POR QUE VOCÊ VAI SER PREJUDICADO PELO ATO-MÉDICO, APROVADO EM OUTUBRO PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS ?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tenho muita tosse, mas a minha mãe disse que tinha de vir às aulas!
Advertisements

Dois modos de ler a Bíblia.
1) Ciências da Saúde/Capes: Tabela das Áreas de Conhecimento
39ª REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO ODONTOLÓGICO
Prof.a Andréia Chagas Pereira
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
ROSAS VERMELHAS Por:
O FLORICULTOR Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
O FERREIRO Clique para avançar evangelizando online.
SE VOCÊ RECEBESSE UM DE DEUS, ELE PODERIA SER ASSIM !!!
II Jornada Científica dos Estudantes de Medicina da UNIGRANRIO
Amor sem Limite!.
NOTÍCIA IMPORTANTE!.
Vai lá Roxy!.
Fernanda Versiani de Paula 2 PPN
APREDENDO A ORAR.
Esta Animação foi Desenvolvida Exclusivamente para Você.
Ligue as colunas do computador e concentre-se
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
DIGA NÃO AO ATO MÉDICO! Vamos Agir Rápido!. O que é o Ato Médico? Ato Médico é um nome usado popularmente, que se refere ao projeto de Lei 7.703/2006.
Paintings by Willem Haenraets
Quando tudo parece P E R D I O.
Porque o Ato-médico pode prejudicar você e sua família.
Pela Amizade ....
Lembra do Pastor que chutou Nossa Sra. APARECIDA? Você se lembra do pastor Sérgio Von Helder? Para refrescar a sua memória: Você se lembra do pastor.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Havia um homem muito rico que possuía muitos bens, uma grande fazenda,
Verbo Língua Portuguesa.
Essa semana (22/10/09) foi aprovado na Câmara dos Deputados, o Projeto de lei A, conhecido por ato-médico. Em teoria, apenas uma simples regulamentação.
Um senador está andando
Da Roxy _____________ Uma bad girl. ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________.
Momentos Mágicos Daniel Bruno.
O mundo está de cabeça pra baixo. E você sabe bem o porquê.
VAMOS FALAR DE SAÚDE ? DÉBORA MAÍRA AZEVÊDO CAIXETA
Encontros Marcados.
Anorexia Luiz Gabriel Manini Minto Maria Laura Ferreira Rodriguês 7°A
By Búzios Slides RESSENTIMENTOS.
ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS HOMENS COMPROMETIDOS Sucursal Brasil
Um senador está andando tranqüilamente, tranqüilamente, quando é quando é atropelado e morre.
A TURMA DO MERCADINHO DA ESQUINA
AMIGOS... As diferenças  entre  "Amigo Simples... Amigo  Verdadeiro  e  Amigo Pá - Caralho" !!! Um simples amigo traz uma garrafa de vinho para sua festa.
Amizade é isso... Ligue o Som.
Desafios brasileiros: saúde pública
As diferenças entre "Amigo Simples,
É difícil entender o silêncio diante dos meios de comunicação de massa em relação ao PL do “Ato Médico” que representa uma situação GRAVÍSSIMA não só para.
Segurança & Auditoria de Sistemas AULA 04 Eduardo Silvestri
Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras Drogas
By Búzios Slides A DOR DA PERDA Avanço automático.
SITUAÇÕES.
Sócrates está tranqüilamente fazendo jogging, tranqüilamente fazendo jogging, quando é quando é atropelado e morre.
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO – JUVENIL CAPSi
Sobre Educação Belo Horizonte, outubro de 2009 Aperte “enter” para continuar.
POR QUE VOCÊ VAI SER PREJUDICADO PELO ATO-MÉDICO, APROVADO EM OUTUBRO PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS ?
Uma mulher ia andando pela rua quando chega um cara junto dela e diz:- Uma mulher ia andando pela rua quando chega um cara junto dela e diz:-
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS HOMENS COMPROMETIDOS
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Educação Financeira para crianças e Jovens
Em termos legais, o ponto de inflexão dessa virada foi a Lei Federal de 2001, que deu inicio à chamada Reforma Psiquiátrica. Mas transformar essa.
VOCÊ PASSOU Nem me lembro quanto tempo faz, que já não a vejo mais.
Os sete erros mais comuns na educação das crianças Serviço de Psicologia e Orientação Fonte:
+ + Academia Assistência Trabalhadores de Saúde Epidemiologia Planejamento das ações e serviços de saúde Educação continuada Usuários do SUS Sistemas.
Conceituação Cognitiva
De: Lucas Matos. Para pessoas que buscam o sucesso financeiro pela internet! E- book distribuído pelo meu blog –
Portal Saúde Baseada em Evidências Tutorial de Acesso.
Transcrição da apresentação:

POR QUE VOCÊ VAI SER PREJUDICADO PELO ATO-MÉDICO, APROVADO EM OUTUBRO PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS ?

Na semana de 22/10/09 foi aprovado na Câmara dos Deputados, o Projeto de lei A, conhecido por ato-médico. Em teoria, apenas uma simples regulamentação da profissão de médico. Na prática ela é um crime contra (quatro milhões) de outros profissionais de saúde e uma ameaça a (cento e noventa e um milhões) de brasileiros, incluindo você. Se fosse simples assim, ela não levado 4 anos em discussão para ser aprovada e ter sido alterada incontáveis vezes. Não concorda?

