PESQUISA DE MARKETING 11a Aula

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SUGESTÕES PARA APRESENTAÇÃO DOS SLIDES DE TCCI
Advertisements

projeto de pesquisa Modelos
Profª. Lízia Lenza Campos
Preparação e apresentação do relatório
COMUNICAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO EM ENCONTROS E CONGRESSOS COMUNICAÇÃO ORAL PÔSTER ACADÊMICO.
APRESENTAÇÃO ORAL.
COMO ELABORAR O RESUMO - Em conformidade a NBR – 6028 – Nov/2003
COMO APRESENTAR UM TRABALHO CIENTÍFICO E TÉCNICO:
1 - Organizando Dados 2- Preparando o Pôster
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Apresentações Eletrônicas
MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado.
FORMATAÇÃO.
Desenvolvimento de PROJETOS.
Metodologia Científica Divulgação de resultados
PROJETO MAPAS 3°B.
Metodologia Da Pesquisa
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
Como elaborar um trabalho de Pesquisa?
SEMINÁRIOS Orientações Profa Ms. Ivanice Magalhães da Silva
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
Disciplina: Prática Profissional II
Importante: A proposta desse “modelo” constitui apenas uma referência para a apresentação do Trabalho de Conclusão, podendo ser adaptada de comum acordo.
Orientação Importante:
COMO APRESENTAR UM TRABALHO NUM CONGRESSO CIENTÍFICO: APRESENTAÇÃO ORAL Adriana Pires Neves.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
Nome do Curso – Área de Pesquisa
Fernando OLIVEIRA1; Murilo ALBUQUERQUE2
TÍTULO: Subtítulo RESUMO 1. INTRODUÇÃO 4. CONCLUSÃO
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Relatório Gênero textual.
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Apresentação do Projeto Interdisciplinar
Normas para redação de TCC
Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais
Habilidades de comunicação em Engenharia
SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2014 TÍTULO: Subtítulo
REALIZAÇÃO: Nojfsdjff Santos OLIVEIRA 1 ; SaLfjfsdhgdjk Silva PAIVA 2 1. Mestrando, Instituto Federal de xxx, Ciência e Tecnologia do XXXX– Campus XXXXXX,
Como elaborar uma apresentação em PPT para defesa de TCC
Como elaborar um trabalho de Pesquisa
PÓSTER CIENTÍFICO COMO FAZÊ-LO ?.
Documentação direta e indireta e técnica do fichamento
Metodologia Científica
COMUNICAÇÃO PESSOAL - II
TÍTULO EM CAIXA ALTA | NEGRITO
As principais marcas do gênero textual: apresentação oral de trabalho acadêmico CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO.
Inserir o título: letra Arial 80. O título deve ser claro e conciso
Comunicação e Redação Empresarial
TÍTULO DO TRABALHO SOBRENOME, Nome do autor1; SOBRENOME, Nome do autor 2; SOBRENOME, Nome do autor 3 ;SOBRENOME, Nome do autor 4 1Titulação, Instituição,
Título: deve ser representativo de seu conteúdo, sem ser longo, devendo conter apenas as palavras essenciais. Introdução: a introdução é a apresentação.
Laboratório de Mecânica
Rosana Santos OLIVEIRA 1 ; Sandro Sampaio ALBUQUERQUE 1 ; Thiago Augusto de Sousa CASTRO 2 1. Alunos do curso de Geografia da faculdade Castelo Branco,
Capítulo 7 – Comunicação em Pesquisas
TÍTULO DO TRABALHO Nome e Sobrenome do autor1; Nome e Sobrenome do autor 2; Nome e Sobrenome do autor 3 1Titulação, Instituição, Cidade, Estado, .
Nome do autor SOBRENOME1; Nome do autor SOBRENOME2
Leandro Costa MIRANDA 1 ; Ronaldo Bruno LEAL 2 1. Prof. Msc Computação, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Santo.
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Abril/2014
TRABALHO ACADÊMICO PROJETO DE PESQUISA
TITULO CAIXA ALTA FONTE ARIAL TAMANHO 60 CENTRALIZADO
Orientador1; Turma ou autores2
APRESENTAÇÃO E ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências da Saúde Departamento de Saúde Coletiva Prof a Grasiela Piuvezam Prof a Isa Hetzel Projeto.
SUGESTÃO DE ESTRUTURA DO ARTIGO
Autor 1 ; Autor 2 1. Prof. do, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Salvador, xxx.com.br; 2. Bolsista, Instituto.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Sumário Deve constar a identificação dos títulos do trabalho e a página onde se encontra.
TÍTULO: Subtítulo Rosana Santos OLIVEIRA 1; Sandro Sampaio ALBUQUERQUE2 1.Bibliotecária, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande.
Normas da APA Tabelas e Figuras.
Transcrição da apresentação:

PESQUISA DE MARKETING 11a Aula COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS PESQUISA DE MARKETING 11a Aula

O que é? Apresentação dos achados da pesquisa para audiência específica meio pelo qual se comunicam os resultados do trabalho realizado Elaboração e entrega do Relatório de Pesquisa Apresentação oral dos resultados

relatório escrito = forma mais completa e a mais utilizada para a comunicação dos resultados de uma pesquisa. Deve seguir diretrizes e determinado formato pois elevam a probabilidade de se redigir um relatório de alta qualidade e comunicabilidade.

