Vanessa Migliati Eliana Carboni Daniella C. G. Ferreira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MOXABUSTÃO A moxabustão trata e previne doenças através da aplicação de calor em pontos e/ou certas regiões do corpo humano. Figura 1: Aplicação de Moxa,
Advertisements

Diferenciação Sindrômica Baço
MERIDIANOS DIVERGENTES
Diferenciação Sindrômica Rim Deficiência da Essência ou Energia Ancestral Jing do Rim Deficiência da Essência ou Energia Ancestral Jing do Rim Deficiência.
MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
SINUSITE.
Continuação Tratamento: Tratamento cirúrgico O objetivo geral: é que o paciente volte ao nível de função anterior a lesão de forma mais rápida e segura.
TERAPIA DE REPOSIÇÃO HORMONAL – T.R.H.
TEORIA YIN YANG.
HISTÓRICO DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
Prevenindo Doenças e Promovendo Saúde Câncer de Próstata Junho / 2005.
Professor Theunis Wilson
Fisiologia Energética
Integração de Segurança
Baço-pâncreas Deficiência do chi do baço – ocorre por def. de energia, de sangue,desarmonias de líquido orgânico e fraqueza do sistema digestivo – esta.
Fígado - gan Depressão do chi do fígado; Sangue do fígado deficiente
TÉCNICAS CORPORAIS E MEDITAÇÃO TÉCNICAS CORPORAIS E MEDITAÇÃO O QUE É QI OU CHI ? O QUE É QI OU CHI ? QI OU CHI É ENERGIA VITAL QI OU CHI É ENERGIA VITAL.
Macaé, 23 de Janeiro de 2013.
Índice: - Introdução O que é a Biodiversidade
CURSO DE ACUPUNTURA AURICULAR CHINESA
Nós somos os seus rins e gostaríamos que nos conhecesse melhor!
PRÁTICAS INTEGRATIVAS COMPLEMENTARESNO SUS
O ARTISTA QUE ME FEZ Texto: Luiz Gonzaga da Silva
SINDROMES COMPLEXAS.
DIABETES MELITO 1. Conceito 2. Curiosidades
Ao final desta lição você devera ser capaz de:
Nomes: Daiane Souza e Giovana Barbosa.
YOSHIO MANAKA ACUPUNTURA JAPONESA.
OPÇÕES QUE INTERFEREM NO EQUILÍBRIO DO ORGANISMO
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Centro Universitário Candido Rondon
Práticas Integrativas e Complementares no SUS
OSTEOPOROSE.
A Relação Mente-Corpo Na Índia e Na China
professor Delvo F.Silva
Maiely Tezolin da Silva
Elemento Madeira F2 Meridiano do Fígado F1 F3 F8 F4.
Química na Medicina O que a química influência na medicina ?
Quiroacupuntura Profª Inaja Cuoco Husz.
Fisiologia Energética dos Órgãos e Vísceras
Distúrbios Endócrinos e Metabólicos na MTC
Acupuntura nos Esportes
TRATAMENTO DE ENTORSE DE TORNOZELO PELA TÉCNICA DE CANAL UNITÁRIO
E. E. E. Médio Belizário de Oliveira Carpes Orientadora: Eliane Bertol DENGUE Campina Redonda - Espumoso 2015 Autores: Daiane, Ester, Leonardo.
Etiopatogenia na Medicina chinesa
JOSE ORLEANS A MATOS MARA LUCI PICOLINI SIMONE BENDER
TÉCNICAS CORPORAIS E MEDITAÇÃO Energia- Yin e Yang SÍMBOLO TAOÍSTA
Professor Itamar Ferreira dos Santos Doenças e Seqüelas Neurológicas Acupuntura Σnergética Faço Diferente Medicina Tradicional Chinesa Fisioterapia Educação.
Analgesia em Acupuntura.
Introdução e Um pouco de História da mtc(medicina tradicional chinesa)
Seminário de biologia.
FITOACUPUNTURA PARA ENXAQUECA PRÉ-MENSTRUAL
DO-IN.
Não é a doença que precisa ser curada e, sim, o paciente.
Sistema locomotor.
Feng Shui Em busca da harmonia.
Acupuntura Prática SisAc
SISTEMA DE TERAPIAS ORIENTAIS PARA ESTÉTICA
CURSO INTRODUTÓRIO EM PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES:
EMOCIONALIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES.
Processo de Saúde e Doença na Acupuntura/MTC
DIABETES CEEJA JEANETE MARTINS Coordenadora: Adriana Vitorino Rossi
DIAGNÓSTICO ENERGÉTICO
HEMORRAGIAS.
Síndromes Energéticas
CICLO SHENG e CICLO KO.
Substâncias Fundamentais
MEDICINA TRADICIONAL CHINESA A Cura integrativa Dr Wilmar Souza – Fisioterapeuta –
Transcrição da apresentação:

Vanessa Migliati Eliana Carboni Daniella C. G. Ferreira CINCO ELEMENTOS Vanessa Migliati Eliana Carboni Daniella C. G. Ferreira

INTRODUÇÃO A Teoria dos Cinco Elementos, juntamente com a Teoria Yin-Yang, consiste em uma ferramenta importante para a M TC. Os cinco elementos – madeira, o fogo, a terra, a àgua e o metal – são os elementos básicos do mundo material e estão em constante movimento e mudança. Esse trabalho foi desenvolvido através de um estudo de caso de uma paciente com pos operatório de fratura de fêmur e como base usamos a Teoria dos cinco elementos para diagnostico e tratamento.

