ALGORITMOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programação II Licenciatura de Ciências da Computação Padoca Calado
Advertisements

Algoritmo e Programação
Introdução a Algoritmos
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO I
Marco Antonio Montebello Júnior
INTRODUÇÃO – LOGICA E ALGORITMOS
Paradigmas de Linguagens Conceitos Básicos
Algoritmos.
Introdução à Programação
Algoritmos e Programação Estruturada Conceitos básicos
Lógica de Programação Módulo II
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO
Introdução à Lógica de Programação
THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 06
Estruturas de Controle
ALGORITMO E ESTRUTURA DE DADOS
Construção de Algoritmos e Programação
Prof. Msc. Raul Paradeda Aula 3 Fluxograma e Pseudocódigo
Programação e Sistemas de Informação
Programação Básica de Computadores 1
PRC Bruno Correa.
Formas de Representação de Algoritmos
Introdução a Programação
Professor Fernando Luís
Algoritmos e Estruturas de Dados I Construção de Algoritmos
ENGENHARIA AMBIENTAL COMPUTAÇÃO APLICADA Aula 7
Introdução à Programação
PROGRAMAÇÃO I UNIDADE 1.
Fluxogramas e Pseudo-código
INTRODUÇÃO – LOGICA E ALGORITMOS
Representação de Algoritmos
ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO PROF. DANIELA PIRES
Introdução a Programação
Algoritmos 1º Semestre Materia: Informática Profº: Cristiano.
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO
Android Aula 01 Introdução ao Java Humberto Moura
Desenvolvimento Web Lógica de Programação
Lógica: Resolução de Problemas e Introdução a Dados PROFº RICARDO JOSÉ BATALHONE FILHO Log.a02.
2. Lógica de Programação Definição de Lógica Definição de Algoritmo
ALGORITMOS Intensivo Janeiro e Fevereiro de 2011
Introdução a Algoritmos
Igor Steinmacher, MSc. O maravilhoso mundo da Lógica de Programação.
Algoritmos Estruturados
Programação de PIC em C Exposição das funções básicas para
Algoritmos e Estrutura de Dados I
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO COMPUTAÇÃO PARA ENGENHARIA Aula /02/2013 Professor Leomir J. Borba- –
Algoritmo e Programação
Algoritmos e Estruturas de Dados I - Introdução
Linguagens de Programação
Programação de Computadores - 1
Algoritmos e Programação MC102
Programação Computacional Aula 5: Algoritmos
Linguagens de Programação
Linguagem Técnica de Programação
Algoritmos e Programação I
Linguagem de Programação I PARTE i
Paradigmas de Programação
Exercícios Faça um algoritmos para trocar uma lampada queimada.
Algoritmos e Estruturas de Dados I - Introdução
Disciplina: Lógica de Programação
Projeto e Desenvolvimento de Algoritmos
Módulo I – Softwares: Linguagens de Programação Prof.: Rogério Morais.
Algoritmos e Programação I
Introdução a Programação Aula 01 Jackson Eduardo
Linguagem de Programação Prof. Fabricio Roulin Bittencout
Adriano A. Ribeiro. O que é Lógica de Programação Lógica de programação nada mais é do que uma forma de se escrever um programa de computador com uma.
Lógica de programação Introdução à lógica de programação
Representação de Algoritmos Marcos Antonio Estremote
Lógica de Programação Aula 06 Prof. Marcelo Marcony.
Transcrição da apresentação:

ALGORITMOS

ALGORITMOS Lógica de Programação: É a técnica que consiste em sequenciar passos que levarão a atingir um determinado objetivo

ALGORITMOS Algoritmos: Um algoritmo é uma seqüência de ações (passos) finitas, bem definidas, que resolve, em tempo finito, um problema de ordem computacional. OBS.: O algoritmo não é a solução do problema, mas o caminho que leva a mesma.

ALGORITMOS Exemplos de Algoritmos: Fazer um Bolo Ir para o trabalho de carro Fazer compras no supermercado Escrever uma carta Tomar banho

ALGORITMOS Programa de Computador: É um algoritmo escrito em uma linguagem de computador.

ALGORITMOS Principais Elementos das Linguagens: Instruções de Entrada e Saída Instruções de Cálculo Instruções lógicas e de comparação Instruções de armazenamento e pesquisa de dados

ALGORITMOS Exemplos de Linguagens: C, Java, Pascal, Fortran, Cobol, Lisp, Prolog, C#, C++, Object Pascal, Visual Basic, etc.

ALGORITMOS Características de Algoritmos: Finitude – Tem que ser finito Definitude – Tem que saber o que vai fazer Entrada – Dados de entrada Saída – Dados de saída Eficácia – Tem que resolver o problema Eficiência – Tempo de resolução

ALGORITMOS Método para construir o Algoritmo: Entender o Problema Definir dados de entrada Definir o processamento(responsável pela transformação dos dados de entrada em dados de saída) Definir dados de saída Construir o algoritmo usando a notação adequada Validar o algoritmo(Testar)

ALGORITMOS Tipos de Algoritmos: Descrição Narrativa Fluxograma Pseudo-código(portugol)

ALGORITMOS Descrição Narrativa: Utiliza linguagem natural; Vantagem: Não é necessário aprender nenhum conceito novo Desvantagem: Permite várias interpretações, dificultando transcrição para programa

ALGORITMOS Fluxograma: Utiliza elementos gráficos Vantagem: Entendimento de gráficos é mais fácil que de textos Desvantagem: Necessário aprender simbologia e não apresenta detalhes para transcrever para programa

ALGORITMOS Fluxograma: Indica o início ou fim do algoritmo Indica o sentido do fluxo de dados Simboliza cálculos e atribuições Símbolo para entrada de dados Símbolo para saída de dados Símbolo de decisão

ALGORITMOS Portugol: Vantagem: Transcrição para programa (linguagem de computador) é praticamente imediata. Desvantagem: Necessário aprender regras

ALGORITMOS Calcular a média de dois números: Descrição Narrativa: Ler os dois números Calcular a média Mostrar o resultado

ALGORITMOS Calcular a média de dois números: Fluxograma: Ler x,y Início M=(x+y)/2 Fim M

ALGORITMOS Calcular a média de dois números: Portugol: ALGORITMO Media DECLARE inteiro x,y,media; INICIO Ler(x); Ler(y); media = (x+y)/2; imprimir(media) FIM