Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã Tema: A Sertã, ontem, hoje e os.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
No primeiro período, o nosso principal objectivo, foi criar um website consistente, tarefa que foi bem sucedida. Neste segundo período era de esperar o.
Advertisements

Eliane Rose Alves da Silva
ABAV-RR e ICCABAV Parte 3: Turismo Rural Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado.
Cristiane jonas Francisconi
Curso EFA “Técnico/a de Turismo Ambiental e Rural” – Sec
Depois de alguma pesquisa elegemos este museu como favorito do nosso Guia Turístico.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Requalificação dos Moinhos da Malagueira
Trabalho elaborado por: José Silva, Nelson Gonçalves, Daniela Alves, Ricardo Quintal e Miguel Quintal 12ºJ Ano lectivo 2013/2014 Escola Secundária Alberto.
ESCOLA SECUNDÁRIA ALBERTO SAMPAIO TRABALHO ELABORADO PELAS ALUNAS:  Andreia Gonçalves  Francisca Costa  Inês Reigoto  Lídia Viana  Mariana Prata Uma.
Recuperação da Mata de S. Sebastião
Requalificação do espaço da antiga Federação dos Vinicultores do Dão Escola Secundária Emídio Navarro – 11ºJ Alunos - Andreia Sofia, nº6; Bruno Santos,
Reabilitação da Rua de Santa Marta - Lisboa
Trabalho realizado por: -Ana Rafaela Cruz nº2 -Sónia Rodrigues nº22 -Tânia Cruz nº23 11ºL Escola Secundária de Emídio Navarro - Viseu.
Escola Secundária Manuel Cargaleiro Trabalho realizado por: Joana Leal - nº 7 Rafaela Santos - nº9 Sofia Gonçalves -nº10 11ºH Nós Propomos: Cidadania e.
Depois de alguma pesquisa elegemos este museu como favorito do nosso Guia Turístico.
Bruna Alves Duarte Mota Maria João Santiago Mariana Amorim Nuna Fernandes 12º J.
11º6A Trabalho de: Carla Araújo Diana Cardoso Gabriela Pereira Isabel Martins Isabela Capa.
Escola Secundária Emídio Navarro – 11ºE Alunos – Ângelo Rodrigues nº3;Carlos Costa nº6; Diogo Costa nº9; Diogo Cruz nº11; Miguel Pina nº19 Professora-Isabel.
Projeto Nós Propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Externato Dom Fuas Roupinho A Requalificação Urbana: a.
Criação de uma escola de artes Low Cost em Viseu
Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – Agrupamento Nº 4 de Évora E SCOLA S ECUNDÁRIA A NDRÉ DE G.
Catarina Pica Emanuel Tavares João Simões Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária.
PROJETO NÓS PROPOMOS | Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica Agrupamento de Escolas de Carvalhos Curso de Línguas e Humanidades.
Projeto Nós propomos! Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária de Caldas das Taipas.
Renovação do Espaço do Antigo Matadouro em Viseu
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã Tema: Reabilitação do centro histórico.
Rotundas de Viseu: Beleza Sustentável?
Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – Agrupamento Nº 4 de Évora ESCOLA SECUNDÁRIA ANDRÉ DE GOUVEIA.
Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Básica e Secundária Fernão do Pó Dinamização de actividades.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã Tema: Turismo, paisagem natural.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã O crescimento da vila da Sertã,
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária D.Inês de Castro - Alcobaça Trilho Pedonal.
Dornelas : Problemas de Acessibilidade Escola Secundária Emídio Navarro – 11ºD Alunos: Alexandra Matos, nº1; Inês Almeida, nº14,;Inês Silva, nº17; Pedro.
na Educação Geográfica
Potenciar o Turismo no Núcleo Urbano Antigo do Seixal 4.maio.2015
Reabilitação da Ribeira do Abrunhal Escola Secundária Emídio Navarro – 11ºE Alunos Bruno Soares, nº5 Diogo Ferreira, nº10 Inês Costa, nº15 Jacqueline Licausi,
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação.
Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/2015 “Espaços verdes, dinamização e preservação“ Ana Alves, Ana Mendes,
Escola Secundária Dona Inês de Castro Curso Cientifico-Humanístico de Línguas e Humanidades Geografia A – 11ºLHC Projeto Nós Propomos Cidadania, Sustentabilidade.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária Caldas Das Taipas Ringue de Caldas das Taipas.
Requalificação da Praça Angra do Heroísmo
Perfil do consumo de cultura no Brasil. 1) Em 2009, você (% “sim”)
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE NA VILA.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Agrupamento de Escolas Fernão do Pó Mobilar a Mata Municipal.
Trabalho realizado por: Ana Rita Lopes nº3 Diogo Silva nº4 Irina Pires nº7 Maria Moniz nº10 Mariana Godinho nº11.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária de Alcochete Construção de um kartódromo.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária das Taipas Falta de iluminação na freguesia.
Nós Propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 VALORIZAÇÃO DO TERRITÓRIO E DESENVOLVIMENTO LOCAL Benvinda Gonçalves.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária de Alcochete Rua Circular à Escola Secundária.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Externato Cooperativo da Benedita Ciclovias e passeio pedonal.
Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – Agrupamento Nº 4 de Évora ESCOLA SECUNDÁRIA ANDRÉ DE GOUVEIA.
Projeto Nós Propomos! “Cidadania e inovação na educação geográfica” 2013/2014 Onde vivemos as nossas preocupações Reabilitação de um espaço degradado Trabalho.
Quais são os hábitos desportivos dos jovens da nossa Escola? Área 2 Estágio Pedagógico Ed. Física Estudo realizado pelo Núcleo de Estágio E.S.J.D.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Externato Cooperativo da Benedita Requalificação do espaço.
Trabalho realizado por : - Diogo Martins - Geovane Silva - João Alves 11º 05.
Nós Propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Benvinda Gonçalves ; Cecília Realista ; Leonine Alves ; M. Célia Folgado.
Agrupamento de Escolas Ibn Mucana 2013/2014 Trabalho realizado por: Afonso Santos nº 1 11ºC David Soares de Albergaria nº 8 11ºC Tomás Gaidão nº 23 11ºC.
4 Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária das Caldas das Taipas Circulação na rua.
PROJETO “NÓS PROPOMOS” CIDADANIA, SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA 2014/15 ÂNGELO TAVARES, GONÇALO MARQUES, GONÇALO ALMEIDA, SÍLVIA MOREIRA,
Nós Propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Benvinda Gonçalves ; Cecília Realista ; Leonine Alves ; M. Célia Folgado.
CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
“Um país se faz de homens e livros”
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Tecnologia e Gestão de Portalegre Unidade Curricular: Mercados e Negociação Comercial Docente: Dr.ª Fernanda.
Centros Culturais Kaingang em movimento Proposta de implentação ( ) UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E JURÍDICAS.
UNIR- UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. CAMPUS DE CACOAL. ADMINISTRAÇÃO 7º PERÍODO DISCIPLINAS: SIMULAÇÃO DE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL E ADMINISTRAÇÃO DE.
Projeto Nós propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica 2015/16.
Tema: A Sertã, ontem, hoje e os desafios do futuro
Transcrição da apresentação:

Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã Tema: A Sertã, ontem, hoje e os desafios do futuro - a paisagem cultural 4 de maio de 2015 André Farinha, Cristiana Silva, Cristiana Santos, Lionel Mateus (alunos) Ilda Bicacro (professora)

Sumário: Fontes Nós propomos Conclusões Resultados Metodologia Questões de investigação Objetivos

Estudar a viabilidade de um espaço museológico onde seja mostrado a riquezas paisagísticas e culturais da região Identificar os objetos paisagísticos e culturais a colocar no espaço museológico a criar Fazer proposta a nível autárquico

Questões de investigação Como divulgar o património natural da Sertã e sua região? Como divulgar o património cultural do Concelho da Sertã? Quais as estratégias de potencialização dos recursos endógenos? Que características deve ter um espaço museológico que mostre e interprete a paisagem natural e cultural do Concelho?

Estudo exploratório da temática Pesquisa bibliográfica e webgráfica Elaboração de inquéritos e entrevistas Reportagens fotográficas Sessões na CMS sobre PDM Tratamento de dados Conclusão e proposta de grupo Metodologia

Resultados (A) O inquérito foi respondido por 100 pessoas maioritariamente deste concelho ; A opinião é de que é importante preservar e promover usos e costumes; A população estudada refere também valorizar espetáculos culturais. E ainda as respostas vão no sentido de que os eventos culturais refletem-se na economia.

Resultados (B) Os resultados do inquérito são inequívocos: - Deve haver mais atividades culturais; - Concertos e exposições são os eventos mais pretendidos.

Os inquiridos apontam o desconhecimento da localização de monumentos, para a sua visita. Torna-se importante a orientação dos visitantes, competência a atribuir a um espaço a criar. Resultados (C)

O inquérito foi respondido por 100 indivíduos do sexo masculino e feminino em partes equivalentes. A totalidade dos inquiridos responde afirmativamente pela necessidade de preservar os usos e costumes da Sertã. A esmagadora maioria dos inquiridos considerou ainda a criação de um espaço museológico importante e benéfico para a população. O desconhecimento da localização dos monumentos e a falta de tempo foram as principais razões que impediram os inquiridos de alguma vez visitar os monumentos. É significativo o peso das respostas que consideram os eventos culturais como promotoras da restauração e outros consumos relacionados com a presença de visitantes na vila. Resultados do Inquérito

Propomos a construção de um espaço museológico onde se conjugue a mostra de tradições aliadas a um espaço de interpretação ambiental e paisagística moderna. Onde ao visitante é oferecido espaços de visualização e de interação com de tudo o que a Sertã pode oferecer: Paisagem natural; Qualidade ambiental; Monumentos; Tradições e costumes; Formas de fazer; Lendas; Artesanato e Gastronomia; Grupos de teatro; Bandas e grupos musicais; Outros de exposição temporária. Nós Propomos ESS_11D_Espaco_museologi co.kmz

Estando a riqueza natural, paisagística e cultural exposta, o turista pode e deve ser orientado para percursos pedestres, visitas guiadas a monumentos ou simples passeios por sítios de interesse reconhecido como por exemplo praias fluviais e outros roteiros culturais. Nós Propomos

Fontes