Pesquisa sobre: SOROBAN Alunos: 8ªB E. E

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
Advertisements

Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
Matemática para todos Educação Básica
Amintas engenharia.
PROCESSAMENTO HUMANO DE INFORMAÇÃO
Linguagem de Montagem Visão geral.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Construção do Conceito Matemático do Sorobã.
Recursividade Conceitos e Aplicações.
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
Presidente Venceslau São Paulo Prof. Luci Mara Colette
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DE PRÁTICAS DE ESTUDO 9º ANO - CMPA
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
História do Computador Desde os idos tempos da humanidade os seres humanos procuram relacionar quantidades. Supõe-se que as primeiras tentativas de contagens.
A ORIGEM DA TEORIA DOS NÚMEROS
Propostas de layout Modelo 1
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
Indústria Do artesanato ao robô.
Transferência de aprendizagem
TÉCNICO EM CONTABILIDADE SUBSEQUENTE
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
INSTITUIÇÃO LABORATÓRIO
Introdução a Programação
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Algoritmos 1º Semestre Materia: Informática Profº: Cristiano.
A Liderança e seu processo contínuo de mudanças
Criação de Blog. O Blog é: Meio de Divulgação Expor aos outros e a nós próprios os nossos talentos escondidos Visibilidade e Voz.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
O braile na escola inclusiva
ALGORITMOS Intensivo Janeiro e Fevereiro de 2011
PSICOMOTRICIDADE.
Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes
Educação Especial e Inclusiva I Prof. Gilca
Uma abordagem curiosa e divertida
REUNIÃO DE PAIS Pré – escola I
Robótica Industrial Apontamentos de aula 1.
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
SILVANA BERBEL FERNANDES
Torre de  Hanói.
Gabriel Bastos Machado
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar Professor:
Matemática para o povo egípcio
CARACTERÍSTICAS DAS FAIXAS ETÁRIAS PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
DESCOBRINDO O RPG.
UM POUCO DA HISTÓRIA DOS NÚMEROS Parte 1 Antonio Carlos Brolezzi www
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil.
SITUAÇÕES.
Inteligência: avanços nos modelos teóricos e nos instrumentos de medida. PRIMI, R.
Você já ouviu falar em logaritmo?
O USO DO S OFTWARES NAS E SCOLAS. O BJETIVOS : Apresentar as classificações dos softwaes com suas devidas finalidades educacionais. Informar os principais.
Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Aula 2 Professor: Italo Rodrigues Castro.
Introdução à Inteligência Artificial
O Soroban e composto por:
PROGRAMA ROBÓTICA EDUCACIONAL
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
NOME:ENZO Nº:06 PROF:LILIAN 5ANO D
Gabriel Santos N°09 5 °ano D Professora:Lilian
Ana Beatriz N°1 5 ano D Profª Lilian
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR Reunião com professores - Maio de 2011.
Na Educação Infantil e nos anos iniciais
“ Educando para a vida” ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
LEARNING ORGANIZATION
Transcrição da apresentação:

Pesquisa sobre: SOROBAN Alunos: 8ªB E. E Pesquisa sobre: SOROBAN Alunos: 8ªB E.E.Profº Bruno Pieroni Sertãozinho-SP Ano:2009

Origem Soroban O nome Soroban (com "N") foi trazido ao Brasil por imigrantes japoneses no começo do século XX. Originalmente Kambei Moori leva para o Japão o Suan Pan (ábaco chinês) e um pequeno manual, iniciando os seus estudos sozinho com este instrumento. Em 1622 publica o seu primeiro livro "Embrião do Soroban". No Brasil, em 1949, Joaquim Lima de Moraes, adapta o Soroban para uso de cegos, após aprender a técnica ensinada por imigrantes japoneses, abrasileirando o termo para Sorobã. Então temos dois modelos no Brasil: - Soroban: para videntes (como chamamos os dotados de visão); - Sorobã: o mesmo, mas adaptado para deficientes visuais. Ambos podem ser utilizados, e os cálculos são praticamente realizados de forma igual nos dois modelos. A manipulação no Soroban (com "N") é mais rápida pois as contas correm livremente, diferentemente do Sorobã, onde as mesmas são presas, mas ambos geram uma aptdão em comum: o cálculo mental. No Brasil, pelo Sorobã ter substituído o Cubarítmo nas aulas de cáculo, a mídia menciona o ábaco japonês, Soroban, como exclusividade para deficientes visuais.