HISTORIA 1° Pessoa conhecida - Tsou Yen da escola Cosmopolita terceiro seculo a. C. Os textos originais foram perdidos Historiador Han Ssu-ma Chi’en diz no Shiji (registros historicos) a primeira grande historia da dinastia chinesa.

CINCO ELEMENTOS A teoria dos cinco elementos afirma que a madeira, o fogo, a terra, o metal e a agua são os materiais básicos que constituem o mundo material. Existe uma interdependência e um controle entre eles que determina seu estado de constante movimento e mudança, contradominancia.

CINCO ELEMENTOS Os cinco elementos não existem isoladamente. Eles estão intimamente ligados em dois ciclos principais, chamados de ciclos de criação e de controle mútuos. Esses dois ciclos devem co-existir harmonicamente dentro do organismo, caso contrario surgira a doença e a sucedera a morte.

CINCO ELEMENTOS CICLO DE GERAÇAO (SHEN) A madeira produz o fogo, o fogo produz a terra, a terra produz o metal, o metal produz a água, a água produz a madeira.

CINCO ELEMENTOS CICLO DE CONTROLE (KO) A madeira controla a terra, a terra controla a água, a água controla o fogo,o fogo controla o metal, o metal controla a madeira.

CINCO ELEMENTOS CICLO DE CONTRADOMINANCIA A madeira lesando o metal, o metal lesando fogo, fogo lesando a água, água lesando a terra, a terra lesando a madeira.

Classificação dos cinco elementos na natureza e no ser humano

OBJETIVO Avaliar através da teoria dos cinco elementos e da acupuntura, uma paciente com pos operatória de fratura de fêmur lado E, quanto sua queixa principal de edema, dor no local da cirurgia e quanto seus problemas emocionais.

PATOLOGIA E CASO CLÍNICO Fratura de fêmur CASO CLINICO Senhora de 66 anos com 23dias de pos operatório de fratura de fêmur, chorosa, preocupada, insegura, com medo principalmente no horário 18hs as 20hs, historia de osteoporose mais ou menos 4 anos em tratamento de reposição de cálcio, apresenta edema em todo o membro, hematomas na região da glúteo E e joelho E, queimação de calcâneo, com dor aumenta principalmente a noite, onde não consegue dormir, chega a urinar ate três vezes numa noite, face pálida, zumbido na orelha D, boca seca, tomando água demasiadamente. Na inspeção da língua apresenta pouca umidade vermelha pálida na região do fígado, estomago, coração e pulmão, esbranquiçada no pâncreas. Pulso: E, BP, IG e P (profundo, fraco e fino), C e ID (profundo e fraco) e R, B, F e VB (profundo, forte e rápido).

DIAGNOSTICO Deficiência de Yin do Rim(deficiência de água), face pálida, falta de apetite, insônia e problemas nos ossos. estagnação de Xue (vista pela inspeção da língua e pulsologia). umidade BP (devido ao edema e hematomas) Excesso do elemento fogo (zumbido na orelha D, sede, boca seca).

TRATAMENTO /APLICAÇÃO Através dos cinco elementos analisamos o caso clinico e aplicamos os seguintes pontos durante 3 semanas: B60 e B66 (diminuir a estagnação do Xue e aumentar o Yin do Rim). R7, R3, B23 (fortalecer o Yang e Yin do Rim). BP3, BP6, BP9, E36 e B49 (diminuir edema e melhorar a segurança emocional.

RESULTADO Apesar de pouco tempo de aplicação houve uma grande melhora do caso clinico: Melhora da face, aumento do apetite, diminuição do edema,desaparecimento dos hematomas, melhora da insônia, e dor local,zumbido na orelha e principalmente os problemas emocionais.

CONCLUSÃO As energias perversas, sempre atuam no ciclo de controle, tornando o destrutiva, progredindo de um órgão para o outro acarretando as doenças. Com esse trabalho conseguimos adquirir um pouco mais de conhecimento sobre com utilizar a teoria dos cinco elementos para tratamento de determinadas patologias.

BIBLIOGRAFIA Wen, Tom Sintan. Acupuntura Classica Chinesa. São Paulo. Cultrix 2006. AMCT de Beijing (comp) Fundamentos Essenciais da Acupuntura Chinesa. São Paulo; Ícone, 1995. Maciocia, G. Os fundamentos da Medicina Chinesa. São Paulo, Roca, 1996. Auteroche, B; Navailh,P. O Diagnostico na Medicina Chinesa. São Paulo. Andrei, 1986.

Obrigado!!!!!!!!!!