Fotografia e Escrita as múltiplas interfaces entre foto e texto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRENDIZAGEM NA REDE André Malverdes
Advertisements

A PESQUISA HISTÓRICA INVESTIGAR O PASSADO NA BUSCA DE COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DA SOCIEDADE; ANALISAR AS “FONTES HISTÓRICAS” COMO PROVA DAS RELAÇÕES.
A PESQUISA HISTÓRICA INVESTIGAR O PASSADO NA BUSCA DE COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DA SOCIEDADE; ANALISAR AS “FONTES HISTÓRICAS” COMO PROVA DAS RELAÇÕES.
A VIDA TEM A COR QUE VOCÊ PINTA
A Banda Desenhada, BD ou Histórias aos Quadradinhos é uma forma de arte sequencial, que conjuga texto e imagens, com o objectivo de narrar histórias dos.
Assessoria Organizacional e RP
ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP
O título da apresentação deve ocupar até quatro linhas
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS.
Como fazer essa atividade?
Palestrante: Maria Luiza Borges Editora-executiva
ARTE A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Projeto: Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco
Pastoral da Comunicação
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACED ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES CADERNO DE PRÁTICAS Fernanda Santos, Maria Áurea S. Ribeiro, Rosângela.
Professora: Rosana Santos
INDÚSTRIA CULTURAL.
O ENSINO DE GEOGRAFIA ENCONTRO DE PROFESSORES ESCOLA PÓLO – REGISTRO 08/02/2008.
Pedagogia, Licenciatura Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia – Professora Mariângela Ziede – 2012/2 Ananda Sonali Andressa Kopriva Bruna Bernardino.
E.E. Francisco Piergentile
Rozane Suzart Gesteira e Adriano Canabarro Teixeira
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
A Importância da Língua Inglesa
Aula de Word Básico Séries Iniciais.
DIDÁTICA Aula 09: Planejamento didático e elementos que o constitui: metodologia e recursos didáticos Profa. Therezinha Conde.
CELAFISCS Programa Agita São Paulo Prof. Ms. Luis Carlos de Oliveira
Módulo 4- Design Multimédia
1. Digite o que você cadastrou no Blogger 2. Digite a senha 3. Desmarque a caixa: Continuar conectado 4. Clique em LOGIN.
Jornal como Recurso Didático
Capacitação em Educação Ambiental e Cidadania 2011.
Relatório de Proposta de Projeto
PENSAMENTO HUMANO ENQUANTO PENSAMENTO FILOSÓFICO.
Revista Título: identidade da revista Define o público. Cria o interesse / memória. Remete a uma proliferação de significantes. Dá credibilidade. Sugere.
A PESQUISA HISTÓRICA INVESTIGAR O PASSADO NA BUSCA DE COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DA SOCIEDADE; ANALISAR AS “FONTES HISTÓRICAS” COMO PROVA DAS RELAÇÕES.
Chiara Lubich – Fevereiro de 2010
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Prof. Renato Denadai da Silva
A evolução dos meios de comunicação.
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
Ilustração.
1.3 Comunicação e indivíduo
Prof Cláudio Cabral.  Publicações: relatórios anuais, folhetos, artigos, jornais e revistas da empresa e materiais audiovisuais.  Eventos: conferências,
CONFIGURANDO O FORMATO GERAL DO SEU JORNAL ESCOLAR
SOCIEDADE E TECNOLOGIA. CONCEITOS Tecnologia é o conhecimento utilizado na criação ou aperfeiçoamento de produtos e serviços e envolve toda as atividades.
INDEXAÇÃO DE IMAGEM FOTOGRÁFICA Baseado em: RODRIGUES, Ricardo Crisafulli. Análise e temtização da imagem fotográfica. Ci. Inf., Brasília, v36, n.3, p.67-76,
Esta apresentação não ocorreu no próprio Visual Class devido ao tamanho - muitos megas, que demanda tempo e espaço para que seja possível a visualização.
A História da Escrita e a Alfabetização
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
FOTOGRAFIA.
Diversidade Religiosa Escola Estadual Dr.Leopoldino Loureiro Ferrreira
E.M.E.F. Presidente Vargas
A LETRA.
Título de Abertura em duas linhas
OS CONTEÚDOS DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
Fundamentos do Jornalismo  O trabalho jornalístico tem o objetivo de captar e tratar a informação.  O tratamento dependerá do veículo, seja.
Capítulo 8 Jornal como Recurso Didático Danieli Garcia Natiéle Vargas
Elementos da comunicação
Tecnologias da Informação e Comunicação
Formas Únicas de Continuidade no Espaço, Umberto Boccioni (1913)
A Banda Desenhada Susana Silva.
Nome do autor Digite aqui seu título
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Arte
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
¬ normas de orientação para elaboração de: Cartazes CAD-cascais  
Walter Benjamin ( ). Grande estudioso da cultura francesa. Associado à Escola de Frankfurt e à Teoria Crítica Traduziu para o alemão as obras.
Tutorial: Inclusão de Produção Intelectual no Sipex O presente tutorial visa esclarecer as principais dúvidas sobre o procedimento para inclusão de Produção.
Transcrição da apresentação:

Fotografia e Escrita as múltiplas interfaces entre foto e texto Prof. Marcos Corrêa – FAP – Set. 2009

Imagem, escrita e imprensa Escrita e Imagem A escrita, que é um subproduto formalizado do desenho, bem como a comunicação oral, desenvolveram-se, evidentemente, como nossos principais meios de transmitir e conservar informações (...) E como fica a imagem como transmissor de informações?  CASAMENTO!!! Foto caverna... Escrita ???

Processo Evolutivo da Comunicação na Sociedade (continuação...) Sociedade Moderna: necessidade e generalização da comunicação Privilégio da comunicação escrita (com. massa, jornais) Incorporação do desenho, da gravura e da fotografia Meios eletrônicos (TV) Comunicação Oral mais difundida forma de expressão que a Escrita Processo Evolutivo da Comunicação na Sociedade Comunicação Oral; Pinturas Rupestres, Gravuras; Hieróglifos; Escritas (línguas);  IMAGENS; Fotografia / Cinema / TV / Internet...  Dif.

(continuação...) p. 31 a Cinejornal 01 (Av. Pres. Vargas) Cinejornal 02 (copa) Cinejornal 03 (hitler) Brinde (Fotos) p. 31 b Legenda Fotos com Legendas Oral (experiências) Escrita (jornais, livros, revistas, exposições ...) Implícita (se explica)

Legenda e sentido LEGENDAGEM 1) IMPRENSA: Endossar ou Modificar o que se vê na foto; 2) PUBLICIDADE: Imagem subjugada ao texto ou idéia; 3) ARTE: quando a arte ganha o espaço do registro, a legenda perde a importância.

A legenda assim como a foto é produto da relação tempo-espaço. Legendas e o tempo IMPRENSA: A legenda assim como a foto é produto da relação tempo-espaço. Legenda 01: Francisco Correia, eu e o meu pai (Francisco Lages). 1910 Legenda 02: _______________________________________ ___________________________________1950 Legenda 03: _______________________________________ ___________________________________2020

Legendas, tempo e função _______________________________________ ___________________________________2040 Legenda 03: _______________________________________ ___________________________________2160

E quando a intenção também é levada em conta? Legenda 01 (oposição): _______________________________________ _______________________________________ Legenda 02 (sensacionalista): _______________________________________ _______________________________________ Legenda 03 (green peace):

Legenda 01 (religioso): _______________________________________ _______________________________________ Legenda 02 (sensacionalista): _______________________________________ _______________________________________ Legenda 03 (direitos humanos):

Legenda 01: _______________________________________ ___________________________________1980 _______________________________________ ___________________________________2010 Legenda 03: _______________________________________ ___________________________________2215

Exercício 1) Procure em jornais imagens e legendas de matérias que: Endossem o que se passa na imagem; Modificam o que se passa na imagem. * Apresente o resultado para a sua turma 2) Procure em jornais imagens (publicidade ou fotojornalismo) e altere completamente seu sentido inicialmente usado com uma legenda e/ou título novos. Trabalho para a próxima semana: Fotos pessoais Selecione dez imagens pessoais (procure separar imagens que relacionem tempo-espaço); Legende cada uma delas de acordo com sua memória de forma a relacioná-la com uma descrição realista (não invente); Ordene-as como achar adequado, mas justifique num texto a opção da organização (coloquei assim porque...); Não apresente essa prancha pra ninguém antecipadamente; Traga todas as imagens em uma única prancha.