Paulo: missão e mensagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pr. Luiz Tomaz Pastor do distrito de São Joaquim/SC,
Advertisements

“Embora seja livre de todos, fiz-me escravo de todos, para ganhar o maior número possível de pessoas”. I Coríntios 9:19.
Pr. Luiz Damasceno Departamental de Escola Sabatina na Associação Norte Catarinense.
Este é um texto teste para este slide.
“O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do Homem é Senhor também do sábado” (Mc 2:27,
“Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, aprovação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o senhor prometeu.
“Eu sou a ressurreição e a vida “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em Mim, ainda que morra, viverá”. (Jo 11:25)
“Vós sois Meus amigos, se fazeis o que Eu vos mando”. Jo 15:14.
"Pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado.” (Mt 12:37)
A PRIMEIRA VINDA DE JESUS
As Quatro Grandes Comissões
9 O Espírito de Deus nos filhos de Deus. 9 O Espírito de Deus nos filhos de Deus.
CRUCIFICADO E RESSURRETO
AS MULHERES NO MINISTÉRIO DE JESUS
O CHAMADO PARA O DISCIPULADO
QUEM É JESUS CRISTO? 03 “Mas vós, perguntou Ele, quem dizeis que Eu sou? Então, falou Pedro e disse: És o Cristo de Deus” (Lc 9:20).
CRISTO COMO SENHOR DO SÁBADO 05 “O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o filho do homem é senhor.
JESUS, O ESPÍRITO SANTO E A ORAÇÃO
PALAVRAS DE VERDADE 09. PALAVRAS DE VERDADE 09.
A missionária inesperada
COMO LIDAR COM AS CONTENDAS
AS BÊNÇÃOS DOS JUSTOS 05. AS BÊNÇÃOS DOS JUSTOS 05.
O QUE VOCÊ VAI RECEBER NÃO É O QUE ESTÁ VENDO 06.
“O juiz é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo”. Tiago 2:13.
Jesus: o Mestre das missões
Filipe como missionário
Paulo: seu passado e seu chamado
Missões transculturais
Ester e Mordecai 06 “Não pense que pelo fato de estar no palácio da rei, de todos os judeus só você escapará, pois, se você ficar calada nesta hora,
Pedro e os gentios 09. Pedro e os gentios 09 “Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão.
O mundo inteiro precisa ouvir?”
Exilados que se tornaram missionários 05 “Foi –lhe dado domínio, e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas O servissem;
“De longe se me deixou ver o Senhor, dizendo: Com amor eterno Eu te amei; por isso, com benignidade te atraí”. Jr. 31:3.
“Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo”
O juízo final ESTUDO 6. O juízo final ESTUDO 6.
PAULO: MISSÃO E MENSAGEM
O MUNDO INTEIRO PRECISA OUVIR?
O EVANGELHO AOS GENTIOS
Lição da Escola Sabatina 13 a 19 de setembro de 2015.
Lição da Escola Sabatina 20 a 26 de setembro de 2015.
OS ÚLTIMOS CINCO REIS DE ISRAEL”
A destruição de Jerusalém
REPREENSÃO E REPRESÁLIA
A crise continua 07. A crise continua 07 “O que se gloriar, glorie-se nisto: em Me conhecer e saber que Eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo.
JEREMIAS. O Jugo de Jeremias 09 “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-Me” (Lc. 9:23).
De volta ao Egito 12. De volta ao Egito 12 “Que o Senhor seja uma testemunha verdadeira e fiel contra nós, caso não façamos tudo o que o Senhor, o.
Atos Simbólicos 06. Atos Simbólicos 06 “Não tem o oleiro direito sobre a massa, para o mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra?”.
A HUMILDADE DOS SÁBIOS 12. A HUMILDADE DOS SÁBIOS 12.
Lições de Jeremias 13. Lições de Jeremias 13 “Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, rei que é, reinará, e agirá.
A aliança 11. A aliança 11 “Eis aí vem dias, diz o Senhor, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá" (Jr 31:31).
Crise no Céu 01. Crise no Céu 01 “Ao nosso Deus, que Se assenta no trono e ao Cordeiro, pertence a salvação.” Ap 7:10.
Mais tristezas para o profeta
Crise no Éden 02 “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu Lhe feriras o calcanhar.”
A rebelião global e os patriarcas 03 “Estou com você e cuidarei de você, aonde quer que vá; e eu o trarei de volta a esta terra. Não o deixarei enquanto.
Conflito e crise: os juízes 04 “Orou Ana e disse: O meu coração se regozija no Senhor, a minha força está exaltada no Senhor; a minha boca se ri dos.
O Conflito continua 05 “E lhes declarei como a boa mão do meu Deus estivera comigo e também as palavras que o rei me falara. Então, disseram: Disponhamo-nos.
VITÓRIA NO DESERTO 06. VITÓRIA NO DESERTO 06 “ O Filho do homem veio buscar e salvar o perdido” Lucas 19:10.
Companheiros de armas 08. Companheiros de armas 08.
O grande conflito e a igreja primitiva 09 “Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram.
PAULO E A REBELIÃO 10 “Quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá.
O Evangelho de Mateus. O Sermão do Monte 03 “Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas da Sua doutrina; porque.
O Evangelho de Mateus. Filho de Davi 01 “Ele salvará o Seu povo do pecado deles”. Mateus 1:21.
O Evangelho de Mateus. Início do ministério de Cristo 02.
O Evangelho de Mateus. Senhor de judeus e gentios 07.
Descanso em Cristo 06. Descanso em Cristo 06 “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei” (Mt 11:28).
O Evangelho de Mateus. FÉ E CURA 04 “Qual é mais fácil? Dizer: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer ‘levanta-te e anda?”. Mt 9:5.
A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39).
O Evangelho de Mateus. Companheiros de armas 08 “Disseram um ao outro: Porventura, não nos ardia o coração, quando Ele, pelo caminho, nos falava, quando.
O Evangelho de Mateus. Os Últimos Dias de Jesus 12.
A restauração de todas as coisas 01 TEXTO CHAVE “Criou Deus, pois, o homem à Sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gn. 1:27).
Transcrição da apresentação:

Paulo: missão e mensagem 12

“Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus”. (1 Coríntios 1:22-24).

