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Aula: Renascimento e Modernidade

 Renascimento:  Contexto:  Ressurgimento das cidades e apresentação de uma nova classe social: Burguesia. Com grandes riquezas, mas sem influencia (poder), esta classe passou a defender o trabalho (considerado degradante, “coisa de pobre” que precisa).  Pensamento:  Valorização das capacidades humanas (antropocentrismo/humanismo) e conhecimentos técnicos (aprimoramento dos objetos). Discussão da subjetividade no mundo (tendo como centro de visão/discussão o homem)

 Antigos, medievais e Modernos AntigosMedievaisModernos Mundo. Ordem racional na natureza. Foco no objeto. Fundamento na razão Política. Sociedade natural. Homem = animal social. Hierarquia natural Política ligada à moral Moral. Harmonizar-se com o kosmos (lugar na natureza). Virtude válida por si mesma (ética estética)

Para filosofar...  Como conhecemos as coisas?

Para filosofar...  O que é a verdade?  É possível alcançá-la?  Como? Onde?

Para filosofar...  Os sentidos nos enganam? Ex:  A mente nos engana? Ex:  Tudo pode ser uma ilusão?

Para filosofar...  Implicações em outros aspectos da vida...  Moral/ética/justiça...  Política...

Para filosofar...  Que tipo de saber a ciência Moderna produz?  Todas as ciências produzem o mesmo tipo de saber?  Quais são as suas limitações?

 Correntes principais no pensamento moderno:  Racionalismo - características:

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