Por que a expansão do Islã foi tão rápida?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
2 – O IMPÉRIO ÁRABE: Península arábica. Deserto predominante.
Advertisements

O ISLÃ no CENTRO do MUNDO
IMPÉRIO BIZANTINO e ISLÂMICO
ISLAMISMO.
A Arábia pré-islâmica Predominância de áreas desérticas (povo vive nos oásis e no litoral); A civilização árabe´- povo dividido em tribos – árabes do interior.
A Civilização Árabe.
O IMPÉRIO BIZANTINO.
O ISLÃ “A RELIGIÃO DE MAOMÉ’’.
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
A Arábia pré-islâmica Predominância de áreas desérticas (povo vive nos oásis e no litoral); A civilização árabe´- povo dividido em tribos – árabes do interior.
A CIVILIZAÇÃO ÁRABE A Arábia, terra de origem do povo árabe, é uma extensa península banhada pelo Oceano Índico, Mar Vermelho e águas do Golfo Pérsico.
Qual foi a contribuição da África?
630 – Retorno a Meca com exército de populações convertidas.
HISTÓRIA ECLESIÁSTICA Aula 6 A ASCENSÃO DO ISLÃ
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: IMPÉRIO ÁRABE I OBJETIVOS RELACIONAR.
CIVILIZAÇÃO MUÇULMANA
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: IMPÉRIO ÁRABE OBJETIVOS LOCALIZAR.
O Império Árabe Localização
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
1 – O IMPÉRIO ÁRABE: Península arábica. Deserto predominante.
1 – O IMPÉRIO ÁRABE: Península arábica. Deserto predominante.
Egito – terra dos deuses
Árabes.
A Arábia e os árabes A península Arábica:
O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história. Tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de.
Islamismo.
“Não há terra sem senhor nem senhor sem terra.”
O MUNDO MUÇULMANO EM EXPANSÃO
O ISLAMISMO.
IDADE MÉDIA Capítulo 8.
Religiões Uma síntese geral.
MUÇULMANOS.
A Expansão Muçulmana Os Muçulmanos na Península Ibérica
A Ocupação Muçulmana.
Arábia pré-islâmica  Os beduínos eram nômades e levavam uma vida difícil no deserto, utilizando como meio de sobrevivência o camelo, animal do qual retiravam.
OS ROMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA
O Alcorão (do árabe al-qur'ãn, leitura) é a coletânea das revelações divinas recebidas por Maomé de 610 a 632. É dividido em 114 suras (capítulos), ordenadas.
Alta Idade Média Cap. 1.
ALTA IDADE MÉDIA ORIENTAL
Professor Edley
OS MUÇULMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA
CIVILIZAÇÃO ÁRABE O ISLAMISMO.
A CIVILIZAÇÃO ÁRABE ALTA IDADE MÉDIA.
Os Romanos Os Romanos eram muito civilizados e ambiciosos.
CIVILIZAÇÃO ÁRABE O ISLAMISMO.
Hebreus.
Império Islâmico Professor Romildo Tavares.
A Paz do Senhor! Estamos no 1º trimestre de 2014 e o tema da revista é Religiões, seitas e heresias, tendo o Pastor Joabes Rodrigues do Rosário, Presidente.
ISLAMISMO E.B 2/3 do Couto Mineiro
Os muçulmanos na Península Ibérica
Aula 10 Civilização Islâmica
Império Árabe.
Os árabes e o.
PROF. WALDEJARES OLIVEIRA MAI/10
ORIENTE MÉDIO.
A Idade Média Periodização: 476 d.C. (queda do Império Romano do Ocidente) até 1453 (queda do Império Romano do Oriente) Quase 1000 anos! Por isso, a Idade.
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
Alta Idade Média - Formação do Feudalismo
Professor Romildo Tavares
ISLAMISMO.
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
Conteúdo de História – 7º ano Nascimento e expansão do islã (p. 34 a 51) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Caracterizar o modo de vida na Península Arábica.
A EXPANSÃO MUÇULMANA A RELIGIÃO ISLÂMICA
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
Bem-aventurados os crentes, os que na oração são humildes, os que fogem da intriga, os que dão esmola […] Os que respeitam os seus contratos, os que cumprem.
OS MUÇULMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA
GEOPOLÍTICA PROFESSOR JHONNY. Islamismo  Religião monoteísta, fundamentada nos ensinamentos de Mohammed, chamado pelos ocidentais de Maomé.  A palavra.
Introdução Os habitantes do norte desse mapa eram chamados de beduínos: nômades que se dedicavam ao comércio e percorriam desertos em caravanas. Outros.
Introdução Os habitantes do norte desse mapa eram chamados de beduínos: nômades que se dedicavam ao comércio e percorriam desertos em caravanas. Outros.
Transcrição da apresentação:

Por que a expansão do Islã foi tão rápida? Capítulo 3

Península Arábica Divisão geográfica: Região norte e centro: tribos nômades-pastoris, viviam dispersas e se deslocavam constantemente de um oásis para outro em busca de água e pasto para suas ovelhas, cabras, e camelos. Cada grupo com suas leis e chefes. Região sul e litoral: tribos sedentárias, organizadas sob forma de clãs familiares, que desenvolviam a agricultura e comércio. Região mais fértil. Nela surgiram as principais cidades árabes e centros comerciais como Meca e Yatreb (Medina).