Saber: Que Deus comunica Sua mensagem de diferentes formas a diferentes pessoas. Sentir: Apreciar o fato de que as pessoas diferem em seu contexto cultural e em sua compreensão, e que Deus quer Se revelar a elas de maneiras diferentes. Fazer: Escolher estar aberto a novos e criativos métodos de testemunho, que ainda não tenham sido experimentados.

Deus nos convida a compartilhar as boas-novas da salvação, bem como a verdade de sua lei, de maneiras atrativas e significativas para alcançar diferentes pessoas.

Os gregos e os judeus Leia 1 Coríntios 1:22-24. Quais são as diferentes maneiras pelas quais as pessoas se relacionam com a verdade? O que podemos aprender nesse texto que nos ajuda em nosso testemunho a diferentes grupos de pessoas? A maneira pela qual Paulo levava as pessoas ao conhecimento da verdade dependia do público a quem ele estava testemunhando. A cultura influencia em nossa reação à verdade. Devemos adaptar nossa apresentação ao evangelho às diversas culturas, mas Cristo deve ser o centro de nossa mensagem.

Soldados e atletas Que importantes lições para a vida cristã os leitores de Paulo encontraram nas seguintes passagens? 1Co 9:24-27; Gl 5:7; 1Tm 6:12; 2Tm 2:5. A vida cristã é comparada a uma batalha, uma corrida ou uma luta. Portanto devemos nos posicionar como um soldado ou um atleta para cumprir a missão de deixar a mensagem Cristã onde estamos. A nossa meta deve ser a de vencer e fazer todo o possível para alcançar a recompensa dos vitoriosos, no caso do cristão, a coroa da Vida Eterna.

Paulo e a lei “Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei” (Rm 3:31). Sobre que lei Paulo estava falando nesse texto? O Apostolo Paulo usou a palavra “lei” de maneira ampla, em referencia às diversas leis: moral, cerimonial, religiosa, civil, saúde, purificação, etc. Por mais confuso que possam parecer para um não judeu, para o crente judeu, criado na cultura hebraica, o contexto deixaria claro de que lei se tratava. Pelo contexto de Romanos 3:31, Paulo esta falando sobre a lei Moral, que não foi anulada pela fé, mas continua em vigor.

A cruz e a ressurreição Leia 1 Coríntios 15:12-22. Qual é a importância da morte e ressurreição de Jesus para o evangelho? Por que uma compreensão correta da morte como sono é fundamental para se entender essa passagem? Se os mortos em Cristo já estão no Céu, qual é a conclusão de Paulo? A maioria das denominações cristãs e não cristãs, crê fortemente na imortalidade da alma, que após a morte a pessoa esta no céu ou no inferno. Paulo enfatizou repetidamente que: Só Deus tem a imortalidade; A imortalidade é um dom de Deus para os salvos; A morte é um sono até que Cristo volte. Se as pessoas continuam vivendo após a morte, a ressurreição deixa de ter sentido, uma vez que as pessoas já estão fruindo sua recompensa no céu.

Convivência com outros Leia Atos 15:38-41. O que aconteceu naquela ocasião, e o que isso nos diz sobre a natureza imperfeita desses grandes obreiros do Senhor? Paulo era um obreiro diligente, com personalidade forte e sinceridade de propósito, com poucos amigos e muitos admiradores. Tem alguém assim na sua igreja? Tem pessoas que aos olhos de alguns, são desqualificados para a missão, enquanto para outros, essas pessoas são potenciais. Houve uma desavença entre Paulo e Barnabé por causa de João Marcos e eles se separaram. Isso mostra que mesmo os grandes homens de fé possuem falhas.

Devemos cumpri a missão e pregar a mensagem do evangelho, de um salvador que viveu, morreu e ressuscitou para nos dar a oportunidade da salvação; Com sabedoria devemos adaptar nossa apresentação do evangelho às diversas culturas, com a finalidade de alcançar todos os povos, nações, tribos e línguas; Estamos em meio a uma grande batalha espiritual e somos soldados espirituais que militam ao lado de Cristo e que necessitamos nos preparar espiritualmente; Nossa missão é apresentar a verdade da lei de Deus para as pessoas e que no meio do caminho teremos desavenças, porém, necessitamos manter o curso, pois Deus é quem nos dará a vitória. Amém!

COORDENAÇÃO: Escola Sabatina USB/2015 usb.adventistas.org www.maisumdiscipulo.com   TEXTO: Agnaldo Silva Ferreira Distrito de Fraiburgo Associação Norte Catarinense PROJETO GRÁFICO: Marcos Castro Designer gráfico marcosgularte@gmail.com

O Conteúdo de alguns slides foi resumido para otimizar a apresentação O Conteúdo de alguns slides foi resumido para otimizar a apresentação. O texto completo em Word encontra-se disponível para download neste site