M U T A L I S O Trabalho realizado por: Bruna Daniela Nº6

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ecologia Definição Termos em ecologia Fotossíntese
Advertisements

A POLINIZAÇÃO REPRODUÇÃO NAS PLANTAS COM FLOR
RELAÇÕES ECOLÓGICAS HARMÕNICAS INTRAESPECÍFICAS COLÕNIAS
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS
Factores bióticos.
Há benefício para um ser e prejuízo para o outro (+, -) ... Competição Duas espécies diferentes competem de modo a obterem alimento, espaço, luz.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS Acesso 2013 p. 49
PROF. PANTHERA RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
ECOLOGIA.
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS.
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
Relações entre os Professoras: Kátia Benati Silvana Guimarães.
Relações entre os Professor: Feliciano “Feliz”.
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS
RELAÇÕES ECOLÓGICAS Profº Fernando milhorança.
Relações Interespecíficas
PARASITISMO ECTOPARASITISMO.
Polinização..
A Predação.
Animais invertebrados
Relações Ecológicas entre os Seres Vivos
RELAÇÕES ECOLÓGICAS INTRAESPECÍFICAS Harmônicas Desarmônicas
Prof. M.Sc. André Matassoli Disciplina: Interação com o mundo natural Ciências da Natureza II Terra, Planeta Vida: Ecologia Relações Ecológicas.
Ciências Naturais 8.º ano
Relações interespecíficas
Parasitas e Ectoparasitas
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS.
Conceitos Ecológicos Prof. Dr. Mauro Parolin.
Interações Interespecíficas
RELAÇÕES ECOLÓGICAS Professor Toscano
Professor: Antonino Lopes
Relações Interespecíficas.
Relações interespecíficas - Comensalismo
Ciências Relações entre os seres vivos – cap. 3 (6ª série)
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
Endoparasitismo.
Diversidade nos animais
ECOLOGIA.
Os seres vivos mantêm relações entre si na luta pela sobrevivência
CIÊNCIAS 6ºS anos Profª. Celi.
Predação.
Relação interespecífica
Mutualismo.
Relações harmônicas A relação é harmônica ocorre quando não há disputa entre as espécies, não havendo desvantagem para nenhuma das espécies. As relações.
Reprodução nas plantas
Animais Invertebrados
Mutualismo.
Relações Interespecíficas
Relações Interespecíficas
Relações interespecíficas
Relações Interespecíficas:
Mutualismo.
Relações interespecíficas
Mutualismo.
Cap. 20: Ecologia das comunidades Os seres vivos relacionando-se entre si Equipe de Biologia.
SUSTENTABILIDADE NA TERRA
TIPOS DE RELAÇÕES Harmônica ou positiva (+) – um ou ambos organismos são beneficiados. Desarmônica ou negativa (- ) – um organismo é beneficiado e outro.
Rebecca Pereira de Oliveira Nº23
Colégio Maria Imaculada CIÊNCIAS 6º S anos Profª. Celi.
Cadeias e Teias Alimentares
Mutualismo.
Ecologia. xx/xx2 O que é ecologia? Ecologia é o estudo das interações dos seres vivos com o ambiente e com os outros seres vivos. Ecologia é o estudo.
Paula Costallat Cantão
Como os seres vivos se relacionam?
RELAÇÕES ECOLÓGICAS PROF. HELOISA.
Transcrição da apresentação:

M U T A L I S O Trabalho realizado por: Bruna Daniela Nº6 Patrícia Custódio Nº21 Pedro Rodrigues Nº23 Teresa Fonseca Nº27

Índice: Introdução………………………….………. 3 O que é o Mutualismo……..……………... 4 Exemplos de Mutualismo………………… 5 Conclusão………………………………….. 13 Bibliografia………………………………….. 14

Introdução No âmbito da disciplina de Ciências Naturais elaboramos este trabalho sobre uma das relações interespecíficas, o mutualismo facultativo. A explicação deste e alguns exemplos que nos ajudarão a perceber o que é então mutualismo facultativo.

O que é o Mutualismo? Mutualismo -( em latim, mutualis , recíproco ). É uma das relações interespecíficas, os seres vivos que se associam têm um proveito mútuo. O mutualismo facultativo ou proto cooperação é quando as duas espécies são beneficiadas e podem viver independentemente ou até trocar de parceiro

Agentes Polinizadores Várias espécies, nomeadamente, certas aves e insectos, asseguram a sua subsistência com o pólen ou com o néctar que algumas plantas segregam. Em compensação, as plantas tiram benefícios, porque os animais, indo de flor em flor, fazem a polinização permitindo a fecundação e produção das sementes. Para os animais polinizadores, como as abelhas , o pólen é uma fonte rica em substância alimentares. Agentes Polinizadores

Pulgões e Formigas Associação que se estabelece entre formigas e pulgões, em que estes segregam uma substância adocicada que as formigas usam na sua alimentação, e estas, por sua vez defendem os pulgões de predadores e transportam-nos para outros locais.

As acácias e as Formigas A acácia abriga nas suas folhas, inúmeras formigas. Estas alimentam-se do néctar produzido pela planta e patrulham-na constantemente. Atacam qualquer animal que coma as folhas da acácia. Se as formigas são eliminadas, a planta desenvolve-se pouco.

As garças e os búfalos Certas aves como as garças alimentam-se de pequenos insectos parasitas que existem no pêlo dos búfalos.

O paguro e as anémonas O paguro, encontra uma concha vazia, introduz nela o seu abdómen mole para protecção e transporta esta “armadura” consigo para qualquer lugar. As anémonas fixam-se a esta concha, servindo-lhe de camuflagem e assim beneficiam do movimento do paguro.

A ave-palito e o crocodilo Outro exemplo de mutualismo pode ser da ave-palito e do crocodilo pois, sempre que há restos de comida e sanguessugas nos dentes dos crocodilos, eles abrem a boca para que a ave-palito possa alimentar-se da comida lá existente.

Frango d’água comum e capivara Várias aves tem o hábito de se alimentar de carrapatos e/ou outros parasitas de alguns mamíferos. Neste caso o frango d’água comum , que retira os carrapatos e moscas do dorso da capivara.

Conclusão Com este trabalho pudemos descobrir que existem muitas espécies que estabelecem relações de entreajuda, protecção, reprodução, camuflagem e alimentação. Mas que estas podem viver independentemente.

Bibliografia Planeta Vivo. Sustentabilidade na Terra. Amparo Dias da Silva, Fernanda Gramaxo, Maria Ermelinda Santos, Almira Fernandes Mesquita, Ludovina Baldaia e José Mário Félix. Porto Editora Bioterra. sustentabilidade Terra. Lucinda Motta e Maria Anjos Viana. Porto Editora Sistema Terra. Sustentabilidade Terra. Carlos Campos e Zélia Delgado. Texto Editores Novo Descobrir a Terra 8. Cristina Antunes, Manuela Bispo, Paula Guindeira. Arial Editores Geovida 8ºAno. Fernando Albuquerque e Helena Moita de Deus. Lisboa Editora