NATURALISMO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SERGIO BUARQUE DE HOLANDA
Advertisements

Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2010/01
NATURALISMO.
ANÁLISE LITERÁRIA O Homem da Máscara de Ferro O Médico e o Monstro
ANÁLISE LITERÁRIA O HOMEM BICENTENÁRIO METAMORFOSE.
ANÁLISE LITERÁRIA O CORTIÇO BILLY ELLIOT.
O Naturalismo foi um movimento cultural relacionado às artes plásticas, literatura e teatro. Surgiu na França, na segunda metade do século XIX. Este.
O Romance Experimental
Naturalismo O discurso.
Realismo e Naturalismo
Questão Coimbrã Questão Coimbrã foi o primeiro sinal de renovação ideológica do século XIX entre os defensores do statu quo, desatualizados em relação.
Questão Coimbrã Questão Coimbrã foi o primeiro sinal de renovação ideológica do século XIX entre os defensores do statu quo, desatualizados em relação.
Vertentes Realistas.
REALISMO/NATURALISMO NO BRASIL 1881
Pré-Modernismo Profª. Mara Magaña.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
SOCIOLOGIA O ESTUDO DA SOCIEDADE
REALISMO E NATURALISMO
REALISMO - NATURALISMO
Evolucionismo Positivismo Socialismo Determinismo Pessimismo
Prof. Everton da Silva Correa
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
Pré-Modernismo.
Escola Palomar REALISMO - NATURALISMO Profª Leila Cordeiro
AS GERAÇÕES DO ROMANTISMO
Aluisio de Azevedo.
DOM CASMURRO Machado de Assis.
PROFESSORA CAMILE BACCIN 1º ANO - LITERATURA
Naturalismo no Brasil.
Naturalismo William Bell Scott (1811 – 1890) – Ferro e Carvão.
EDER.
Naturalismo “Para os naturalistas, o homem é visto como um “caso” a ser cientificamente analisado.”
AULAS 27 E 28 CADERNO 4 AINDA!!!!.
Eugène Delacroix - La liberté guidant le peuple
Antropologia Conceitos básicos
Naturalismo Casa e capela de Antônio Raposo, de João Batista da Costa.
Fundamentos de Sociologia e Antropologia
ROMANTISMO / ROMANTISMO EM PORTUGAL
Romantismo Prof. Eduardo Silveira.
2ª Série - Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Revisão – professora Margarete
O REALISMO.
Antologia Poética do Romantismo
REALISMO.
Realismo - Naturalismo
NATURALISMO.
Realismo - Naturalismo
REALISMO E NATURALISMO
REALISMO / NATURALISMO
Sociologia Por quê?.
Memorias de um Sargento de Milícias
Capitães da Areia Jorge Amado.
ROMANTISMO BRASIL SÉCULO XIX.
A homossexualidade é um tema que envolve vários assuntos como os direitos humanos, direitos cívicos, politica, religião e outros mais.
O que é Sociologia?.
COMPORTAMENTO INSTINTIVO E PSICOLÓGICO
NATURALISMO E REALISMO Uma abordagem aos ideais Português – 11º ano – 2009/10 – Prof. Fernanda Monteiro.
Romantismo em Portugal Profª Sandra. Surgiu em Portugal, assim como no resto da Europa, após a Revolução do Porto, de 1820 (que levou os liberais ao poder).
Características (Arte e Literatura) Naturalismo Alunos: -Bruno Correia, nº2 -Diogo Santos, nº4 Disciplina: Português Professora: Cristina Pimentel Ano.
REALISMO E NATURALISMO
Teófilo Leite Beviláqua
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
Filosofia / sociologia.  Discussão atual...  Biologia/genética define completamente ou adequadamente o gênero do indivíduo?
Naturalismo BRASILEIRO
Prof.:Pecê.  Surgimento:  1844 – Publicação de “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo.  Término:  1881 – Publicação de “Memórias póstumas de Brás.
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
Introdução ao pensamento sociológico
A sociologia de Durkheim Luciano Mendes. Èmile Durkheim (1858 – 1917) Nasceu em Épinal, região nordeste da França; Formou-se em filosofia na École Normale.
NATURALISMO.
Transcrição da apresentação:

NATURALISMO

CONTEXTO HISTÓRICO SÉCULO XIX: Novas concepções a respeito do homem e da vida em sociedade; Estudos da Biologia, Psicologia e Sociologia em alta; Análises do comportamento humano e social, apontando saídas e soluções. O homem é encarado como produto biológico passando a agir de acordo com seus instintos, chegando a ser comparado com os animais (zoomorfização).

SURGIMENTO França, em 1870, com a publicação da obra “Germinal” de Émile Zola. O livro fala das péssimas condições de vida dos trabalhadores das minas de carvão na França do século XIX.

NO BRASIL Aqui no Brasil, os escritores naturalistas ocuparam-se, principalmente, com os temas mais obscuros da alma humana (patológicos) Não abordaram: Abolição da Escravatura e a República.

CARACTERÍSTICAS DO NATURALISMO Cientificismo exagerado que transformou o homem e a sociedade em objetos de experiências; Descrições minuciosas e linguagem simples; Preferência por temas patológicos como miséria, adultério, crimes, problemas sociais, taras sexuais etc. Ao analisar os problemas sociais, o naturalista mostra uma vontade de reformar a sociedade.

PRINCIPAIS AUTORES Aluísio Azevedo O Mulato (obra inicial/1881) – aborda temas como o puritanismo sexual, o anticlericalismo e o racismo. O Cortiço (mais marcante) - obra repleta de personagens marginalizados vivendo em um cortiço.

PRINCIPAIS AUTORES Inglês de Souza Em 1891, publicou O Missionário, obra que aborda a influência do meio sobre o individuo. Adolfo Caminha Publicou as obras A Normalista, em 1892 e O bom crioulo, em 1895 que falam sobre desvios sexuais e mais especificamente, o homossexualismo em O bom crioulo. A ficção regionalista (iniciada no Romantismo) teve continuidade durante o naturalismo. As principais obras regionalistas são: Luzia-Homem de Domingos Olímpio. Dona Guidinha do poço de Manuel de Oliveira Paiva.