Dependendo do tamanho da pesquisa, complexidade do assunto e público… Relatórios parciais (intermediários) Documentos Relatório Final Apresentação ou apresentações Apresentação oral grandes projetos pequenos projetos

Diretrizes para o relatório: Completo Preciso Conciso Objetivo Claro

TODAS AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS CUIDADO NO MANUSEIO DAS INFORMAÇÕES; ERROS SELEÇÃO - RELEVÂNCIA - IMPORTÂNCIA Completo Preciso Conciso DESPERTAR INTERESSE: PONTOS RELEVANTES FRASES CURTAS E NA ORDEM DIRETA FORMAL SEM “formalismos” SEQUENCIA CLARA E LÓGICA PRECISÃO DE EXPRESSÃO Claro Objetivo

Estrutura de Conteúdo Página de rosto Sumário Resumo gerencial 3.1 Colocação do problema e dos objetivos 3.2 Principais resultados 3.3 Conclusões e recomendações Corpo do relatório 4.1 Apresentação (ou Introdução) 4.2 Objetivos 4.3 Metodologia 4.4 Resultados

Estrutura de Conteúdo 5. Conclusões, recomendações e limitações 6. Anexos 6.1 Instrumento de coleta de dados 6.2 Plano de amostragem 6.3 Procedimentos e cálculos utilizados nas análises dos dados 6.4 Quadros, gráficos, figuras e tabelas não incluídos no corpo do relatório 6. 5 Referências bibliográficas ITEM ADICIONAL = Carta de encaminhamento Deve ser incluída em relatórios formais

resultados: itemização : em sequencia lógica (dos achados mais gerais, para os mais específicos) Seletividade: informação irrelevante para os objetivos não deve ser apresentada Tabelas + quadros + figuras: ordenamento lógico PRIMEIRO = o essencial DEPOIS = dados de apoio e acessórios (que devem ser colocados no item ANEXOS) = colocar título/descrição e “fonte”

conclusões X recomendações: CONCLUSÃO : inferência baseada em um resultado Deve estabelecer ponte entre Resultados  problema  objetivos RECOMENDAÇÃO: sugestão de procedimentos futuros/ações, com base nas conclusões da pesquisa Pode ser sugestão de pesquisas mais específicas “Apresentamos, a seguir, as recomendações para decisões, baseadas única e exclusivamente nos resultados apresentados por essa pesquisa, sem que outros fatores tenham sido levados em consideração.”

limitações: Reconhecer limitações de ordem temporal, espacial, metodológica, operacional... Auto-crítica de todo o processo Permitir que a leitura (pelos demais) seja feita à luz das limitações

anexos: Cópia completa do instrumento de pesquisa Cópia do plano de amostragem (listagem da população; mapas; fórmula de determinação dos números da amostra Procedimentos e cálculos usados nas análises Quadros + gráficos + figuras + tabelas (não incluídos antes) Ao longo do texto = fazer referências aos anexos

Bibliografia /referências: Último item do relatório Obra utilizada de forma geral, sem citação: bibliografia Obra especificamente citada: referência bibliográfica

Apresentação gráfica: Depende: do que se quer comunicar audiência Opções: TABELAS = apenas linhas horizontais e nenhuma vertical(?) (geralmente dados numéricos) QUADROS = laterais fechadas (apresentação de dados qualitativos) FIGURAS = denominação genérica para gráficos, desenhos, esquemas, fluxogramas, cronogramas, organogramas, mapas, gravuras, fotografias e outras ilustrações.

(exemplo 1) TABELA

Resultado tabulado das avaliações efetuadas (exemplo 2) TABELA Resultado tabulado das avaliações efetuadas Avaliações Ordenação conjunta A B C 78 113 72 21 7 24 120 90 93 5 17 15 106 99 80 10 13 20 77 100 69 22 12 25 87 123 97 18 3 14 86 92 76 19 16 23 111 121 62 8 4 27 128 104 67 2 11 26 110 132 116 9 1 6 Totais 114 84 180

(exemplo 3) QUADRO

(exemplo 4) GRÁFICO Figura 13.1 - Participação da mulher no mercado de trabalho (PEA) Fonte: SIDRA/IBGE/InterScience 2003

GRÁFICO 1986 1987 (exemplo 5) 1989

Apresentação oral Planejamento (antes) Conteúdo tempo previsto Roteiro lógico Local: (adequação, conforto, silêncio...) Falta de prática = treinar...treinar...treinar Material: Slides = na confecção da apresentação => coerência entre formas, cores, fundos, letras, textos, tabelas, diagramas, gráficos Videos Flip chart Reprodução (para o caso de outros ouvintes)

Apresentação oral No dia: Chegar com antecedência ao local (teste dos equipamentos, (outros riscos...) Não iniciar sem que as pessoas-chave do contratante estejam no local Iniciar mostrando o plano da apresentação (agenda) Postura: de frente; posicionamento; voz; sem maneirismos (deve passar profissionalismo e credibilidade)

Apresentação oral evitar: Leitura do que está sendo apresentado visualmente: gráficos, tabelas... Apresentação para profissionais de diferentes áreas da contratante, pode levar a discordância dos resultados: Recomenda-se: defesa da correção dos resultados, apontando-se para a correção da metodologia

Exemplo de Apresentações