CANNABIS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Fatos sobre o tabaco.
Advertisements

DROGAS DE ABUSO Termos - Adicção: comportamento de abuso, uso compulsivo de uma substância, onde o indivíduo assegura-se do suprimento e apresenta grande.
UNIJUÍ – UNIVESIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DCS – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS.
Olá, pessoal o meu nome é zélio
TABAGISMO: Questões Importantes Sobre O Tabagismo.
INSTITUTO ABUCHAIM Dra. Margarida R. Rodríguez Porto Alegre Dez/2009
As Raves e as drogas recreativas
Drogas.
Quebrando Tabu ??? FHC...8:23
Profª. MARCIA FUNÇÃO FENOL Profª. MARCIA
Para muitos brasileiros, festa é sinônimo de cerveja
Drogas Perturbadoras do Sistema Nervoso Central
DROGAS: TÔ FORA O QUE SÃO DROGAS? ONDE ELAS ESTÃO?
CÂNCER DE PULMÃO O que é? O câncer de pulmão é o mais comum dos tumores malignos, apresentando um aumento por ano de 2% na sua incidência mundial. A.
Inalantes, solventes e voláteis
ELEMENTOS DO GRUPO:VITOR,RODRIGO,VANESSA,VANIA
cannabis sativa linneu
Drogas.
Respiração, Emissão e Saúde Vocal
Colégio Estadual Antônio Gonçalves
Sistema Respiratório.
Álcool e Tabaco e Outras Drogas de Abuso
INALANTES.
MACONHA. MACONHA HISTÓRICO Os primeiros registros históricos do uso da Cannabis sativa para fabricação de papel, datam de 8000 anos a.C, na China.
POR QUE AS PESSOAS FUMAM?
DÚVIDAS FREQÜENTES SOBRE TABAGISMO:
O tabaco, o cigarro e o fumo. Trabalho realizado por:
TABAGISMO.
Imagens contra o fumo União Européia.
Substâncias Psicoativas
Quais os tipos de drogas que existem e que efeitos elas provocam?
OS JOVENS E AS DROGAS.
Droga?. Droga? Droga? O que é droga? A OMS define droga como: “Qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre.
Mecanismo de Ação Agem inibindo a condução dos nervos periféricos por um decréscimo na permeabilidade ao sódio, impedindo a despolarização da membrana;
Atividade Física x Stresse : o matador silencioso
CONTINUAÇÃO DROGAS ILÍCITAS.
ANÁLISES TOXICOLÓGICAS
ÉTERES.
Trabalho de Informatica
Motivações relacionadas com a dependência
Sistema Respiratório.
TABAGISMO E DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS
O CIGARRO COMO DROGA. São identificadas na fumaça do cigarro substâncias São identificadas na fumaça do cigarro substâncias.
Alimentação Saudável e Combate ao Tabagismo
Projeto saúde (Drogas).
TABAGISMO E SUAS CONSEQUÊNCIAS
O nosso cérebro e as drogas
Trabalho realizado por: Miguel Vilela Nº 8 Turma:CEF IOSI
Drogas Não queres, pois não??.
Linha Curativa do Tempo
Drogas Alucinógenas (LSD)
Toxicofilias Conceito objetivos.
Farmacologia da Cannabis sativa
Drogas lícitas e ilícitas
Cigarro Causa Dependências.
CANNABIS SATIVA GOMES, C.1;SOLTAU, R.L.1; SOUZA JR., L.F1; BOFF, G.S.J.2 1Estudantes de Medicina Veterinária – Ulbra/Canoas 2Medica Veterinária.
1- Banho frio e café forte cortam o efeito do álcool
Trabalho elaborado por: Daniela Santos Nº2
Profa: Roberta S. C. Costa
Aconselhamento em Dependência Química Profª. Carla Eloá Ferraz
Saúde e consumo de drogas Trabalho realizado por: Maria e Sebastião.
Por que as pessoas usam drogas? Voltar para capa Drogas não escolhem vítimas O problema das drogas é muito maior "do que a nossa vã filosofia imagina"
MACONHA É NATURAL? WILSON KIOSHI MATSUMOTO PSIQUIATRA DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS.
CANNABIS.
Transcrição da apresentação:

CANNABIS

Cannabis sativa L. (fitocanabinóides) Quase 160 milhões de pessoas nu mundo consumiram maconha ntre 2005 e 2006 Preparações de consumo via pulmonar(cigarros), cachimbos ou via oral (alimentos e bebidas)

Principais preparações com Cannabis Maconha(Brasil), Marijuana(EUA),Kit(Marrocos), Dagga(Africa do Sul). Planta inteira com proporções variáveis de folhas, caules e frutos. Teor de 1 a 3% de Delta9-THC. Cigarros com 0,5 a 1g da erva

Haxixe(Oeste e Norte da Africa), Charas(Índia) Haxixe(Oeste e Norte da Africa), Charas(Índia). Possui 10 a 20% de Delta9-THC. Preparado resinoso seco da planta, fumado por cachimbos Óleo de Haxixe(Oleo de Cannabis ou Cannabis líquida). Possui 15 a 60% de Delta9-THC. Obtido por extração com solventes orgânicos ou por destilação. Adicionado a alimentos.

Sinsemilla (Califórnia): Possui 5 a 14% de Delta9-THC Sinsemilla (Califórnia): Possui 5 a 14% de Delta9-THC. Preparada com sumidades floridas das plantas femininas que não foram polinizadas. Seu uso é fumado. Ganja(India): Possui 3% de Delta9-THC.Preparada através de massa resinosa de folhas. Droga fumada ou adicionada a alimentos e doces.

Bangh(Índia): Possui 1 a 3% de Delta9-THC, semelhante a maconha Bangh(Índia): Possui 1 a 3% de Delta9-THC, semelhante a maconha. Preparada com folhas secas e inflorescências de plantas. Normalmente é bebida. Skunk ou Skank: Possui até 35% de Delta9-THC. É preparada com folhas em condições controladas de cultivo(umidade, temperatura, nutrientes etc). Droga fumada.

A absorção pulmonar ocorre rapidamente e alcança niveis plasmáticos dentro de 3 a 10 minutos. A biodisponibilidade é de 8 a 24%. A segunda metade fumada de um cigarro de maconha libera mais Delta9 que a primeira metade. A dinâmica do ato de fumar interfere na potencialidade da droga.

A absorção oral e demorada e alcança niveis plasmáticos após 1 a 2 horas. Biodisponibilidade de 4 a 12% O Delta9-THC é rapidamente distribuído para os tecidos altamente vascularizados como fígado,cérebro, coração, rins e pulmões. Os canabinóides atravessam a placentae são secretados no leite materno.

O THC-COOH é o principal produto de biotransformação urinário, sendo um marcador de exposição à Cannabis. Fumantes frequentes detecta-se na urina na janela de 1 a 3 meses. Fumantes eventuais detecta-se na urina na janela de 2 a 4 dias.

Efeitos Tóxicos O Delta9-THC libera dopamina Euforia seguida de relaxamento, sono e depressão, risos e gritos imoderadas a expressão verbal qualquer. Perda de discriminação de tempo ou espaço(1 hora torna-se 10 horas, 1 minuto torna-se 1 hora, tunel de 50 mtros parece ter 100 metros)

Efeitos Toxicos Coordenação motora diminuída Prejuízo da memória recente Perda dos neuronios do hipocampo associados ao envelhecimento Aumento no fluxo de idéias, pensamento mais rápido que a capacidade de falar Idéias confusas, comprometimento da aprendizagem e retenção de informação

Efeitos Tóxicos A maconha diminui os reflexos , retarda a transmissão de estímulos. Taquicardia Hiperemia das conjuntivas Aumento do apetite com secura na boca e garganta

Efeitos Tóxicos Doses muito altas de maconha pode gerar alucinações e despersonalidade. 3 a 4 cigarros de maconha por dia equivale a fumar 20 cigarros de tabaco por dia. Reduz o número de bronquíolos e prejudica a função dos brônquios,obstruindo a entrada de ar e forçando o pulmão a trabalhar mais

Efeitos Tóxicos A fumaça da maconha contém cerca de 50 a 70% de hidrocarbonetos carcinogênicos a mais do que o tabaco. Provoca aumento da velocidade cardíaca Deteriora a habilidade do sistema imune para combater as infecções bacterianas e tumores Favorece o surgimento de esquizofrenia

O uso prolongado pode levar à dependência Agressão, raiva, irritabilidade, inquietação e sonhos estranhos são sintomas da síndrome de abstinência