AMBIENTES DE SIMULAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas e Aplicações Multimídia
Advertisements

3D: Realidade Virtual Multimídia e Hipermídia Fábio Menezes
Bacharelado de Informática PUC-Rio Prof. Rodrigo Toledo
Aplicações Informáticas
Algoritmos distribuídos para ambientes virtuais de larga escala
Lógica de Programação APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof.° Paulo Tong Prof.° Paulo Universidade Estácio.
Sistemas operacionais
Tecnologia Hipermídia e Multimídia
Realidade Aumentada (RA) Aline de Oliveira Machado Márcio Cerqueira de Farias Macedo INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAHIA Análise.
TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇAO
Michel Traub e Fernando Leite
Inteligência Artificial Alex F. V. Machado. Tecnologia de Processamento da Informação que envolve processos de raciocínio, aprendizado e percepção. Winston.
Introdução à Realidade Virtual
Visualização 3D Prof. Dr. Annibal Hetem Jr.. Objetivo O objetivo de se usar Visão 3D em Realidade Virtual é garantir (e facilitar) a imersão.
Tatiane Cruz de Souza Honório
QoS para Realidade Virtual
A terceira dimensão.
Márcio Ferreira Barros
DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE REALIDADE VIRTUAL PARA VISUALIZAÇÃO 3D DA GEOMETRIA DE DUTOS – MÓDULO DE VISUALIZAÇÃO Cauê Avila Clasen (bolsista); Analucia.
Laboratório de Realidade Virtual lrv. ufsc. br
Sistema de Computação Gráfica
Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
Disciplina: Multimídia Prof a. Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães Transparências: Wilson de Pádua Paula Filho.
PCS - Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais Projeto de Formatura – Turmas 2008 Integrantes: Anderson José Perottoni Fernando Y.
Mundos Virtuais e identidade Social
Seminário de Multimídia
REALIDADE VIRTUAL NA ARQUITETURA
RV imersiva e não imersiva Conceitos e Dispositivos
IB 1 Introdução à Computação Apresentação do curso Fonte: Prof: Joseana Macedo Fachine na01.ppt.
Arquitetura e Organização de Computadores Prof. Guilherme Esmeraldo.
Realidade Virtual GRUPO: André Lins Heitor Farias Katharine Galdino
Desenvolvimento de Ambientes Virtuais
GRACO GRIMA Metodologia para Implantação de Laboratórios Remotos Via Internet na Área de Automação da Manufatura Alberto J. Álvares João Carlos Espíndola.
Futebol de robôs, uma aplicação de robótica
REVISÃO.
Interação através de interfaces avançadas
Laboratório de Aulas Práticas Inovadoras de Realidade Virtual para as disciplinas dos Cursos de Graduação da ESALQ – LAPI/RV (Ciências Florestais) Projeto.
 É um meio tridimensional gerado pelo computador que permite o utilizador ver, interagir e manifestar noutros ambientes.
Realidade Virtual: Uma coisa muito bonita Quando feita em condições…
UFSC-CTC-INE Prof. Raul Sidnei Wazlawick
Internet na Educação Médica Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Núcleo de Informática Biomédica Universidade Estadual de Campinas.
Realidade Aumentada Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia – ESES Aplicações Informáticas Inês Fernandes
Multimídia para fins Educativos
Simulação distribuída e paralela Gabriel Baracuhy Thiago Martins.
Realidade Aumentada para fins Educativos
Zeque - Grad. CC1 Sistemas Operacionais Curso de Ciência da Computação da UFPE Prof. José Queiroz - ZEQUE.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
Introdução à Teoria da Interactividade Aplicações Informáticas B
“Parceria em Soluções” Leandro Nascimento Sony Brasil.
O que é: A Inteligência Artificial é um ramo da ciência de computação que tem como foco elaborar dispositivos que simulem a capacidade de raciocínio humano.
Interface Homem/Máquina. Roteiro da Aula de Hoje Parte I Apresentação da Disciplina Parte II Introdução a Interação Humano-Computador (IHC)
Convergência Digital Porque ela aconteceu:
GRIDCC GRICC - Instrumentação Remota de Grade com Controle Distribuído Computacional William Santos RGM Lucas de Carlo RGM
Tipos de Produtos Multimídia
1 Edgar Marçal de Barros Filho Orientador: Riverson Rios Co-Orientadora: Rossana Andrade Aprendizagem utilizando Dispositivos Móveis com Sistemas de Realidade.
Elementos de Informática
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Professor: Sérgio Toledo Integrantes: Luana Priscila Raquel Luana Roberto Palácio Campina Grande.
INTRODUÇÃO À TEORIA DA INTERACTIVIDADE
Introdução à Teoria da Interactividade
Ginga eletrônica salvador 09. tecnologia aplicada as artes profa. dra. ivani santana ihac-ufba discente alexandre noya.
T ÓPICOS DE I NFORMÁTICA A VANÇADA II Revisão Prof. Mário Dantas.
As novas tecnologias assistivas para a educação
Mundos Virtuais Rafael Reis Nº 6495 Rui Sousa Nº 6127
Definição A lousa digital é um dispositivo de interface humana usado para comandar o computador diretamente na área de projeção focando a atenção do espectador.
PSI2653: Meios Eletrônicos Interativos I Escola Politécnica da USP Engenharia de Sistemas Eletrônicos I – Apresentação Meios Eletrônicos Interativos I.
Computação Gráfica - Introdução
1. Introdução à Teoria da Interactividade
Transcrição da apresentação:

