DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH72h

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Transcrição da apresentação:

DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH72h Célio Souza Prof. Especialização Esporte Educacional Especialização Fisiologia do Exercício e do Desporto Mestrando em Desenvolvimento Infantil

APRESETAÇÃO O ensino de esportes vem sendo reformulado mundialmente, a ênfase nos movimentos tecnificados estão perdendo espaço aos fatores de inclusão social. O esporte é um poderoso mecanismo de integração social. A especialização precoce das crianças com movimentos estereotipados de técnicas, contribuiremos para a diminuição do número de praticantes e consumidores dos esportes, e por isso abre-se as portas ao esporte-lazer.

EMENTA Aspectos histórico-culturais do futsal: origem, desenvolvimento, institucionalização e regras; Fundamentos técnicos do futsal – movimentos básicos fundamentais e movimentos técnico-especializados; Fundamentos táticos do futsal – sistemas de defesa e de ataque; Fundamentos biofísicos aplicados ao futsal – bases cinesiológicas e fisiológicas, e capacidades sensório-motoras e físicas; Fundamentos e aplicações didático-pedagógicas do futsal – planejamento, métodos e avaliação.

OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA Formar profissionais com competência de análise e síntese dos fatores histórico-culturais, pedagógicos, biofísicos e técnicos do futsal, com ênfase na vivência e aprendizagem dos movimentos básicos e nas aplicações das metodologias didático-pedagógicas para o ensino do futsal.

HISTORICO DO FUTSAL Fatores que contribuíram: Dificuldade de se encontrar lugar para jogar o futebol de campo; Períodos de chuva e sol. Curiosidades Regras do futebol adaptadas; A bola nunca saia. Origem: Versão 1: Teria sido inventado em 1934, na Associação Cristã de Moços de Montevidéu, Uruguai, pelo professor Juan Carlos Ceriani, que chamou este novo esporte de ''INDOOR-FOOT-BALL''. - Versão 2: Começou a ser jogado por volta de 1940, por freqüentadores da Associação Cristã de Moços, em São Paulo.

Características O futsal é um jogo desportivo coletivo praticado por duas equipes compostas de cinco jogadores efetivos e de cinco a sete suplentes ou reservas. Para a sua prática é necessário um local apropriado como quadra esportiva, traves, redes, bola e uma equipe de arbitragem. Características

Objetivo O objetivo do jogo é marcar gol na baliza da equipe adversária e evitando que a mesma se aposse da bola ou marque gol. Objetivo

Quadra Dimensões, linhas e áreas Quadra – dimensões, linhas e áreas lateral Zona de substituições Linha de fundo 22 m a 15 m Penalidade Máxima 6 m A quadra de jogo é retangular com o comprimento máximo de 42 m e o mínimo de 25 m com largura máxima de 22 m e mínima de 15 m. 4 a 6 m 4 a 6 m 6 m 6 m Linhas 0,08 m 42 m a 25 m Área de meta Círculo central Baliza Quadra – dimensões, linhas e áreas

Baliza Dimensões Gol Tabela - dimensões Postes e travessões 8 cm 2 m Não é Gol 3 m Vista lateral Vista de frente Tabela - dimensões

B la Dimensões Peso A bola é esférica com perímetro variando de 61 a 64 cm e peso de 390 a 430 gramas, podendo ser de couro macio ou outro material aprovado. Bola – dimensões e peso

Arbitragem Uma equipe de arbitragem é constituída de quatro componentes: dois árbitros (principal e auxiliar) um anotador e um cronometrista.

Início do jogo - posicionamento Após o apito do árbitro A bola deverá ser movimentada com os pés em direção ao lado contrario a partir do centro da quadra. Início do Jogo Posicionamento A escolha do lado ou pontapé inicial será decidido por meio de sorteio. O vencedor do sorteio optará entre a escolha da meia quadra ou a saída de bola. 5 m Defensor Atacante Início do jogo - posicionamento

Lance livre - posicionamento Penalidade Máxima É um tiro livre direto. O goleiro deverá ficar com os pés sobre a linha de fundo. O jogador encarregado deverá chutar a bola para frente e não poderá chutar mais de uma vez seguida. 5 m Lance livre - posicionamento

Arremessos Canto Lateral Meta Meta Canto Lateral Marcação por zona

Arremesso Lateral Marcação individual Piso da quadra Vista de cima A bola sai da quadra tanto no plano horizontal quanto no plano vertical. O adversário deve ficar a um raio de 5m de distância da bola. Marcação individual

REGRA É CLARA ? Como surgiu? Regras dos Esportes X Regras Sociais;

O MELHOR DO MUNDO, ATÉ QUANDO? Mudanças – Sociedade, Economia e Cidades

DIMENSÕES SOCIAIS DO ESPORTE, SEU O VALOR NA ESTRUTURA SOCIAL. "Quem duvida que a nossa escola seja lugar de cumprir obrigações? O aluno não escolhe nem os seus professores, nem os colegas, nem tampouco as modalidades de vida com eles. Não escolhe o que estuda, nem a maneira pela qual se estuda, os programas e os horários são impostos...". 5. (SNYDERS ,G. Alunos Felizes: reflexão sobre a alegria na escola a partir de textos literários. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1993)

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