A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uma abordagem curiosa e divertida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uma abordagem curiosa e divertida"— Transcrição da apresentação:

1 Uma abordagem curiosa e divertida
A MATEMÁTICA: Uma abordagem curiosa e divertida

2 Introdução Até não muito tempo atrás acreditava-se que os alunos aprendiam acumulando as informações dadas pelo professor. As falhas no processo de aprendizagem eram justificadas pela pouca atenção, capacidade ou interesse do aluno ou, raramente, pela falta de didática do professor. Sabemos, entretanto, que cada aluno tem um modo próprio de pensar e que este varia em cada fase de sua vida, estando seu pensamento em constante processo de mudança.

3 Temática A matemática de forma curiosa, divertida e motivadora servindo como uma forma de auxiliar professores na sua prática pedagógica, permitindo que o aluno faça da aprendizagem um processo interessante e até divertido.

4 Problemática Como tornar os processos de cálculo de multiplicação e potenciação mais atrativos?

5 Hipótese Constatando as dificuldades no processo das operações matemáticas, resgatou-se outros meios de ensino como forma de estimular a aprendizagem.

6 Objetivos Gerais Elaborar propostas para o ensino da matemática de forma lúdica, curiosa e divertida, para que se torne prazeroso e eficaz a compreensão dos diversos assuntos abordados no ensino fundamental (5ª a 8ª séries).

7 Objetivos Específicos
Trabalhar a matemática de forma curiosa e desprendida de dogmas de ensino; Desenvolver a capacidade de fazer estimativas e cálculos mentais; Estimular a concentração, raciocínio e criatividade; Desenvolver a capacidade de argumentação dos assuntos ensinados em sala de aula;

8 Justificativa O ensino educacional brasileiro precisa ser revisto, principalmente o ensino da matemática, com novos artifícios de ensino. Pensando nisso, é que este projeto quer desmistificar que a matemática é “UM BICHO PAPÃO”, ou pensamentos como: não vou aprender, não nasci para a matemática. Aqui sugerimos propostas de apresentar a matemática em seus diversos ramos como ela é: criativa, lúdica, compreensiva e artística.

9 Referencial Teórico “A Matemática apresenta invenções tão sutis que poderão servir não só para satisfazer os curiosos como, também, para auxiliar as artes e poupar trabalho aos homens.” Descartes

10 Metodologia Para a realização da proposta pedagógica, trabalharemos a utilização de técnicas criativas e lúdicas da matemática, que transformam a aridez dos números e a exigência de raciocínio numa brincadeira, ao mesmo tempo útil e recreativa, e com isso, levantamentos de dados para a obtenção de resultados mais significativos na educação matemática. A pesquisa de campo consistirá em aulas expositivas, questionários e entrevistas com alunos e professores de duas instituições do ensino fundamental de 5ª a 8ª séries.


Carregar ppt "Uma abordagem curiosa e divertida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google