Seção 10 (Capítulo 41) “O objetivo da disciplina é ensinar a criança o governo de si mesma. Devem ensinar-se-lhe a confiança e direção próprias.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pressione “Enter” para mudar de página
Advertisements

Rebeldia e Rivalidades Entre Jovens.
Serão os valores morais universais?
ALFABETO DE JESUS O A B D CER.
Quanto Custa Ser um Líder Cristão?
Sumário: A educação antes da sociologia: pensar a educação antes de Durkheim. Estado-nação e sistema nacional de ensino. A educação como bem semi-público.
Compreender que cada adulto é um mentor que tem o privilégio de instruir as crianças nos caminhos do Senhor. O terno cuidado de Jesus.
Quartas Especiais Orientação da Criança.
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Intencionalidade discursiva
Campanha Contra o Bullying
O Estado necessita da Educação, e a Educação do Estado.
Turma: 3º A Prof. :Márcia E. S. Antunes Elinor A .Veit Somensi
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Deus poderia ter escolhido outras maneiras para que Jesus viesse ao mundo. Mas Ele, na sua infinita sabedoria, escolheu a maneira mais simples: através.
O papel da motivação na guarda da Lei. Necessidade de estar permanentemente rendido à atuação do Espírito Santo.
O PODER DOS PAIS: ECA E PRÁTICAS EDUCATIVAS
Desenvolvimento 1. O que significa ensinar religião às crianças? LA, 317 Instrução religiosa significa muito mais que instrução
Qual é o segredo do sucesso em vendas?
Estilos educativos e comunicação
A Chave da Felicidade Letícia Thompson.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
A ENTREVISTA INICIAL COM OS PAIS.
Leis Morais Lei de Liberdade
Eu sou filha da casa de Maria
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSE PROFESSORA COORD JACIRA DE SOUZA FERRAZ
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
Desenvolvimento 1. Por que é tão importante se preocupar com a formação do caráter da juventude? LA, 15 juventude? LA, 15 Se os jovens são deixados.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
O PROFESSOR COMO PROFESSOR I
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
Quartas Especiais Orientação da Criança.
Desenvolvimento 1. Por que Deus pede que vigiemos os nossos sentidos? LA, 401 Todos devem os sentidos, do contrário alcançará.
ABENÇOADOS SÃO OS QUE SE RENDEM A DEUS
Há no Novo Testamento três ocasiões em que Deus fala audivelmente dos Céus. O batismo de Jesus (Mateus 3:17), a transfiguração (Mateus 17:5), e o.
POR QUE TANTOS PROBLEMAS?
TORNANDO-SE UM LÍDER DE SUCESSO
A Importância do Entusiasmo.
Lei de justiça, amor e caridade
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Televisão e Cinema Estiloja.com.
LIÇÃO 11 INTRODUÇÃO: Prov. 3:7; Rom. 14:12.
LIÇÃO 4 INTRODUÇÃO: Prov. 13:22; 22:6 1 Qual a estratégia de Satanás para destruir aos filhos? 121:4 ... Pelo que me foi mostrado, ele _____________.
1. Compreensão e Comprometimento com os Princípios Espirituais.
Proposta de trabalho nº2 Educação Sexual Nas Escolas
SITUAÇÕES.
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
Capítulo 78 “Se alguma pessoa no mundo necessita da força e do encorajamento que a religião dá, são os responsáveis pela educação e ensino das crianças.
Ler o livro Orientação da Criança, págs / Seção 4 e 5 (capítulos 10-19)
Seção 11 (capítulos 46-49) “O amor é a chave do coração da criança, mas o amor que leva os pais a transigirem com os filhos nos desejos ilegais.
Seção 11 (capítulos 61-64) “Era desígnio de Deus que a razão governasse os apetites, e que eles servissem a nossa felicidade. E quando eles são regulados.
Seção 9 (capítulos 36-40) “Muita ansiedade e tristeza dos pais poderiam ser poupadas se desde o berço se ensinasse às crianças que sua vontade não.
Seção 10 (Capítulos 42-43) “Negligenciar a obra de disciplinar e educar, a ponto de ser fortalecida uma disposição perversa, é causar às crianças.
Seção 10 (Capítulos 44 e 45) “Se lidardes com eles no espírito de Cristo, seus braços enlaçarão o vosso pescoço; eles se humilharão diante do Senhor.
Seções 6 e 7 (capítulos 20-30) “Ensine-se às crianças e aos jovens que todo erro, toda falta e toda dificuldade vencidos se tornam um degrau no.
LIÇÃO 2 INTRODUÇÃO: Êxodo 20: 5-6 Por que os pecados dos pais são geralmente praticados pelos filhos 1  Em regra, os filhos _____________ as disposições.
INTRODUÇÃO: Rom. 8:1; Ef. 4:29 Que atitude de nossa parte pode ser um grande auxílio para aqueles que necessitam recuperar o respeito próprio? 184:1.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
FELIZES são aqueles que fazem da Lei do Senhor o seu caminho e andam por ela sem se desviar. Felizes aqueles que se esforçam para obedecer de todo o.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Ética.
NA FÁBRICA DE LÁPIS. Numa fábrica de lápis, o fazedor resolveu reunir todos os lápis para conversar com eles antes que fossem para as lojas para serem.
Lição 9 para 28 de maio de «Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus» (Mateus 18:4) O que significa.
Lição da Escola Sabatina 16 de Abril a 22 de Abril.
VALORES QUE DEVEM SER VALORIZADOS (3) Comunidade Hebrom  1 Naquele dia, o povo de Judá cantará este hino: A nossa cidade é forte! Deus nos protege com.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Antiga: Pré-Socráticos - Os primeiros filósofos gregos tentaram entender o mundo com o uso da razão, sem recorrer.
Transcrição da apresentação:

Seção 10 (Capítulo 41)

“O objetivo da disciplina é ensinar a criança o governo de si mesma. Devem ensinar-se-lhe a confiança e direção próprias. Portanto, logo que ela seja capaz de entendimento deve alistar-se a sua razão ao lado da obediência. Que todo o trato com ela seja de tal maneira que mostre ser justa e razoável a obediência. Ajudai-a a ver que todas as coisas se acham subordinadas a leis, e que a desobediência conduz finalmente a desastres e sofrimentos.” Orientação da Criança, 223:1 / 155:1

Orientação da Criança, 223:1 / 155:1 Complete: Orientação da Criança, 223:1 / 155:1 1 “o objetivo da disciplina é ensinar à criança o _______________________________ de si mesma.”

Orientação da Criança, 223:1 / 155:1 Complete: Orientação da Criança, 223:1 / 155:1 1 “o objetivo da disciplina é ensinar à criança o _______________________________ de si mesma.” governo

2 De que maneira os pais podem “facilitar” a obediência? Orientação da Criança, 223:1 / 155:1 2 “... mostre ser ______________________________ e razoável a obediência. Ajudai-a a ver que todas as coisas se acham subordinadas a leis, e que a desobediência conduz finalmente a desastres e sofrimentos...”

2 De que maneira os pais podem “facilitar” a obediência? justa Orientação da Criança, 223:1 / 155:1 2 justa “... mostre ser ______________________________ e razoável a obediência. Ajudai-a a ver que todas as coisas se acham subordinadas a leis, e que a desobediência conduz finalmente a desastres e sofrimentos...”

Que duas coisas precisam acontecer para que a disciplina tenha sucesso Que duas coisas precisam acontecer para que a disciplina tenha sucesso? Orientação da Criança, 223:2 / 155:2 3 “Alcança-se o verdadeiro objetivo da reprovação apenas quando o próprio malfeitor é levado a __________________ a sua falta, e consegue-se sua _____________________________ no empenho de corrigir-se. Quando isso se cumpre, apontai-lhe a fonte de perdão e poder.”

Que duas coisas precisam acontecer para que a disciplina tenha sucesso Que duas coisas precisam acontecer para que a disciplina tenha sucesso? Orientação da Criança, 223:2 / 155:2 3 “Alcança-se o verdadeiro objetivo da reprovação apenas quando o próprio malfeitor é levado a __________________ a sua falta, e consegue-se sua _____________________________ no empenho de corrigir-se. Quando isso se cumpre, apontai-lhe a fonte de perdão e poder.” ver vontade

Orientação da Criança, 224:3 / 156:3 Qual é para os filhos o resultado mais importante de uma correta disciplina, que ensina a obediência? Orientação da Criança, 224:3 / 156:3 4 “... Desse modo ser-lhes-á implantado no coração o respeito à autoridade____________________, e a educação familiar assemelhar-se-á ao ensino preparatório para a família dos Céus. ...”

