Química Ambiental INTROUDUÇÃO A QUÍMICA AMBIENTAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biosfera e ação humana :atmosfera
Advertisements

Poluição da água, do ar e do solo
INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS
Impacto Ambiental Definição: é a alteração no meio ou em algum de seus
Meio ambiente.
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
Estado Físico da Água.
Ecologia.
CAPÍTULO 03 - O MEIO AQUÁTICO
Sistemas Terrestres.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Ciclos Biogeoquímicos
TEMPO E CLIMA.
Ecologia Níveis de organização: Conceitos Ecológicos:
PROBLEMAS AMBIENTAIS.
O Aquecimento Global..
Atmosfera, primitiva e actual
A Terra como um Sistema Conjunto de elementos que interagem entre si, realizando trocas e influenciando-se uns aos outros.
TERRA - UM PLANETA COM VIDA
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
TEMPO E CLIMA.
QUÍMICA VERDE.
O Ciclo da Água E.B1 de Boavista Olheiros
Trabalho elaborado por: Cláudia Santos nº6 Raquel Castro nº15
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
O Aquecimento Global, as suas Causas e Consequências
Profª Lucia Helena Amim
Ar e Vento.
Aquecimento Global Trabalho elaborado por: António Amaro nº 3 8ºA
UNIDADE 2 – NA ATMOSFERA DA TERRA: RADIAÇÃO, MATÉRIA E ESTRUTURA
Gestão da Qualidade do Ar
Mudanças climáticas e evolução do Homem
PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DA ÁGUA DO MAR
Prof.: Natacha P. Gama Capítulo:2
Dinâmica da Atmosfera.
Técnicas de Remediação
Palestra Meio Ambiente.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
QUÍMICA NO COTIDIANO: ambiente I
Origem dos seres vivos.
COLÉGIO SÃO JOSÉ CIÊNCIAS- 6º ANO PROFESSORA VANESCA
O PLANETA AZUL Nas entranhas da Terra.
Quantidade de água disponível
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Professora: Alexsandra Ribeiro
Meio Ambiente e Planejamento Professora Sueli Bettine Aula 1 Apresentação da disciplina Conceitos e Definições.
Adriana Faísca, Ana Costa, Carolina Neto, Márcio Cortes, João Sanches
Problemas Ambientais.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Aula 1. Introdução a Biotecnologia Ambiental
REVISÃO PROVA BIMESTRAL 2º BIMESTRE – 6º Ano AB
ATMOSFERA Neste curso, estuda-se a Meteorologia Física, que estuda os fenômenos atmosféricos relacionados diretamente com a Física e a Química como,
RISCOS MISTOS ESQUEMATIZAÇÃO
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
CIÊNCIAS DO AMBIENTE Noções de BIOSFERA.
Ciências Naturais – 8.º ano
Profª Adriana Braz Moreira
Subsistemas terrestres
Ciências Naturais – 8.º ano
MEIO AMBIENTE E CIDADANIA
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Trabalho realizado por: Ana Paula Nº4 8ºB
Sistema climático global
Ciclos Bigeoquímicos Um ciclo biogeoquímico é a circulação de um elemento químico no ecossistema entre os seres vivos e o ambiente físico.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente Poluição Atmosférica 1.
Conjunto de elementos ou componentes que se relacionam entre si
E.E Dona Consuelo Muller Geografia – Professor Gilvano 1º Ano Noturno – Junho de 2013 Problemas Atmosféricos Urbanos.
O Planeta da Vida Na Natureza existe uma grande diversidade de seres vivos que foram aparecendo e desaparecendo ao longo de muitos milhões de anos. Os.
EFEITO ESTUFA.
Transcrição da apresentação:

Química Ambiental INTROUDUÇÃO A QUÍMICA AMBIENTAL

QUÍMICA AMBIENTAL Def.: Química ambiental é a química do meio ambiente. Pode ser dividido na química dos processos naturais ou não que acontecem no ar, na água e no solo. Diz respeito principalmente com os aspectos químicos dos problemas que os seres humanos criaram no meio ambiente natural.

QUÍMICA AMBIENTAL A Química Ambiental originou-se da Química clássica e hoje é uma ciência interdisciplinar por envolver não só as áreas básicas da Química como também a Biologia, a Geologia, a Ecologia e a Engenharia Ambiental, a Engenharia Sanitária...

