Reciclagem de componentes do computador e periféricos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
$I$TEMA MONETÁRIO.
Advertisements

Índice Introdução Como começou? O que é?
A Reciclagem do Vidro Trabalho de ciências.
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA Matérias primas e materiais
SEMICONDUTORES Condução Eletrônica
A Reciclagem Vamos aprender o que reciclar E
Plástico.
Tente ler sem chorar!!!.
O ANEL
Alimentação Saudável.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Educação Ambiental: a reciclagem e recuperação de materiais
A EQUIPA COMPREENSÃO.
O ANEL.
secundária sobre 11 coisas
Aqui estão alguns sábios conselhos que Bill Gates recentemente enumerou, a pedido, em uma conferência. São sobre onze coisas que estudantes não Aprenderiam.
MEIO AMBIENTE RECICLAGEM
Bom dia….. ALGO QUE AS ESCOLAS NÃO ENSINAM Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates recentemente ditou numa conferência em uma escola secundária sobre.
Reciclagem do Vidro.
Pesquisa feita nos Estados Unidos
Obsolescência Informática – 2ª etapa.
A RAZÃO PELA QUAL ISTO FOI ENVIADO A VOCÊ.
SE VOCÊ RECEBESSE UM DE DEUS, ELE PODERIA SER ASSIM !!!
Teoria da Produção Em cada momento no tempo existe um conjunto de técnicas produtivas, ou tecnologias, que permite produzir determinado produto, a partir.
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
Estabelecendo valores...
A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS Aos 33 anos, Jesus foi condenado à morte.
INDÚSTRIA ELETRÔNICA TURMA REDENTOR Fernanda Amorim Esteves n°8
Protege a Natureza! Recicla.
ESGB EI2 – EFA 2009/2012.
Professora Carol/Geografia
Quanto você vale ? Vá clicando com o mouse.
O ANEL.
Bem vindos as aulas de informática
Da Roxy _____________ Uma bad girl. ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________.
Leia e tente não chorar Exatamente na véspera de Natal, eu corri ao mercado para comprar os últimos presentinhos, que eu não havia conseguido comprar antes.
Como se tornar um consumidor consciente? Isso é possível?
Animação Autodesk inventor
COMEÇE HOJE MESMO AS SUA VENDAS ON-LINE. É GRANDE A BUSCA DE PRODUTOS PELA INTERNET.
PROFESSOR: SANDRO MURILO
PLANO DE NEGÓCIOS Plano Operacional FONTE: SEBRAE.
Como montar um computador
Preparado por Dinis Bento
1 O ANEL Preparado por Dinis Bento Um aluno chegou a seu professor com um problema: - Venho aqui, professor, porque me sinto tão pouca coisa,
Para reflexão e... ação. A diferença entre os países pobres e os ricos não é a idade do país.
Nossos Recursos Naturais (Cap. 9) Os Estados Físicos da Água (Cap.10)
Dia do Design Sustentável
By Búzios Slides O que a Escola não Ensina Automático.
Estados de agregação da matéria
RRR Música: “The 3 R’s” – Mitchel Musso.
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA Nívea Cordeiro 2015.
A Boneca e a Rosa Branca.
Pegada Ecológica.
Helvercio Viturino Eletrônica 1 - Manhã
Lixo eletrônico: O que fazer após o término da vida útil dos seus aparelhos?
Estabelecendo valores...
Uso da calculadora Coloque a calculadora em cima de sua mesa.
Versão em Português, traduzida por Luiz Carlos Machado – ACBC - Brasil.
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 17: O matrimônio.
Curso de Gestão de Resíduos no Ambiente Laboral e Doméstico
Plano Financeiro Nessa etapa, você irá determinar o total de recursos a ser investido para que a empresa comece a funcionar. O investimento total é formado.
Educação Financeira para crianças e Jovens
Economia Conceitos Básicos.
A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS Aos 33 anos, Jesus foi condenado à morte.
Conquiste a sua Independência Financeira
4 Questões do quadrado Está pronto? B A
S EPARAÇÃO E RECICLAGEM Projecto Comenius – Sentsuder Área Projecto 8ºA.
Separação e Reciclagem
Jean de Macedo Deivid Faria Cleyton Koslowski
Transcrição da apresentação:

Reciclagem de componentes do computador e periféricos

Arte e os 3 Rs A reciclagem dos computadores e seus periféricos podem ser feitas de diversas maneiras, e, uma delas é dar um segundo uso, às peças e componentes dos computadores, pra tal fazemos desde já uma sugestão bastante artística e pratica dos componentes ora reparem:

A reciclagem própriamente dita Quase tudo num computador pode ser reciclado. Eis aqui alguns exemplos: -O vidro do ecrã; -O plástico após separado dos diversos componentes; -O cobre; -O metal contido na torre -Alguns matérias como o níquel ouro e até prata contidos nos circuitos electrónicos por vezes também se conseguem reciclar;

Video de como decorre a reciclagem dos componentes do computador

Também é possivel reciclar por exemplo os tinteiros da impressora Também podemos reciclar os nossos tinteiros, como, contributo imediato por termos um computador e uma impressora, que tantos recursos naturais gastam a ser fabricados. Eis as seguintes opções de reciclagem de tinteiros: Podemos ir a lojas da especialidade, e mandar reencher os tinteiros para nós os reusamos, até cerca de mais o menos oito vezes, depois torna-se pouco viável. Podemos também, comprar em qualquer loja de material informático, tinteiros já reciclados e prontos a usar.

Para quem gosta só de originais, vindos da fábrica, compre o original mas devolva o tinteiro vazio à loja, assim ajudando na sua reciclagem, e, posterior uso pela marca ou pelas marcas de compatíveis. Também existe a possibilidade do faça você mesmo, pois existem vários kits de reenchimento disponíveis nas lojas da especialidade, sobre esse tema apresento agora dois vídeos de exemplo:

Dá que pensar E se contudo isto não ficaste convencido a reciclar, que além de te poupar dinheiro, como por exemplo a poupança em tinteiros pode ir até 50% do custo original. Eis aqui alguns dados, da agressão ecológica dos computadores.

Fabricação de cada computador consome 1.800 quilos de materiais Agostinho Rosa 09/03/2007 Você sabe quanto pesa o seu computador? Embora possa não ter o dado preciso, você poderia fazer uma boa estimava, com uma grande possibilidade de não errar muito. Mas e quanto pesa todo o material gasto no processo produtivo que transformou todas as matérias-primas, até fazê-las tomar a forma de computador? O dado é impressionante e acaba de ser divulgado pela Universidade das Nações Unidas. Em um estudo coordenado pelo professor Ruediger Kuehr, os pesquisadores descobriram que nada menos de 1,8 tonelada de materiais dos mais diversos tipos são utilizados para se construir um único computador. O cálculo foi feito tomando-se como base um computador de mesa com um monitor CRT de 17 polegadas. Somente em combustíveis fósseis, o processo de fabricação de um computador consome mais de 10 vezes o seu próprio peso. São, por exemplo, 240 quilos de combustíveis fósseis, 22 quilos de produtos químicos e - talvez o dado mais impressionante - 1.500 quilos de água. O problema é que a fabricação dos chips consome uma enormidade de água. Cada etapa da produção de um circuito integrado, da pastilha de silício até o microprocessador propriamente dito, exige lavagens

seguidas em água extremamente pura seguidas em água extremamente pura. Que não sai assim tão pura do processo, obviamente. O estudo mostra que a fabricação de um computador é muito mais material- intensiva - em termos de peso - do que a fabricação de eletrodomésticos da linha branca, como refrigeradores e fogões, e até mesmo do que a fabricação de automóveis. Esses produtos exigem apenas de 1 a 2 vezes o seu próprio peso em combustíveis fósseis. Metais preciosos nos computadores Além do ouro, da prata e do paládio, os computadores contêm cobre, estanho, gálio, índio e mais um família inteira de metais únicos e indispensáveis e, portanto, de altíssimo valor. O índio, um subproduto da mineração do zinco, por exemplo, é essencial na fabricação dos monitores de tela plana, ou LCD, e de telefones celulares. Ele está presente em mais de 1 bilhão de equipamentos fabricados todos os anos. Nos últimos cinco anos, o preço do índio aumentou seis vezes, tornando-o hoje mais caro do que a prata. E como sua produção depende da mineração do zinco, não é possível simplesmente produzir mais, porque não há produção suficiente de zinco. Além do que as reservas minerais são limitadas.

Graças a isso, alguns esforços de reciclagem do índio já estão sendo feitos na Bélgica, no Japão e nos Estados Unidos, com excelentes resultados. O Japão já consegue retirar metade de suas necessidades anuais do elemento a partir da reciclagem. E o índio não é o único exemplo. O preço de mercado de outros metais necessários à indústria eletrônica, mesmo que em pequenas quantidades, também disparou. Embora o preço do bismuto, utilizado em soldas sem chumbo, tenha apenas dobrado nos últimos dois anos, o preço do rutênio, utilizado em resistores e em discos rígidos, foi multiplicado por sete. Retirado de uma publicação online brasileira