SLATe – Second Life Agent Toolkit Pedro Loureiro, 51439 MEIC - TagusPark.

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Transcrição da apresentação:

SLATe – Second Life Agent Toolkit Pedro Loureiro, MEIC - TagusPark

Embodied Agents em Ambientes Virtuais 3D – Porquê? Conceito recente Cheio de possibilidades Popular – Second Life – Word of Warcraft – Sony Playstation Home Ainda não existem plataformas específicas SLATe – Motivação

SLATe - Motivação

Embodied Agents – Ambientes Virtuais 3D Remotos – Corpos personalizáveis Movimento – Interacção Comunicação – Mensagens Animação – Ambiente Virtual Second Life SLATe – Objectivos

Desafios – Agentes sem acesso total ao Estado do Ambiente – Não-Determinístico + Dinâmico = Incoerência – Actualização do Estado do Ambiente SLATe – Ambiente Virtual 3D Remoto

Análise de Agent Toolkits – Parâmetros Comunicação Curva de Aprendizagem Suporte à Informação Plataformas para Second Life SLATe – Estado da Arte

Análise de Agent Toolkits SLATe – Estado da Arte ComunicaçãoCurva de AprendizagemSuporte à Informação NetLogo (Wilensky, 1999) InexistenteBoaMuito boa JADE (Telecom Italia) Boa Agent Builder (Acronymics, Inc) BoaMá Agent Factory (PRISM Labs) BoaMá Zeus (BT Labs) BoaMá OAA (SRI International) BoaMáInexistente

ION – INESC-id – Reusabilidade de código – Simulação síncrona – Coerência entre estados – Facilidade de partilha de informação Passiva ou Activa Eventos SLATe – Estado da Arte

Decisão – Desenvolvimento de uma nova Plataforma ION como base – Solução In-house – Definir conceito próprio de Embodied Agent – Simulação síncrona para o estado observável – Partilha de Informação entre Agentes – Definir estrutura interna de acordo com as necessidades SLATe – Estado da Arte

Plataformas para Second Life – Kathryn Merrick Comportamento emergente Ciclo de Actualização de Informação dos Agentes – Helmut Prendinger AstroSim Twin-World Mediator – Actuadores e Sensores no Mundo Real – Solução de Comunicação entre Plataforma e Ambiente semelhante SLATe – Estado da Arte

libOMV (OMV Foundation) – Biblioteca Modelo Cliente/Servidor Comunicação com Second Life – Interacção através de Avatar – Criação e Manipulação de Objectos SLATe – Estado da Arte

Agente – Entidade Distribuída SLATe – Modelo Conceptual

Distribuição – Conceito Embodied Agents para Ambientes Virtuais 3D Remotos SLATe – Modelo Conceptual

SLATe – Arquitectura

Camadas – SLATe.Core Conceitos Abstractos – Second Life Manager (Broker) Ligação ao Ambiente – SLATe.SecondLife SLATe.Core Second Life Manager SLATe – Implementação

Problemas e Soluções – Sincronização dos elementos constituintes do Agente – Ciclo de Vida do CoreElement » Automatiza adição e remoção do Agente na Simulação – Limitações do LSL Instruções vindas da Plataforma SLATe – Implementação

Problemas e Soluções – Não retorno de informação na criação de objectos Mecanismo de busca e detecção de objectos no terreno – Detecção de Objectos no Inventário Ciclos de busca configuráveis SLATe – Implementação

Problemas e Soluções – Propagação das Transformações nas BodyParts Esqueleto com hierarquia de BodyParts – Actuador de Animação: restrição vs eficiência Dois Actuadores de Animação à escolha do Utilizador SLATe – Implementação

Problemas e Soluções – Excesso de produção de acções durante Animação Imposição de valor mínimo de alteração – Falhas de Comunicação durante Animação Criação de Offsets na hierarquia SLATe – Implementação

Boids (Reynolds, 1986) – Processo de decisão reactivo Sem estado interno – Comportamento Emergente Coesão Separação Alinhamento – Teste de carga Comunicação entre Plataforma e Ambiente Ponto de ruptura do lado do Ambiente SLATe – Casos de Uso

Boids SLATe – Casos de Uso

Simon Says – Processo de decisão reactivo Com estado interno – Funcionalidades Agarrar e trazer Agentes Seguir Utilizador – Interacção com Utilizador Mensagens escritas SLATe – Casos de Uso

Simon Says SLATe – Casos de Uso

Animação SLATe – Casos de Uso

Resultados – Bons Limitações causadas pelo Ambiente – Actuadores Movimento com e sem Waypoints Agarrar / Largar Envio de Mensagens Públicas / Privadas Animação Livre e Fixa – Sensores Visão Comunicação Interacção – Toque e Colisão SLATe – Casos de Uso

Objectivos – Plataforma reutilizável Embodied Agents em Ambientes Virtuais 3D Remotos Simulação síncrona com estado observável – Partilha de informação entre Agentes – Coerência entre Estados Casos de Uso – Bons Resultados Melhorias – Animação dos Corpos – Importação de Modelos 3D para Corpos SLATe – Conclusão