A química ambiental não é uma ciência nova. Excelentes trabalhos têm sido realizados nessa área desde o início do século. Uma certa aceleração do processo de pesquisa está ocorrendo em anos recentes. Muitos químicos têm desenvolvido investigações profundas em química ambiental.

O que Estuda a Química Ambiental? A Química Ambiental estuda os processos químicos (mudanças) que ocorrem no meio ambiente. Essas mudanças podem ser naturais ou causadas pelo homem e em alguns casos podem trazer sérios danos à humanidade. Atualmente há uma grande preocupação em entender a química do meio ambiente, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida em nosso planeta.

QUÍMICA AMBIENTAL Um dos maiores desafios da química ambiental está na determinação da natureza e quantidade dos poluentes específicos do ambiente. Por isso, a análise química é um passo vital na pesquisa ambiental. A dificuldade de análise para muitos poluentes é compreensível.

QUÍMICA AMBIENTAL Níveis significantes de poluentes atmosféricos podem consistir de menos de 1 micrograma por metro cúbico de ar. Para muitos poluentes da água, uma parte por milhão de peso (1 miligrama por litro) é um valor muito alto. Níveis significantes de contaminantes podem ser apenas de apenas umas partes por trilhão

QUÍMICA AMBIENTAL Em muitos casos, a poluição é um fenômeno localizado, em outros casos, ela atinge uma área maior do que podemos observar. Resíduos de solventes organoclorados tóxicos lançados em suprimentos de água podem contaminar muitas pessoas.

QUÍMICA AMBIENTAL Uma definição razoável de poluente é: “uma substância presente em quantidades maiores que a concentração natural, como resultado da atividade humana e, apresenta um efeito de prejuízo aos recursos ambientais. Contaminantes, ocorrem em níveis mais elevados que o normais (naturais) mas sem causar efeitos danosos aos recursos ambientais.

QUÍMICA AMBIENTAL Cada poluente é originado de uma fonte. A fonte é particularmente importante, porque dela depende a eliminação da poluição. O receptor é a coisa afetada pelos poluentes. Pessoas, cujos olhos doem, devido a oxidantes provenientes da atmosfera são receptores.

QUÍMICA AMBIENTAL Lei da Conservação da Energia/Matéria Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. O uso dos recursos naturais gera resíduos, pois não é possível eliminar/consumir toda a matéria.

QUÍMICA AMBIENTAL

QUÍMICA AMBIENTAL Água, ar, solo e vida Como veremos, a Química Ambiental podem ser subdividida em áreas envolvendo a química da atmosfera, da hidrosfera, da litosfera e da biosfera.  Toda matéria, desde minerais provenientes das várias camadas da crosta terrestre até os íons relativamente estáveis da alta atmosfera pode ser incluída em uma dessas categorias

QUÍMICA AMBIENTAL A hidrosfera se refere à água em suas muitas formas.Ela inclui oceanos, lagos, vapor, reservatórios, geleiras, capa de gelo polar e água sob o solo (água subterrânea). Para o estudo de química ambiental, a água liquida e as reações de suas espécies químicas são de fundamental importância.

QUÍMICA AMBIENTAL A litosfera inclui as partes sólidas da terra. Em geral, o termo refere-se aos minerais encontrados na crosta terrestre e a complexa e variável mistura de minerais, matéria orgânica, água e ar constituinte do solo. O solo é a parte mais significativa da litosfera.

QUÍMICA AMBIENTAL A atmosfera é a cobertura de gases em torno da Terra. A atmosfera é subdividida em regiões diferentes dependendo da altitude. A composição química varia muito dependendo da altitude, exposição à radiação solar, carga poluente e outros fatores.

QUÍMICA AMBIENTAL O termo biosfera refere-se a vida. Ela inclui organismos vivos e seus ambientes imediatos. A biosfera é influenciada tremendamente pela composição química do ambiente e por sua vez, exerce uma poderosa influencia sobre a química dos ambientes particularmente a litosfera e hidrosfera. Além disso, a atividade biológica é responsável pelo alto nível de oxigênio e baixo nível de carbono e plantas influenciam a atmosfera, por exemplo, emitindo terpenos os quais formam neblina semelhante ao smog.