Bom, o problema desta, e de toda lei, é que ela não se limita ao que está escrito. Sempre cabem muitas interpretações, pois o que deixou de ser escrito, mas pode ser subentendido, é que é o problema. Para que você entenda do que estou falando, vou citar o artigo quarto, deste projeto de lei: Art. 4º São atividades privativas do médico: I – formulação do diagnóstico nosológico e respectiva prescrição terapêutica;

Privativa: vem de privado, limitado à, exclusivo, proibido aos outros. Nosologia: ramo da medicina que trata das enfermidades em geral e as classifica. qualquer afecção (doença, dor, problema) que atinja qualquer parte do corpo. Não sou advogado, vamos interpretar somente as palavras: Art. 4º São atividades privativas do médico: I – formulação do diagnóstico nosológico e respectiva prescrição terapêutica; Portanto, de acordo com esta lei, fica sendo atividade exclusiva do médico, fazer o diagnóstico e definir como vai ser feito o tratamento de qualquer tipo de problema que a pessoa tenha.

E se a pessoa tem um problema que não precisa ser resolvido por um médico. Como problema postural (fisioterapia), obesidade (nutricionista) ou um trauma de infância (psicólogo) por exemplo? Ela terá que ir, obrigatoriamente, ao médico pois passará a ser exclusividade do médico diagnosticar doenças e dizer como será o tratamento. FARMÁCIA ENFERMAGEM NUTRIÇÃO FISIOTERAPIA TERAPIA OCUPACIONAL PSICOLOGIA BIOMEDICINA BIOLOGIA FONOAUDIOLOGIA EDUCAÇÃO FÍSICA SERVIÇO SOCIAL Tirando a autonomia profissional dos formados em: ODONTOLOGIA

Se esse projeto de lei for aprovado no Senado, a intenção é que no futuro nenhum brasileiro poderá ir a um outro profissional de saúde sem passar por um médico antes e depois do tratamento. Te parece tão surreal essa hipótese, que tal projeto nunca seria aprovado? Bom, os deputados não acharam e já aprovaram o projeto. Você pode estar se perguntando por que isso te atingiria, uma vez que não é um profissional da saúde. BOM, ISSO VAI TE ATINGIR BEM NO BOLSO.

Se voce é usuário de plano de saúde particular, sabe como é difícil conseguir marcar uma consulta médica mesmo pagando caro no plano. Imagina então, o que vai acontecer quando todo brasileiro tiver que marcar uma consulta médica antes (e mais uma consulta depois) de fazer um tratamento com um profissional de saúde. Imagina quanto tempo você vai ter que esperar para conseguir marcar uma consulta médica? Tem dúvidas que seu plano de saúde vai precisar aumentar a mensalidade, para cobrir o aumento excessivo de consultas médicas?

Se você não tem plano de saúde privado e costuma pagar pelas consultas ou se o médico que você gosta não atende o plano que você tem, imagine o que vai acontecer quando a procura pelos serviços do seu médico triplicar ou quadruplicar? Pela lei da oferta e da procura, quanto mais procurado um produto é, mais se cobra por ele. Tem dúvidas se o valor da consulta vai aumentar?

Se você não é usuário de plano de saúde particular e usa o SUS para a assistência médica, também enfrentará dificuldades. Com o ato médico, a centralidade do seu tratamento cairá sobre o médico e as dificuldades hoje existentes ficarão ainda maiores. Isso sem dizer na exclusão e na desvalorização do trabalho das outras categorias de profissionais de saúde. Para quem trabalha na gestão do sistema público, o que é difícil vai ficar ainda pior. A centralização no médico vai ser ainda maior. Para os trabalhadores da saúde das outras categorias, o trabalho vai ficar dependente da ação dos médicos, que não são capacitados tecnicamente em todas as áreas de abrangência da saúde. Com tudo isso, o maior sofrimento vai acabar sobrando pra você, usuário.

Pensando por outro ângulo, será mesmo que todo o médico sabe o suficiente para determinar como será realizado o tratamento de todos os outros profissionais ? Será que todo médico sabe utilizar todos os equipamentos operados por outros profissionais, a ponto de fazer a prescrição terapêutica e determinar quanto tempo vai demorar o tratamento, conforme previsto no projeto de lei?

Será que se a formação acadêmica de um médico englobasse o conhecimento técnico e prático de todas as outras 11 profissões de nível superior da área da saúde, essas profissões existiriam e teriam sido regulamentadas pelo Presidente da República? =

Depois dessa explicação, tenho certeza que você, ao contrário dos deputados, achou este projeto de lei surreal e absurdo. Apesar de aprovado na Câmara, este projeto precisa voltar para o Senado Federal para ser aprovado definitivamente, pois foi proposto por um senador da república. Senador Geraldo Althoff Médico

O que você pode fazer, antes que seja tarde demais, é mandar ou telefonar para o senador em que votou para representar teus interesses no Senado Federal e manifestar o seu descontentamento com esse projeto de lei e deixar claro que não considera esta lei benéfica e util para os cidadãos brasileiros. Além de encaminhar este para seus familiares e amigos, para que tomem conhecimento deste projeto de lei. Gabriel Lavoura - fisioterapeuta Consulte o dos senadores em: