lógico e Físico Protocolo IP Etienne César R. de Oliveira.
Transcrição da apresentação:

TCP/IP Fabiano Mayer Fernanda F. de Oliveira João Boechat Neto Júlio César Barbosa Natalícia Sela

TCP/IP Protocolo de comunicação Um protocolo de comunicação de dados define um modo de comunicação entre duas ou mais máquinas. Origem A arquitetura TCP/IP surgiu com a criação de uma rede patrocinada pelo Departamento de Defesa do governo dos Estados Unidos da América.

TCP/IP Inventor da Internet Tim Berners-Lee, físico inglês, inventou o browser, os links de hipertexto, o protocolo de transferência http, as URLs com os endereços dos sites e formou a imensa teia que ele batizou como World Wide Web.

TCP/IP Como funciona o TCP/IP ? O protocolo TCP/IP é, na verdade, um grupo de protocolos que trabalham conjuntamente, com o objetivo de estabelecer a comunicação e a transferência de dados entre dois ou mais computadores ligados em rede.

TCP/IP Camadas do Protocolo TCP/IP APLICAÇÕES Camada de aplicações: onde encontramos as aplicações que funcionam dentro da Internet como HTTP , FTP , TELNET , GOPHER. TRANSPORTE Camada de Transporte: onde encontramos os protocolos de transmissão de informações como o TCP e o UDP REDE Camada de Internet ou Camada de Rede: onde encontramos os protocolos de conexão como o IP , o ICMP, o ARP e o RARP ACESSO A REDE Camada de Sub-rede ou Acesso à Rede: responsável pelo enlace entre diversas redes conectadas a Internet. Nesta camada empregamos os gateways ou roteadores.

Transmission Control Protocol (TCP): As principais funções do TCP são: Transferência de dados: transmissão de dados em blocos (datagramas ) e em modo full-duplex ( envio e recebimento simultâneos ) Transferência de dados urgentes: transmite primeiro datagramas que contenham sinalização de urgência Estabelecimento e liberação de conexão Segmentação: O TCP pode dividir os dados a serem transmitidos em pequenos blocos – os datagramas - que são identificados para, no host destino, serem agrupados novamente.

Transmission Control Protocol (TCP): Controle de fluxo: o TCP é capaz de adaptar a transmissão dos datagramas às condições de transmissões (velocidade, tráfego ... ) entre os sistemas envolvidos. Controle de erros: como vimos na segmentação, os datagramas são identificados antes de serem transmitidos. Além disso é adicionado o checksum, um número utilizado para verificar e corrigir erros na transmissão.

TCP/IP Endereço IP Todos os equipamentos devem ter um endereço IP associado e único que será utilizado na comunicação entre os equipamentos. O padrão IANA divide a utilização de IPs para redes locais em, basicamente, 3 classes: Classe A: 10.0.0.0 a 10.255.255.255 - Permite até 16 milhões de computadores em cada rede (máximo de 1 rede); Classe B: 172.16.0.0 a 172.31.255.255 - Permite até 65.534 computadores em uma rede (máximo de 21 redes); Classe C: 192.168.0.0 a 192.168.255.255 - Permite até 254 computadores em uma rede (máximo de 255 redes).

Máscara de sub-rede

Máscara de sub-rede

TCP/IP IP estático É um número IP dado permanentemente a um computador. IP dinâmico É um número que é dado a um computador quando este se conecta à rede, mas que muda toda vez que há conexão.

Configurações do protocolo TCP/IP para um computador em rede O Número IP é um número no seguinte formato: x.y.z.w Exemplo: Número IP:  10.200.150.1 Sub rede: 255.255.255.0