Orientação da Criança, 224:3 / 156:3 Qual é para os filhos o resultado mais importante de uma correta disciplina, que ensina a obediência? Orientação da Criança, 224:3 / 156:3 4 “... Desse modo ser-lhes-á implantado no coração o respeito à autoridade____________________, e a educação familiar assemelhar-se-á ao ensino preparatório para a família dos Céus. ...” divina

Orientação da Criança, 225:4 e 5 / 157:1 e 2 Qual o resultado de os jovens sentirem que necessitam ser continuamente vigiados? Orientação da Criança, 225:4 e 5 / 157:1 e 2 5 “Os jovens devem ser impressionados com a ideia de que neles se tem confiança. Têm um senso de honra, e desejam ser respeitados, e têm esse direito.

Orientação da Criança, 225:4 e 5 / 157:1 e 2 Qual o resultado de os jovens sentirem que necessitam ser continuamente vigiados? Orientação da Criança, 225:4 e 5 / 157:1 e 2 5 Se os alunos recebem a impressão de que não podem sair ou entrar, sentar-se à mesa, ou estar em qualquer parte, mesmo em seu quarto, a não ser que sejam vigiados, que um olho crítico esteja sobre eles para criticar e relatar, terá isso uma influência _________________________________, ...”

Orientação da Criança, 225:4 e 5 / 157:1 e 2 Qual o resultado de os jovens sentirem que necessitam ser continuamente vigiados? Orientação da Criança, 225:4 e 5 / 157:1 e 2 5 Se os alunos recebem a impressão de que não podem sair ou entrar, sentar-se à mesa, ou estar em qualquer parte, mesmo em seu quarto, a não ser que sejam vigiados, que um olho crítico esteja sobre eles para criticar e relatar, terá isso uma influência _________________________________, ...” desmoralizadora

6 Que acontece quando os filhos se livram do controle total dos pais? Orientação da Criança, 226:1 / 157:3 6 “....quando, porém, o sistema que as ligou a certas regras se rompe, parecem ________________________ de pensar, agir ou decidir por si mesmas. ... são facilmente levadas pelo juízo de outros a errôneas direções. Não têm estabilidade de caráter. Não foram deixadas em situação de usarem o próprio juízo na proporção em que isso fosse praticável, e portanto a mente não foi devidamente desenvolvida e fortalecida...”

6 Que acontece quando os filhos se livram do controle total dos pais? Orientação da Criança, 226:1 / 157:3 6 “....quando, porém, o sistema que as ligou a certas regras se rompe, parecem ________________________ de pensar, agir ou decidir por si mesmas. ... são facilmente levadas pelo juízo de outros a errôneas direções. Não têm estabilidade de caráter. Não foram deixadas em situação de usarem o próprio juízo na proporção em que isso fosse praticável, e portanto a mente não foi devidamente desenvolvida e fortalecida...” incapazes

Que devem fazer os pais que desejam exercer sadio controle sobre os filhos sem que estes deixem de pensar? Orientação da Criança, 226:2 / 157:4 7 [As crianças devem ser] “... educadas de maneira que sua mente se ache unida com a dos pais e professores, e instruídas de modo a poderem ver a ______________________ de atender a seus conselhos. Então, ao saírem de sob a mão guiadora deles, seu caráter não será como a cana agitada pelo vento.”

Que devem fazer os pais que desejam exercer sadio controle sobre os filhos sem que estes deixem de pensar? Orientação da Criança, 226:2 / 157:4 7 [As crianças devem ser] “... educadas de maneira que sua mente se ache unida com a dos pais e professores, e instruídas de modo a poderem ver a ______________________ de atender a seus conselhos. Então, ao saírem de sob a mão guiadora deles, seu caráter não será como a cana agitada pelo vento.” conveniência

CONCLUSÃO

Orientação da Criança, 228: 2 / 159:1 “As más tendências devem ser cuidadosamente reprimidas e censuradas com ternura; a mente deve ser estimulada em favor do direto. A criança deve ser animada a tentar governar-se a si mesma. E tudo isso deve ser feito judiciosamente ou o propósito almejado será frustrado.” Orientação da Criança, 228: 2 / 159:1

Encontre um exemplo de um personagem bíblico que foi beneficiado por sua obediência às regras e leis, e conte esta história de forma resumida durante algum culto familiar nesta semana.