AMBIENTES DE SIMULAÇÃO JOGOS E AMBIENTES DE SIMULAÇÃO Aluna: Silvia Elaine P Prof.: Menandro

AMBIENTES DE SIMULAÇÃO Realidade Virtual, ou ambiente virtual, é uma tecnologia de interface avançada entre um usuário e um sistema computacional. O objetivo dessa tecnologia é recriar ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo, levando-o a adotar essa interação como uma de suas realidades temporais. Para isso, essa interação é realizada em tempo real, com o uso de técnicas e de equipamentos computacionais que ajudem na ampliação do sentimento de presença do usuário.

conceitos Interface homem-computador que simula um ambiente real e permite aos participantes interagirem com o mesmo. É a forma mais avançada de interface do usuário com o computador. Interface que simula um ambiente real e permite aos participantes interagir com o mesmo, permitindo as pessoas visualizar e manipular representações extremamente complexas. É o uso de computadores e interfaces com o usuário para criar o efeito de mundos tridimensionais que incluem objetos interativos com uma forte sensação de presença tridimensional.

tipos Tele-presença é um ambiente comum que será compartilhado por vários usuários em vários lugares diferentes se encontrando em um mesmo ambiente virtual. Tele-operação é uma ação a distância, por exemplo, a tele-conferência ou a utilização de robôs virtuais para trabalhos inumanos .

Dispositivos características Imersão Interação Envolvimento Percepção sensorial (5 sentidos do corpo também devem estar presentes no mundo virtual). Hardware (Equipamentos não muito convencionais como luvas e capacetes e super-máquinas para processamento adequado das aplicações). Software (Sistemas paralelos e distribuídos e detecção de colisão). Interface com o usuário (Simulações em tempo real).

sistemas aplicações RV de Simulação: Utiliza, por exemplo de dispositivos que o usuário faça se sentir no mundo virtual mas na verdade não está. RV de Projeção: O utilizador está fora do mundo virtual, mas pode se comunicar com personagens ou objetos virtuais. RV Aumentada: Utiliza um capacete específico que combina imagens entre o mundo real com o mundo virtual. RV de Mesa: Utiliza de monitores e óculos em conjunto com um projetor onde o utilizador vê o mundo virtual. Jogos e entretenimento. Comunicação à distância, com aplicações para a educação. Simulação e treinamento de aviões. Tele-conferência (presenção humana virtual). Arquitetura e urbanismo, interação e imersão em espaços arquitetônicos. Segurança Pública (Treinamento de Militares)

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO X3D JAVA OPENGL VRML

JOGOS DE SIMULAÇÃO E A CRIANÇA VÁRIOS GÊNEROS DE SIMULAÇÃO SIMULAR A VIDA REAL (THE SIMS) DIVERSÃO, TREINAMENTO A CRIANÇA REPRODUZ A BRINCADEIRA DESENVOLVE HABILIDADES, CRIATIVIDADE.

REFERÊNCIAS Disponível em: http://galaxy.intercom.org.br:8180/dspace/bitstream/1904/4711/1/NP8KRUGER.pdf. Acesso em: 13/06/2010. Disponível em: Jogo eletrônico de simulação - Wikipédia, a enciclopédia livre.mht. Acesso em: 14/06/2010. Disponível em: Realidade virtual - Wikipédia, a enciclopédia livre.mht. Acesso em : 14/06/2010.

http://campeche.inf.furb.br/sisga/jogos/jogos.php http://www.youtube.com/watch?v=xSiLGAVcmU0&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=6w21fTKo2ms&feature=related

JOGO ELETRÔNICO DE SIMULAÇÃO SEMINÁRIO REALIDADE VIRTUAL TIPOS ; SISTEMAS; CARACTERÍSTICAS; APLICAÇÕES; LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO; JOGOS E AMBIENTES DE SIMULAÇÃO JOGO ELETRÔNICO DE SIMULAÇÃO GÊNEROS