Conheça um pouco mais da história do Soroban Ao longo dos séculos, em busca por processos e instrumentos que permitissem registrar e simplificar contagens e cálculos, o homem foi inventando técnicas e máquinas que propiciaram a redução do tempo e da energia gastos em operações trabalhosas. Entre os instrumentos que criou para auxiliá-lo nas contas, está o Ábaco, uma fantástica máquina de calcular. Há indícios de que o Homem já o utilizava antes mesmo da escrita. Nessa fase, os ábacos eram tábuas recobertas com areia, serragem ou cal, nas quais se registravam contagem e se faziam cálculos com o auxílio de bastões de ponta fina. Essas tábuas de cálculo, ou ábacos, foram sofrendo transformações e aprimoramentos com o passar dos séculos. Muitos tipos de ábacos apareceram e tiveram seu uso difundido em diferentes países do Ocidente e do Oriente. Entre eles o SOROBAN. O SOROBAN, que é considerado um tipo moderno de ábaco, foi desenvolvido na China onde se denominava "Suan pan" e no Japão por volta do século XVII, aperfeiçoaram-no tornando um instrumento de cálculo com o nome de SOROBAN. No Brasil, o aparelho foi trazido pelos primeiros imigrantes japoneses em 1.908. O SOROBAN faz parte da própria evolução da civilização humana. Ele sempre existiu, claro que de forma diferente e as transformações foram feitas sem ter um personagem específico e sim de acordo com a necessidade e a própria evolução. Com o decorrer do tempo, os pedagogos descobriram seu valor pedagógico, o de propiciar ao educando o desenvolvimento de habilidades básicas, principalmente a Concentração e o Raciocínio, necessárias para executar com perfeição e rapidez qualquer tarefa.

As vantagens de trabalhar com o Soroban O SOROBAN oferece envolvimento pedagógico ao praticante, auxiliando a solucionar os cálculos da vida cotidiana, resolvendo operações simples e estimando os resultados mais complexos. Enquanto os computadores solucionam problemas vultuosos e mais complicados, assim como as máquinas são necessárias para cálculos mais complexos, o SOROBAN oferece a oportunidade de desenvolver mentes, tornando o ensino do SOROBAN uma força motriz para criação de outras máquinas a serviço do próprio homem, portanto cada qual tem sua função.

Quem usa o Soroban? O seu uso é comum no oriente, principalmente entre os japoneses, chineses, coreanos, tailandeses entre outros. O Soroban no ocidente não passava de adorno feito de metais preciosos e não passava de um simples ábaco. Atualmente é divulgado na Inglaterra e principalmente na América do Norte, utilizado também pelos cegos. No Brasil é igualmente usado pelos cegos, pelos imigrantes japoneses, chineses e mais recentemente pelos brasileiros. O homem atual precisa de ginástica física, precisa igualmente ou senão mais, da ginástica mental, não só para crianças e adolescentes, mas para todas as idades. No Japão, a geriatria usa o SOROBAN, na manutenção da sanidade mental, das funções operatórias mentais.

Soroban instrumento de cálculo milenar dinâmico Soroban é um instrumento de cálculo milenar, onde pode-se efetuar todo e qualquer tipo de operação matemática. O instrumento é uma espécie de ábaco de forma retangular, com hastes verticais compostos de elementos móveis, que permitem a realização de contas de valor 1 e de valor 5, separados por uma haste horizontal. Ao manejar o SOROBAN, desenvolve-se importantes habilidades, pois a operação do instrumento exige exatidão e rapidez onde é preciso ser atencioso, observador, ter boa discriminação auditiva e visual, boa memória, sobretudo concentração, controle motor, equilíbrio entre o pensamento e a ação, necessárias a qualquer aprendizagem eficaz. O manuseio do SOROBAN é uma técnica de cálculo, e como técnica utiliza-se de regras, entretanto o ato de manusear o SOROBAN é dinâmico, pois mantém constantemente a mente do operador em movimento, que vai se acelerando com a prática constante

O que esperamos melhorar trabalhando com o Soroban? -Melhora a concentração e memorização, sobretudo para números; Visualização e inspiração apuradas; Observação mais atenta; Processamento de informações mais rapidamente; Aumento da “velocidade auditiva”; - Cálculo mental.

Decidimos dar as mãos e lutar contra o vilão que nos afasta da matemática

Esse é o instrumento que vamos usar para combater o vilão que nos afasta da matemática Soroban Super fácil e divertido de se manusear.