A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Congresso Virtual sobre Comunicação, Presença Social e Interação em Ambientes da E -Learning3 Academy The Layers of Presence: A Bio-cultural.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Congresso Virtual sobre Comunicação, Presença Social e Interação em Ambientes da E -Learning3 Academy The Layers of Presence: A Bio-cultural."— Transcrição da apresentação:

1 Congresso Virtual sobre Comunicação, Presença Social e Interação em Ambientes Virtuais @Auditório da E -Learning3 Academy The Layers of Presence: A Bio-cultural Approach to Understanding Presence in Natural and Mediated Environments GRUPO Riva: albertocardoso Gant Maria Flux Miguel13 Rufus

2 Congresso Virtual sobre Comunicação, Presença Social e Interação em Ambientes Virtuais @Auditório da E-Learning3 Academy Sumário: 1.Três camadas da presença 2.Presença Centrada: integração das três camadas 3.Optimizando a presença 4.Conclusão

3 Congresso Virtual sobre Comunicação, Presença Social e Interação em Ambientes Virtuais @Auditório da E-Learning3 Academy 1 – As três camadas da presença Primeiro nível: presença proto Segundo nível: presença nuclear Terceiro nível: presença alargada

4 Congresso Virtual sobre Comunicação, Presença Social e Interação em Ambientes Virtuais @Auditório da E-Learning3 Academy Primeiro nível: presença proto Na presença proto o sentimento do Eu depende da criação de um mapeamento de segunda ordem, em determinadas regiões do cérebro.

5 Congresso Virtual sobre Comunicação, Presença Social e Interação em Ambientes Virtuais @Auditório da E-Learning3 Academy Isto dá a sensação, não apenas de que algo está a acontecer, mas de que algo está a acontecer COMIGO. Meta a atingir: Prever as características do mundo externo do mesmo modo como é experimentado através de inputs sensoriais.

6 Congresso Virtual sobre Comunicação, Presença Social e Interação em Ambientes Virtuais @Auditório da E-Learning3 Academy Segundo nível: a presença nuclear Uma entidade passageira que é continuamente produzida por meio de estímulos com os objectos.

7 Congresso Virtual sobre Comunicação, Presença Social e Interação em Ambientes Virtuais @Auditório da E-Learning3 Academy No modelo de Damásio, a presença Nuclear é uma entidade transitória, mas consciente, incessantemente recriada para cada objecto com o qual o cérebro interage.

8 Congresso Virtual sobre Comunicação, Presença Social e Interação em Ambientes Virtuais @Auditório da E-Learning3 Academy É a integração de ocorrências específicas em percepções sensoriais únicas.

9 Congresso Virtual sobre Comunicação, Presença Social e Interação em Ambientes Virtuais @Auditório da E-Learning3 Academy Segundo Gregory, isso é feito através de um modelo de mundo coerente, que evolui em tempo real, de acordo com a sua própria lógica interna. Em tal visão, a percepção depende, em grande medida, do conhecimento derivado de experiências passadas do indivíduo e da história evolutiva.

10 Congresso Virtual sobre Comunicação, Presença Social e Interação em Ambientes Virtuais @Auditório da E-Learning3 Academy Terceiro nível: presença alargada O papel da presença alargada é verificar o significado para o Eu de eventos experienciados no mundo exterior (Eu perante o mundo externo presente)

11 Congresso Virtual sobre Comunicação, Presença Social e Interação em Ambientes Virtuais @Auditório da E-Learning3 Academy Presença e emoções: uma ligação importante, mas negligenciada Influência dos processos emocionais no grau de presença: a)uma alteração no nível dos afectos nucleares activa um nível mais elevado de presença nuclear, necessária para separar realidade e ficção. b) uma atribuição fácil da alteração resulta num nível mais elevado de presença alargada.

12 Congresso Virtual sobre Comunicação, Presença Social e Interação em Ambientes Virtuais @Auditório da E-Learning3 Academy 2 - Presença centrada: integração das três camadas Focus descreve a natureza da atenção de um observador, especificamente se a atenção é direccionada sobretudo para os: acontecimentos presentes (no mundo real ou virtual) ou cenários gerados internamente (na imaginação) que actualmente não estão presentes no mundo.

13 Congresso Virtual sobre Comunicação, Presença Social e Interação em Ambientes Virtuais @Auditório da E-Learning3 Academy A dimensão locus captura a extensão que o observador está a prestar ao mundo real ou ao mundo veiculado através dos media. O sensus refere-se ao nível de consciência ou excitação atencional do observador.

14 Congresso Virtual sobre Comunicação, Presença Social e Interação em Ambientes Virtuais @Auditório da E-Learning3 Academy 3 –Optimizando a Presença Os ambientes virtuais devem ser desenhados de uma forma que permita a integração das três camadas.

15 Congresso Virtual sobre Comunicação, Presença Social e Interação em Ambientes Virtuais @Auditório da E-Learning3 Academy

16 Congresso Virtual sobre Comunicação, Presença Social e Interação em Ambientes Virtuais @Auditório da E-Learning3 Academy PARTICIPAÇÃO DIGITAL. FLUXO MEDIADO.

17 Congresso Virtual sobre Comunicação, Presença Social e Interação em Ambientes Virtuais @Auditório da E-Learning3 Academy EvoluçãoPresençaConsciênciaMedia Proto Eu Proto presença (Eu/outro) Mais inconsciente Proprioceptiva Acções automatizadas no mundo Eu nuclear Presença nuclear (estar no mundo) Consciência do aqui e do agora Perceptual Presença Máxima Eu alargado Presença alargada (Eu no mundo) Consciência do Eu em relação com o mundo Conceptual Ausência 4 - Conclusão


Carregar ppt "Congresso Virtual sobre Comunicação, Presença Social e Interação em Ambientes da E -Learning3 Academy The Layers of Presence: A Bio-cultural."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google