Aula: Renascimento e Modernidade
Renascimento: Contexto: Ressurgimento das cidades e apresentação de uma nova classe social: Burguesia. Com grandes riquezas, mas sem influencia (poder), esta classe passou a defender o trabalho (considerado degradante, “coisa de pobre” que precisa). Pensamento: Valorização das capacidades humanas (antropocentrismo/humanismo) e conhecimentos técnicos (aprimoramento dos objetos). Discussão da subjetividade no mundo (tendo como centro de visão/discussão o homem)
Antigos, medievais e Modernos AntigosMedievaisModernos Mundo. Ordem racional na natureza. Foco no objeto. Fundamento na razão Política. Sociedade natural. Homem = animal social. Hierarquia natural Política ligada à moral Moral. Harmonizar-se com o kosmos (lugar na natureza). Virtude válida por si mesma (ética estética)
Para filosofar... Como conhecemos as coisas?
Para filosofar... O que é a verdade? É possível alcançá-la? Como? Onde?
Para filosofar... Os sentidos nos enganam? Ex: A mente nos engana? Ex: Tudo pode ser uma ilusão?
Para filosofar... Implicações em outros aspectos da vida... Moral/ética/justiça... Política...
Para filosofar... Que tipo de saber a ciência Moderna produz? Todas as ciências produzem o mesmo tipo de saber? Quais são as suas limitações?
Correntes principais no pensamento moderno: Racionalismo - características:
Correntes principais no pensamento moderno: Empirismo – características:
Para casa: Assistir ao vídeo: sobre-a-mudanca-de-modelo-de-pensamento-entre-os-antigos-e-a-modernidade/ sobre-a-mudanca-de-modelo-de-pensamento-entre-os-antigos-e-a-modernidade/ Pesquisar sobre: 1) Anomalias que alteram a percepção do sujeito Assistir ao vídeo: mundo-e-como-realmente-parece/ mundo-e-como-realmente-parece/... e ler o artigo: faz-o-individuo-nao-entender-nada-de-musica/ faz-o-individuo-nao-entender-nada-de-musica/ 2) René Descartes Livros, sites, vídeos, etc...
Para acessar o arquivo da aula e conteúdos relacionados: