Near Field Communication Cláudia, Deivis, José e William

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conectividade.
Advertisements

Redes de computadores Meios de transmissão.
Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
Barramentos Introdução.
CASO PAGGO OI Eliane Ferreira Prof. Luciel Oliveira
Placas de Rede Wireless
DISCIPLINA: Introdução à Computação
Processos Informatizados para Gestão de CME
Tamires Maciel Vitor Barbosa
Capítulo 8 Comércio móvel
Modelo OSI OSI é um modelo de referência para interligação de sistemas abertos (open systems interconection) Padrão ISO 7498, publicado em 1984 Sistemas.
Agrupamento de Escolas Diogo Cão
RFID Marina Lafetá 06/91585 Hesli Sálvio 07/33318
Bruno Pinto Hilber Silva Renan Gomes
Telemóveis de 3ª Geração
A linguagem em situação de trabalho
Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio
WIRELESS Diogo Ferreira de Paula Oliveira
Redes Sem Fio André Renato de Jesus Vitor Pereira de Freitas
Meios físicos de transmissão
RFID: Evolução e Aplicações.
Missão da Empresa “Criar soluções móveis inteligentes para aumentar a rentabilidade dos nossos clientes.”
Redes Domiciliares Alunos: Thales de Assis Carvalho
Um novo jeito de efetuar seus pagamentos. Sal Ouro Terras Moedas Cédulas Cheque Cartões(Bits) O Pagamento sempre foi uma forma de receber por algum serviço.
Radio Frequency Identification
TRABALHO 8: M- COMMERCE : C ASO O I P AGGO Camilla Takegami Adania 16/06/2012 UNICAMP- F ACULDADE DE E NGENHARIA Q UÍMICA E SPECIALIZAÇÃO EM G ESTÃO DA.
Instrumentação Industrial
Um novo jeito de efetuar seus pagamentos. Sal Ouro Terras Moedas Cédulas Cheque Cartões(Bits) O Pagamento sempre foi uma forma de receber por algum serviço.
DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA
PROF. PAULO ANDRÉ ZAPPAROLI
Bluetooth Willamys Araújo.
O mundo ao alcance de um clique.
Montagem e Manutenção de Computador I
Juliano Maia Letícia Conte.  Surgiu para unir tecnologias como celular, headsets,...  1994: a empresa Ericson busca por uma tecnologia de transmissão.
Wireless Personal Area Network IEEE
Técnico em Informática
Redes Sem Fio Aula 01.
Pontes e Switches Como vimos anteriormente, os repetidores são usados para expandir a extensão da rede, mas que replicam todos os quadros que recebem.
Hubs Os hubs são dispositivos concentradores, responsáveis por centralizar a distribuição dos quadros de dados em redes fisicamente ligadas em estrela.
Tópicos Avançados de Redes de Computadores
RFID Profa. Neli Silveira.
DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
REDES SEM FIO. Redes Wireless (Sem Fio) Permite a comunicação de estações de trabalho, via comunicação sem fio. Os benefícios:  Economia  Flexibilidade.
LUIZ DANIEL DE AZEVEDO BORGES Trabalho 11. Gerenciamento das Relações com o Cliente (CRM)
 E. E. Padre Piccinini PRONATEC – TURMA 2 ALUNOS: Lytssa Pereira, Mirela Mancini, João Flávio, Pedro e Alexandro Professor: João Flávio.
(Radio Frequency Indentification) Lucas Camara
Transmissões de Dados 2014/2015 Comunicação de Dados
Introdução Tecnologia de comunicação “wireless” de curto alcance para dados ou voz Alcance 10 metros ( versão para 100 metros em desenvolvimento ) Largura.
Introdução a redes e comunicação de dados
Bruno Rezende Daniel Luiz Denis Leandro Thiago Paccelle Vânia Pereira.
“Criar soluções móveis inteligentes para aumentar a rentabilidade dos nossos clientes.” Missão da Empresa.
Sistema de Embalagens Inteligentes para auxílio de deficientes visuais
SISTEMA WIRELESS PARA MONITORAMENTO REMOTO.
SMART TAG Etiqueta Inteligente
CCNA Exploration Camada Física OSI
"Radio-Frequency IDentification"
Lojas de Informática e eletrônicos
Bruno Rezende Daniel Luiz Denis Leandro Thiago Paccelle Vânia Pereira.
Aula II – Redes sem fio.
FUTURO MOBILE Os hábitos são adquiridos Quando se fala do uso de uma nova tecnologia, não basta que ela esteja disponível e acessível (custo, facilidade.
PERÍCIA EM INFORMÁTICA
“Criar soluções móveis inteligentes para aumentar a rentabilidade dos nossos clientes.” Missão da Empresa.
MEMÓRIA (INFORMÁTICA)
Tecnologias para Mobilidade
Geografia Módulo 3 Betim – 2015/2.
Topologias de redes de compoutadores Redes de Comunicação de Dados Prof. Esp. Cristiano José Cecanho.
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
Tecnologia nos Benefícios CREA-SP. Vale Refeição Sempre em dia com a tecnologia para oferecer as melhores soluções nos benefícios, o CREA-SP em parceria.
Informática Industrial N8INF Prof. Dr. Cesar da Costa 6.a Aula: Rede Profibus.
Sensores Aluno: Carlos Araujo. O que é um sensor? Sensor : É definido com um dispositivo que é sensível à um fenômeno físico, que interage com o.
Transcrição da apresentação:

Near Field Communication Cláudia, Deivis, José e William Tecnologia NFC Near Field Communication Cláudia, Deivis, José e William

Pontos a serem abordados: O que é NFC? Surgimento do NFC Como funciona Em que pode ser aplicado Segurança Conclusão

O que é NFC A tradução literal pode ser Comunicação de Campo Próximo; Tecnologia de comunicação sem fio entre dispositivos, sem necessidade de tocar nos dispositivos ou seguir muitos passos para estabelecer a comunicação; Basta a aproximação dos dispositivos para o estabelecimento da comunicação.

Surgimento do NFC Surgiu a partir da RFID (Radio Frequency Identification) que permite a comunicação de dois aparelhos a longa distância; A tecnologia surgiu a partir de 2002 através da Philips e da Sony para ser empregada em dispositivos móveis em geral; Foi criada para transmitir dados com maior segurança; Em2004 Nokia, Sony e Philips criaram o NFC Forum para promover a segurança, facilidade de uso e popularidade da tecnologia.

Como funciona o NFC Permite a comunicação entre dois dispositivos. Um deles faz o papel de Initiator, iniciando a comunicação e controlando a troca de informações. O outro é o Target, que responde às solicitações do Initiator. A comunicação é estabelecida por radiofrequência, a partir de 13,56 MHz, com velocidade de transmissão de dados variando entre 106, 212, 424 e 848 kb/s. A distância máxima entre os dois dispositivos é de no máximo 10 cm.

Como funciona o NFC A transmissão pode ocorrer de dois modos: PASSIVO Apenas um dos dispositivos gera sinal de radiofrequência (Initiator) e o segundo é alimentado. Permite colocar etiquetas NFC em itens sem alimentação elétrica, como cartões, embalagens e cartazes. ATIVO Ambos os dispositivos geram sinal de rádio. Modo utilizado em sistema de pagamento envolvendo um smartphone e um caixa de loja.

Como funciona o NFC Existem 3 modos de operação: Leitura e gravação Baseado na comunicação passiva, permite a leitura ou alteração de dados presentes em um dispositivos NFC; Peer-to-peer Modo de troca bidirecional de informações entre dispositivos. Tem como exemplo a troca de arquivo entre celulares; Emulação de cartão O dispositivo NFC pode se tornar um cartão inteligente

Como funciona o NFC O NFC tem a capacidade de manter a comunicação mesmo quando os dispositivos são afastados. Nesse caso, a comunicação inicia por NFC e pode ser continuada por outra tecnologia, como Bluetooth.

Em que pode ser aplicado o NFC Pode ser aplicado em diversas situações, como: Utilização do smartphone para pagamento de contas (mobile payment); Identificação; Guia turístico virtual; Publicidade; Informar preços;

Segurança do NFC A exigência de uma pequena distância entre os dispositivos dificulta a interceptação do sinal; Utiliza protocolo SWP. Porém ainda não é amplamente adotado; Ainda não é sistema considerado muito seguro.

Conclusão Em alguns países a tecnologia já passou da fase de experimentos, como no Japão; É uma tecnologia promissora, considerando que empresas gigantes da comunicação a apoiam; Precisa evoluir em relação a segurança das informações; Pode vir a ser um facilitador para a vida das pessoas, possibilitando unir todos os cartões de crédito em um único dispositivo;

FIM