Oásis

Meca

Antiga religião Politeístas e fetichistas (deuses incorporavam em árvores e objetos). Meca principal centro de comércio e peregrinação. Tribo dos coraixitas, guardiões de Meca. Controlavam o comércio da região.

RELIGIÃO

Caaba A Caaba, famoso templo instalado em Meca, local em que as tribos árabes mantinham os seus inúmeros ídolos (mais de 360). Segundo a lenda foi construído por Abraão. Cultuava-se no templo, particularmente, uma pedra negra, a qual, segundo a tradição, originou se do Céu, tendo sido transferida para a Caaba, pelo arcanjo Gabriel. Segundo a lenda, consideravam-na como sendo o centro da Terra, e a sua negritude, provocada pelos homens, em função de seus pecados.

Maomé Nasceu em Meca (ano 570). Desde de criança acompanhava caravanas de comércio entrando em contato com religiões monoteístas, como cristianismo. No de 610, recebeu a revelação do anjo Gabriel e passou a pregar a existência de um único deus Alá.

MAOMÉ

Maomé, o profeta Começou a pregar tentando divulgar sua doutrina. Proclamou-se profeta ou mensageiro de  Deus, enviado aos árabes para ensinar-lhes o caminho da salvação. A nova religião chamou-se islamismo (submissão total a Deus). Maomé condenava abertamente o politeísmo. Os ensinamentos de Maomé,  todavia, provocaram grande hostilidade  entre  os comerciante da cidade e os guardiões do templo (Caaba).

Hégira Maomé foi tão perseguido que, em 622 (início do calendário islâmico), para fugir de seus inimigos, dirigiu-se para  Yatreb  (Medina). Os habitantes de Medina receberam Maomé e seus seguidores, aderindo à religião islâmica e divulgando-a entre os beduínos do deserto. Ele conseguiu vencer seus inimigos – os ricos comerciantes de Meca e impor uma única religião, elemento determinante para a unificação política da região.  O profeta se tornou um líder religioso e político, rejeitou as leis tribais.

Expansão do islamismo Tribos beduínas de toda a Arábia se converteram ao islamismo e aceitaram a autoridade de Maomé como profeta final. Até sua morte, em 632, Maomé tinha conseguido unir a Arábia, transformando-a num só domínio. Após a morte do profeta Maomé, os muçulmanos passaram a ser liderados por califas. Sob o mandato dos primeiros quatro califas, os exércitos muçulmanos conquistaram a Síria, o Egito, a maior parte da Pérsia e a Terra de Israel.

Expansão Islâmica

A religião islâmica O Alcorão é o livro sagrado do Islã Os muçulmanos têm cinco obrigações religiosas básicas chamadas de “os cinco pilares do Islã: Credo- Aceitar e repetir todos os dias: "Não há outro Deus a não ser Deus e Maomé é o seu profeta”. Oração-Realizar cinco orações diárias, em horários predeterminados,  com o rosto voltado para Meca. Esmola-  Os muçulmanos devem ser generosos com os mais necessitados.(doar 25% dos ganhos anuais). Jejum -  Durante os 40 dias do mês do Ramadan, o nono mês do calendário islâmico, é obrigado jejuar do nascer do sol até o pôr do sol. Peregrinação- Ao menos uma vez na vida, todo muçulmano adulto que dispõe de meios de realizar uma peregrinação a Meca, deve fazê-lo.

Importância dos muçulmanos na Idade Média Os seguidores de Maomé invadiram toda a Península Arábica, Médio Oriente, Norte de África, Península Ibérica em menos de 100 anos. Criaram um grande Império quer a Oriente(Império Otomano) quer a Ocidente dominando o Norte de África, Península Ibérica e até parte da França. Grandes avanços científicos e tecnológicos Intermediários culturais – Faziam a ligação entre o Oriente (China e Índia) e o Ocidente (Europa) Desenvolveram o Comércio Internacional – Rota da Seda, Rota das Especiarias e a Rota do Ouro

FATORES QUE LEVARAM A RÁPIDA EXPANSÃO Unidade religiosa; Pouca resistência dos povos conquistados, povos enfraquecidos; Tolerância dos conquistadores quanto as outras religiões; Poder político e religioso concentrado nos califas.

A cultura Árabe Durante a Idade Média, enquanto a Europa Ocidental vivia isolada em feudos e mosteiros, os árabes dominavam o comércio e a navegação no Mediterrâneo e em suas grandes cidades desenvolvia-se intensa atividade científica e cultural. Sua cultura influenciou em áreas como matemática, artes, filosofia, medicina, astronomia. Foi na Península Ibérica que seu conhecimentos foram difundidos.

Leitura da Seção Sessão Mais: ATIVIDADES P.41 (doc.1/2) P.43 (doc.1/2) P.45 (doc.1/2) P.47(doc) Leitura da Seção Sessão Mais: As muitas faces do Islã