Linguagem de Programação I DELPHI Professor: João Fábio de Oliveira (41) 9911-3030

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estruturação de Linguagens (Pascal e C++)
Advertisements

Linguagem de Programação I
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO I
Paulo Marques Hernâni Pedroso
Nesta janela são mostrados todos os projectos abertos e os items que constituem os diferentes projectos. 1- View/Project Explorer 2 - CTRL+R 3 - Clicar.
Windows Forms 2º Semestre 2010 > PUCPR > TPU Bruno C. de Paula.
Programação para Engenharia I
Object Pascal e Delphi Programas e Units.
Anatomia de uma classe Nome:
Wagner Santos C. de Jesus
Algoritmos e Estruturas de Dados II
Etec Dr. Emilio Hernandez Aguilar
Linguagem C Strings.
Estruturas de Dados Homogêneas Unidimensionais – Vetores e Strings
Delphi Disciplina de Programação Visual 2/Linguagem de Banco de dados – QI – Aula2 Prof. Luciano Monteiro.
Delphi Disciplina de Programação Visual 2/Linguagem de Banco de dados – QI – Aula1 Prof. Luciano Monteiro.
1 4.6 – Variáveis - introdução Nesta altura (ao nível da programação) interessa saber que um computador tem: Nesta altura (ao nível da programação) interessa.
O Portal do Estudante de Computação
O Portal do Estudante de Computação
Técnicas de Programação I
O Portal do Estudante de Computação
Paradigmas de programação
JAVA: Conceitos Iniciais
Ameliara Freire O comando de entrada de dados é utilizado quando desejamos fornecer um valor para um nosso programa. Os dispositivos.
Laboratório de Programação I Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
Laboratório de Programação I Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
Laboratório de Programação I Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
O que é o Delphi ? Uma IDE (Integrated Development Enviroment)
LOGIN Para acessar o sistema, digite em seu browser:
O Portal do Estudante de Computação
Linguagem de Programação JAVA
Lógica de Programação/ Algoritmos Engenharia Produção 2014
MICROSOFT Windows XP.
Aula 10 - Armazenamento de Dados em Registros
Paradigmas de Programação - prof Gláucya Carreiro Boechat1 Elaborando um Programa Prof.: Gláucya Carreiro Boechat Universidade.
Linguagem de Programação JAVA Técnico em Informática Professora Michelle Nery.
Computação Eletrônica
Linguagem Pascal Prof. Sérgio Rodrigues.
Lógica Estruturada Aplicada
Aulas 2 e 3 – Java – Prof. Marcelo Heitor # O método main e argumentos na linha de comando; # Fluxo padrão de entrada e saída; # A classe JOptionPane;
Programação I Aula 3 (Entrada de Dados) Prof. Gilberto Irajá Müller Última atualização 11/3/2009.
Algoritmos e Estrutura de Dados I Jean Carlo Mendes
Algoritmos Estruturados
UTILIZAÇÃO DA LINGUAGEM MS-VISUAL BASIC.NET Objetivo: apresentar os principais recursos da linguagem “Visual Basic” necessários à criação de macros para.
William Ivanski Curso de Programação C#. Sumário  Exercícios para Fixação  Utilizando uma IDE  Elementos da Linguagem C#  Valores  Variáveis  Tipos.
7 - Criação de Páginas Web
Tipos de dados inteiro caracter real logico
JAVA Sintaxe.
VBA - Introdução Pontifícia Universidade Católica de Goiás
PCS - Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais Projeto de Formatura – Turmas 2010 Integrantes: Professor Orientador: Co-orientador:
Técnicas de Programação I
Fundamentos de linguagens de programação
Computação Eletrônica
IDE INTEGRATED DEVELOPMENT ENVIRONMENT. Cada parte da IDE.
Programação de Computadores - 1
Introdução à Programação
Fundamentos de Programação
Programação Computacional Aula 8: Entrada e Saída pelo Console Prof a. Madeleine Medrano
Variáveis e Operadores
Linguagens de Programação
Programas em Ambiente Delphi
Tipos de Dados Todo o trabalho realizado por um computador é baseado na manipulação das informações contidas em sua memória. Estas informações podem.
Computação Eletrônica Strings. Strings (Cadeias de Caracteres) Um string é um texto. Em Pascal, este texto deve ser delimitado por aspas simples. Exemplo:
Linguagem de Programação I Parte IV
Acesso à Dados – ZEOS x Delphi
Financeiro - Boleto : Remessa e Retorno
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS Carlos Marques
Programação e Sistemas da Informação 48 tempos IPTrans, Novembro 2009 Prof. Marisa Gomes.
Introdução à Orientação a Objetos em Java Prof. Gustavo Wagner (Alterações) Slides originais: Prof. Tiago Massoni Desenvolvimento de Sistemas FATEC-PB.
Transcrição da apresentação:

Linguagem de Programação I DELPHI Professor: João Fábio de Oliveira (41)

Esclarecimentos Básicos Não se programa computador em linguagem Delphi, na realidade, a linguagem é Object Pascal, que é o Pascal orientado a objetos. Delphi é o nome do ambiente de programação que agrega uma IDE (Integrated Development Environment), com o compilador Object Pascal.

Um Pouco de História 1.Pascal foi projetado pelo Prof. Niklaus Wirth (Suíça) na década de 60. O nome é homenagem a Blaise Pascal, filósofo surge o Turbo Pascal, lançado comercialmente pela Borland Internacional. 3.Ainda na década de 80, houveram versões até a 7.0 já incorporando conceito de orientação a objetos, porém para DOS. 4.Em 1995, a Borland lança a versão Delphi 1.0 para Win3.1, iniciando o conceito de programação visual em ambiente Windows. 5.A versão 2.0 veio um ano depois para Win95 e NT Em 1997 sai a versão 3.0 para Win95 e WinNT, incorporando recursos para acessos a Internet.

