Vitor da Silva de Melo Nº.29 4º.ano A

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Organização: Sandra Costa
Advertisements

Saci perere.
OS INDIO EM Atualmente, calcula-se que apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas.
Cultura popular Na escola
Lobisomem. A lenda do lobisomem tem, provavelmente, origem na Europa do século XVI, embora traços desta lenda apareçam em alguns mitos da Grécia Antiga.
Capoeira.
Trabalho de Portugues.
A ocupação da América e do Brasil
Saci-Pererê O saci pererê é representado por um menino negro de uma perna só, que vive por ai pulando e fumando seu cachimbo, além disso o Saci sempre.
Nome:Fred;Sara;Igor Profª:Karla Veloso Serie:7ª Disciplina:Geografia
Resgatando o Folclore Brasileiro
RIO GRANDE DO NORTE QUEM SOMOS NOSSA ECONONOMIA NOSSA CULTURA
Literatura Informativa
TRABALHO DE EDUCAÇÃO FISÍCA
A origem da Cultura Brasileira.
Folclore Brasileiro.
Vamos conhecer alguns deles?
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
Trabalho de Geografia Diversidade étnica, Linguística e cultural
Nome: Kevin Klein Série: 5ºano Integral Professora: Joice
O Saci-Pererê também tem seu dia
Pedro Luiz Professora: Joice integral
E.E. Leontino A. Oliveira ALUNOS: Bruna, Caroline, Izadora e Lucas
Ana Caroline 13/8 3 C integral Pro Joice
professora Antonia O SER HUMANO PRECISA APRRENDER A PRESERVAR O MEIO EM QUE VIVE.
O CURUPIRS A função do curupira é proteger as árvores, plantas e animais das florestas. Seus alvos principais são os caçadores, lenhadores e pessoas que.
Nome: Lara Ano: 4º Ano Integral Professora: Joice
Escola de Educação Básica Deputado Nelson Pedrini
A origem das línguas indígenas
Folclore.
Escola Estadual Marechal Rondon
Folclore Brasileiro Ana Letícia Nº03 4ºAno-a.
O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos.
E. M. Profª Elicea da Silveira
Folclore Brasileiro Angélica 4 ano a.
Nome:Agatha S.A.T.S. 4ºano A N°01
Bruna Mota Nº9 4 ºa Professora :Lia
Folclore Brasileiro . Caroline Nº10.
Festa Junina Festa junina é um tédio só tem pipoca e paçoca.
Anna Luiza Lopes Severo 5 4anoA
FOLCLORE Conhecimento do povo, saber popular; tradições e crenças expressas em provérbios, contos, canções, lendas e costumes.
Saci-pererê FAIXA 10 DO CD “ENCANTARIAS DO SUL” ROLAGEM AUTOMÁTICA.
Profª Eliza Harumi Fuji Ratagami
Flávia Abreu Farias 4°ano A
Folclore Brasileiro Wivian .G.M.
Murilo Lopes Gagliardo 4 º ano n°25
Folclore brasileiro leonardo.
Folclore brasileiro Isabela trenahi.
Sandra Teixeira de Oliveira Nº28 – 4ºA Professora Lia
Literaturas de Expressão Portuguesa. Prof. Me. Ivo Di Camargo Jr.
Gabrielle Cristine Serie: 4º ano-A
BRUNA HELENA Nº8 4°ano a professora :lia
Renan Anselmo Siqueira n° 26
Nome.Julio 4ano A N20 Folclore brasileiro.
Vitor Jordan Souza Santos Sant,Ana Pro:Ordalía
Folclore Brasileiro Guilherme 4°ano A n°17.
DIVERSIDADE CULTURAL ESCOLA : E.M.E.F ANGELO CHIELE
Folclore brasileiro Nome:Felipe Gushiken 4 ano A N 12.
Folclore brasileiro Aalyiah 4°ano 32.
Folclore Brasileiro Filipe Rafael 4ano a numero:13.
Folclore brasileiro Sandra de Almeida Oliveira Nº27 4ºano.
Folclore Brasileiro Beatriz Nº6 4ºano A.
Folclore Brasileiro Jociany Rodrigues.
TRABALHO DE PORTUGUÊS.
EMÍLIA. IARA LOBISOMEM CURUPIRA.
Transcrição da apresentação:

Vitor da Silva de Melo Nº.29 4º.ano A Folclore Brasileiro Vitor da Silva de Melo Nº.29 4º.ano A

Lobisomem e Mula sem Cabeça A lenda do lobisomem tem, provavelmente, origem na Europa do século XVI, embora traços desta lenda apareçam em alguns mitos da Grécia Antiga. Do continente europeu, espalhou-se por várias regiões do mundo. Chegou ao Brasil através dos portugueses que colonizaram nosso país, a partir do século XVI. Este personagem possui um corpo misturando traços de ser humano e lobo. Mula sem Cabeça Esta é uma das lendas mais conhecidas do folclore brasileiro. Ela povoa o imaginário, principalmente das pessoas que habitam regiões rurais do nosso país. Este personagem folclórico é uma mula sem a cabeça e que solta fogo pelo pescoço.  De acordo com a lenda, a mula-sem-cabeça costuma correr pelas matas e campos, assustando as pessoas e animais.

Saci prererê O Saci-Pererê é um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. Possuí até um dia em sua homenagem: 31 de outubro. Provavelmente, surgiu entre povos indígenas da região Sul do Brasil, ainda durante o período colonial (possivelmente no final do século XVIII). Nesta época, era representado por um menino indígena de cor morena e com um rabo, que vivia aprontando travessuras na floresta. Porém, ao migrar para o norte do país, o mito e o personagem sofreram modificações ao receberem influências da cultura africana. O Saci transformou-se num  jovem negro com apenas uma perna, pois, de acordo com o mito, havia perdido a outra numa luta de capoeira. Passou a ser representado usando um gorro vermelho e um cachimbo, típico da cultura africana. Até os dias atuais ele é representado desta forma. 

Curupira e Boitata O folclore brasileiro é rico em personagens lendários e o curupira é um dos principais. De acordo com a lenda, contada principalmente no interior do Brasil, o curupira habita as matas brasileiras. De estatura baixa, possui cabelos avermelhados (cor de fogo) e seus pés são voltados para trás. O protetor das plantas e animais da floresta  A função do curupira é proteger as árvores, plantas e animais das florestas. Seus alvos principais são os caçadores, lenhadores e pessoas que destroem as matas de forma predatória. Também conhecido como "fogo que corre", o boitatá, no folclore brasileiro, é uma grande cobra de fogo. Este bicho imaginário foi citado pela primeira vez em 1560, num texto do padre jesuíta José de Anchieta. Na língua indígena tupi, "boi" significa cobra e "tata" fogo. A lenda no Norte e Nordeste  De acordo com a lenda, o boitatá protege as matas e florestas das pessoas que provocam queimadas. O boitatá vive dentro dos rios e lagos e sai de seu "habitat" para queimar as pessoas que praticam incêndios nas matas. De acordo com esta lenda, o boitatá possui a capacidade de se transformar num tronco de fogo.

Brincadeiras do Folclore

Brincadeira do Pipa As pipas nasceram na China antiga. Sabe-se que por volta do ano 1200 a. C. foram utilizadas como dispositivo de sinalização militar. Os movimentos e as cores das pipas eram mensagens transmitidas à distância entre destacamentos militares. No décimo segundo século, na Europa, as crianças já brincavam com pipas. Vale a pena notar também o papel desempenhado pela pipa como aparelho de medição atmosférica. O político e inventor americano Benjamin Franklin utilizou uma pipa para investigar e inventar o Pára-raios. Hoje, a pipa mantém a sua popularidade entre as crianças de todas as culturas.

Conclusão O folclore é formado de contos, lendas, mitos, tradições de uma cultura. O povo conta os seus costumes que aprenderam com outras pessoas. Todos os personagens do folclore, foram formado idéias, comentários e influenciaram os costumes de um povo. O Saci passou a ser o mais marcante do Folclore Brasileiro. Isto valorizando e diminuindo a comemoração do Halloween no Brasil.

Fim