Ciência sem Fronteiras

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
Your Official Source on U.S. Higher Education EducationUSA.state.gov Escritório de Aconselhamento (EAO) OPORTUNIDADES DE ESTUDO NOS EUA Alexandre K. Oliveira.
Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
Seminário SANTA CATARINA 2015
Qualidades não específicas necessárias ao mundo do trabalho
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
A pesquisa como propulsora social dos estudantes: papel no IFES Diretoria de Pesquisa Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
Portal de Periódicos CAPES. O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira.
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO TOCANTINS – FAPT
“Programa Especial de Mobilidade Internacional”
ENEM SISU PROUNI EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO CRIADO EM 1998 PELO MEC SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS.
THIS IS THE HEADER. EDIT VIA THE "VIEW -> HEADER AND FOOTER"-MENU
Brazil – U.S. : PARTNERSHIP FOR THE 21 st CENTURY Ciência sem Fronteiras João Luiz Martins (Reitor da UFOP e Presidente da ANDIFES)
Tour do Brasil 2014 em Pesquisa e Inovação Cooperação entre o Brasil e a Alemanha.
Relações Internacionais Prof. Márcio de Castro Silva Filho
O QUE É PDSE? É o novo programa de doutorado sanduíche da Capes;
Talentos para Inovação
O papel das Universidades no processo de expansão e consolidação de competências nacionais e no avanço do conhecimento científico e tecnológico nas áreas.
DECRETO Nº 7.642, DE 13 DE DEZEMBRO DE Maio de 2013.
Brasília, 9 de Setembro de 2014
EDUCATIONAL INSTITUTIONS
Aspectos Legais para o pleno exercício profissional no Brasil.
A EMPRESA  A Faculdade Integrada Tiradentes – Fits – é uma Instituição que tem como objetivo oferecer educação superior de alta qualidade por meio de.
UM PROGRAMA ESPECIAL DE MOBILIDADE INTERNACIONAL EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO.
Cifre-Brasil, Um dispositivo novo financiado com o CNPq Princípio científico, Empreendedorismo.
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR.
IAESTE: contribuindo com a internacionalização das Instituições de Ensino Paula Semer Prado - Gerente Executiva.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Distúrbios da Comunicação Humana Centro: CCS Área.
Prof. Dr. Emídio Cantídio de Oliveira Filho Diretor de Programas e Bolsas no País Belém, 1° de dezembro de 2011 XXVII ENPROP Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO XXVII ENPROP Belém, Dezembro 2011.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
Your Official Source on U.S. Higher Education EDUCATIONUSA.
Orientações e critérios para pagamento de bolsas FNDE
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
UFABC – Universidade Federal do ABC.
Reunião do Comitê de Acompanhamento e Assessoramento Reunião do Comitê Executivo Balanço da Primeira Etapa do Programa Abril/2015.
Your Official Source on U.S. Higher Education UTFPR sem Fronteiras 11 de outubro de 2013 EducationUSA.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
Recife - 03 a 06 de Dezembro de 2013 A configuração da Mobilidade Internacional em nível de graduação em uma IES Brasileira Liliane Gontan Timm Della Méa.
O Ensino Médio do Colégio Maria Imaculada possui uma carga horária estendida, superior ao previsto em lei, visando cada vez mais um ensino de excelência.
Programa Fulbright - Bolsas e Oportunidades - Dezembro de 2015.
As Perspectivas do Mercado de Trabalho para o Professor de Língua Inglesa Cecília Hartt.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
ESTA APRESENTAÇÃO TEM CARÁTER INFORMATIVO. Todos os procedimentos dos alunos da UFCA, relativos ao Ciência sem Fronteiras, devem ser realizados junto à.
PROJETO ENEM 2014 ANO LETIVO: PROJETO ENEM 2014 Conhecendo o ENEM Testes Vocacionais CPF E RG 100% Aulões aos sábados Aulões Noturnos Plantão de.
Formação de Recursos Humanos para CTI: Programa Ciência sem Fronteiras Brasília, 22 de setembro de 2015 Mariano Francisco Laplane
Simulado online do MEC preparatório para o ENEM. 1º Simulado Online Nacional Dia 30 de abril e 1º de maio 80 questões (60 históricas e 20 inéditas) Baseado.
REUNIAO CONFAP FINATEC - 11 de março de 2016 DOCTEUR EN ENTREPRISE OaddS 1.
A formação de novos quadros para CT&I: a trajetória profissional dos egressos do programa PIBIC Brasília, 19 de novembro de 2015 Atividade Recursos Humanos.
CAPES Audiência Pública – Senado Federal 22/9/2015.
Painel: Polos de Inovação e Agenda CNPq Aléssio Trindade de Barros Setembro de 2013.
CAPES Brasília, 20 de agosto de 2015 Comissão de Educação da Câmara dos Deputados Funcionamento do Programa.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Marilza Vieira Cunha Rudge PRÓ-REITORA DE PÓS GRADUAÇÃO Gestão Júlio C. Durigan Workshop APCN /
Reunião conjunta das Comissões de : Educação, Cultura e Esporte (CE); Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT); Desenvolvimento Regional.
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
UM PROGRAMA ESPECIAL DE MOBILIDADE INTERNACIONAL EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO.
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o programa Ciência sem Fronteiras Guilherme Rosso Brasília,
Prof. Marcelo J. M. Rezende Diretor DAIA/DEG Coord. Institucional do PCsF na UnB.
INSCRIÇÕES: De 28 de maio à 15 de junho LOCAL DE INSCRIÇÕES: DATA.
1 “A UNESP e o Ciência sem Fronteiras” Prof. Carlos Eduardo Vergani Professor Titular Assessor Adjunto de Relações Externas da UNESP
Definição O Programa Universidade para Todos (ProUni),criado em 2004, pela Lei nº /2005, tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais.
Universidade Federal do Pampa Engenharia de Alimentos Introdução a Engenharia de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi.
UMA ABORDAGEM SETORIAL NO FOMENTO À PESQUISA EM SAÚDE NO BRASIL Conferência Regional Sudeste de Ciência e Tecnologia Belo Horizonte, 3 de agosto 2005 Reinaldo.
Transcrição da apresentação:

Ciência sem Fronteiras André Padilha João Caprera Victor Luni Formandos SAMIAR 2012

Quem nós somos: André Padilha Estudante da UFABC, Engenharia de Informação, 3º ano Cornell University João Caprera Estudante da UFABC, Engenharia de Gestão, 3º ano University of Southern California Victor Luni Estudante da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, 3º ano Santa Clara University

O que é o CsF? O ciência sem fronteiras é um programa feito com o esforço do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), que visa internacionalizar a inovação tecnológica e científica no Brasil para a graduação, tecnólogo, mestrado, doutorado e pós-doutorado. As duas agências de fomento que são responsáveis pelo programa são: Capes: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CNPQ: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Cada agência é responsável por um conjunto de países que participam do programa. No caso dos EUA, a agência responsável é a CAPES.

Áreas contempladas pelos CsF Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra; Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e Tecnologias da Informação; Tecnologia Aeroespacial; Fármacos; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos Materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria Criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação); Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva; Formação de Tecnólogos. Não contempla direito, letras, jornalismo, história, geografia etc.

Quem pode participar? Basicamente qualquer aluno(a) do ensino superior (de universidade particular ou pública). Pré-requisitos para um aluno que deseja ir para os EUA: Ser brasileiro ou naturalizado; Estar regularmente matriculado em instituição de ensino superior no Brasil em cursos relacionados às áreas prioritárias do Ciência sem Fronteiras; Ter sido classificado com nota do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM - com no mínimo 600 pontos; Possuir bom desempenho acadêmico, avaliado pela instituição de vínculo no Brasil Ter concluído 20% do currículo previsto para o curso de graduação Apresentar teste de proficiência de língua inglesa (TOEFL-ITP ou TOEFL-iBT) para avaliação da necessidade de treinamento de inglês intensivo, por até dois meses, nos EUA como parte da bolsa.’’ Fonte: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/apresentacao12 <acesso em 07/05/2015>

Processo de inscrição Escolha do país de destino Processo interno na sua faculdade (critérios variados) Inscrição na agência de fomento apropriada (CAPES ou CNPQ) Common Application(EUA) ou derivados, em outros países. Escolha da Universidade Terms of Appointment

Auxílios aos estudantes Passagens de ida e volta Material didático Acomodação Instalação Alimentação Bolsa trimestral *Obviamente, o governo pagará a mensalidade da universidade que você irá estudar *Pagamento do Visto e Passaporte para os EUA é por conta dos estudantes, o governo auxilia na parte burocrática

Dificuldades até o momento Burocracia do sistema de aplicação americano Longo tempo de proceso de seleção Ansiedade Dificuldades para vocês: Péssima situação econômica que o Brasil enfrenta Cortes nas áreas de educação

Prós e contras Prós: Ganho de experiência e vivência internacional Diferencial curricular notável Oportunidades de carreiras internacionais (Networking) Visão de mercado diferenciado Contras: Atraso da graduação Risco de não pegar equivalência de matérias cursadas no exterior Ter de permanecer no Brasil o mesmo período de tempo da concessão da bolsa

Extra Criação de um Blog como meio de comunicação https://mulecadasemfronteiras.wordpress.com/

Perguntas? Para maiores dúvidas, podem enviar email para mulecadacsf@gmail.com ou nos procurar no Facebook.

Obrigado