Um Pouco de História 7.Em 1998, é lançada a versão 4.0, quebrando algumas barreiras visuais e estruturais do ambiente. 8.Um ano depois, 1999, é lançado o Delphi 5.0, com inovações no ambiente Internet. 9.Em 2001, a versão 6 é lançada no Brasil. 10.Em 2002, é lançada a versão 7 do Delphi com aperfeiçoamentos voltados para ambiente Internet. O Delphi era um nome-código para um projeto interno na Borland para o desenvolvimento de uma ferramenta para o ambiente Windows baseada na linguagem Object Pascal, mas que acabou sendo usado como nome final para o produto.

O Ambiente de Programação

1 – Delphi 7 – Project 1 Usado para gerenciamento do desktop, com opções de componentes para ajuda na programação visual. 2 – Object TreeeView Controla a estrutura hierárquica do projeto. 3 – Object Inspector Permite selecionar um componente da aplicação a ser desenvolvida. No start do ambiente, o único componente é o Form1: TForm1. 4 – Janela Form1 É o local em que a parte visual de uma aplicação será realizada e projetada. 5 – Unit1.pas É onde o código fonte da linguagem será montada pelo próprio ambiente.

Os Tipos de Dados 1 – Dados Inteiros Cardinalde 0 até Integerde até Bytede 0 até 255 Int64de – 2 63 até LongIntde até Longwordde 0 até ShortIntde -128 até 127 SmallIntde até Wordde 0 até – dados Reais Realde 5.0* até 1.7* Outros:Comp, Double, extended, Real48, Single, Currency

Os Tipos de Dados 3 – Dados Strings Serão sequências de caracteres limitadas por apóstrofos (‘ ‘), é um identificador String. Pode armazenar até 255 caracteres. Pode ser referenciado com tamanho menor, como String[10]. O tipo Char é usado para representar apenas um caracter, equivalendo ao tipo String[1]. 4 – Dados Lógicos O tipo lógico representa true (verdadeiro) ou false (falso) apenas.

Programas em Ambiente Delphi Vamos assumir um exemplo básico onde iremos desenvolver um programa que efetue a leitura do nome de uma pessoa, em seguida apresente esse nome. Algoritmo: 1.Ler um nome fornecido pelo teclado 2.Preparar a apresentação do nome 3.Apresentar o nome no vídeo Diagrama de Blocos: Início Edit1.Text Label1.Caption < Edit1.Text Label1.Caption Fim

Programas em Ambiente Delphi Edit Clicar no 6o. componente e arrastar para o Form1.

Programas em Ambiente Delphi Button Clicar no 8o. componente e arrastar para o Form1.

Programas em Ambiente Delphi Label Clicar no 5o. componente e arrastar para o Form1.

Programas em Ambiente Delphi Por hora, o formulário está criado. A execução deste programa ainda não produzirá os resultados planejados, ainda falta o código para a apresentação do nome. Observe que a janela Object TreeView já contem os componentes subordinados a um formulário. O programa é a junção de um formulário (Form1) com a unidade (Unit1.pas), neste último temos o código fonte gerado automaticamente pelo ambiente Delphi.

Programas em Ambiente Delphi A maior parte da programação em Object Pascal será feita dentro de uma unidade chamada Unit. Ela segue o modelo básico com as seguintes sessões: Unit Interface Users Type Private Public Var Implementation

Programas em Ambiente Delphi Unit Nome da unidade em desenvolvimento. Interface Definições gerais dos componentes de um formulário. As declarações da seção Interface são acessíveis por qualquer parte da unit. Aqui é encontrada a cláusula Users que coloca em uso as bibliotecas externas a unidade. Type Identifica a área em que ficam dispostos os objetos (componentes) utilizados em um formulário. Private e Public São usados para declarações de campos de dados que serão usadas internamente ou externamente a unidade, respectivamente.

Programas em Ambiente Delphi Var Apresenta o objeto local que será utilizado. Implementation Define os procedimentos relacionados aos componentes de um formulário, que são acessíveis apenas pela seção implementation. Vamos continuar o processo de codificação para completar o Programa: >> Ir no Form1, entrar na especificação do Button1 do código fonte, e entre o begin e end, digitar: Label1.Caption := Edit1.Text

Programas em Ambiente Delphi Digitar o comando aqui ! Rodar !!!

Programas em Ambiente Delphi Digitando algo no formulário, após click no botão o texto é copiado para baixo !!!

Programas em Ambiente Delphi Exercício Prático Montar, individualmente, um programa que solicite o nome de uma pessoa, e depois o sobrenome, em campos separados, devendo após mostrar o nome completo. Objetivo: mostrar a concatenação de strings no Object Pascal. Algoritmo: 1.Ler o nome 2.Ler o sobrenome 3.Concatenar o nome com o sobrenome 4.Apresentar o nome completo

Programas em Ambiente Delphi Exercício Prático 1.Elabore o Diagrama de Blocos. 2.Elabore o Projeto em Delphi e apresente o resultado conforme o tela final mostrada abaixo. 3.Para concatenar, utilize o seguinte comando na estrutura Button: Label3.Caption := Edit1.Text + ´ ´ + Edit2.Text 4.Não esqueça de também atualizar o Button Limpar.

Programas em Ambiente Delphi